21 agosto 2010

Ensayo del programa de la loca

Estamos empezando el ensayo! Isabela Rawn, Bloguela, Sabor de Baloardo, Minuto Germinina e mucho más! Mañana es la gran première! Rawn...
a repetição evoca ecoa reverbera no espaço vazio e oco de uma gande cabeçona e de membros quase mortos, moídos.

20 agosto 2010

Saudosa maloca assombrada



Pra dar um gostinho do que vai acontecer domingo!
Estas são as fotos da locação misteriosa onde gravamos parte do programa que será apresentado domingo, com Isabela Raw e os pobres trabalhadores Arlechim, Briguela e Esmeraldina.

Mistério, supense e camisinhas petrificadas !















É hoje: Noite do Macaco

MACACOS ME MORDAM!
noite DE LANÇAMENTO DA SEMANA
do macaco!

NESTA SEXTA-FEIRA, 20/AGOSTO:


19h30 Apresentação Teatral: MACACOS ME MORDAM
Um combate entre dois homens, que cercados por outros homens tentam tirar as cascas um do outro. Ambos procuram algo para se agarrar nem que seja a destruição - do outro ou a própria. Nessa luta/dança vertiginosa que não se prende a uma narrativa convencional, os espectadores são colocados cara-a-cara com o desajuste dos homens diante do mundo e com a necessidade de não se levar tão a sério. Um espetáculo multifacetado, com fragmentos de Brecht, Heiner Müller, Banksy, Sun Tzu, Koltès, punk rock e MPB, dentre outros. Classificação Indicativa: 12 anos.
Com a Cia. de Teatro Acidental, de Campinas.
No Salão Cultural do CAASO.

+

21h Debate: A INDÚSTRIA CULTURAL E A MERCANTILIZAÇÃO DA ARTE E DA CULTURA
Vivemos numa época em que não apenas nossas necessidades materiais, mas também a cultura, a arte e as experiências humanas são transformadas em bens a serem produzidos, vendidos e consumidos, entrando com peso no circuito econômico. Nesse contexto, como ficam a situação da arte e do artista, e da própria cultura como parte das relações humanas? Conceitos como "cultura de massas", "indústria cultural" e "sociedade do espetáculo" foram criados pra tentarmos entender esses processos, que se aprofundaram e também se transformaram nas últimas décadas. Como eles se dão nos dias de hoje e como a arte e a cultura podem desenvolver seu potencial crítico?
Com os professores Ruy Sardinha Lopes (Arquitetura-EESC-USP) e Paulo Irineu Fernandes (IFET-Triângulo e pesquisador da UFU).
No Salão Cultural do CAASO.

+

23h Apresentações Musicais:
OS RÉLPIS (Rock Brasileiro Psicodélico, Araraquara) http://www.myspace.com/osrelpis
THE SAMS HARDCORE ORCHESTRA (Hardcore/Skacore, Sorocaba) http://www.myspace.com/thesamshc
No Palquinho do CAASO.

+

Intervenções de grupos do Palco Fora do Eixo e lançamento do Projeto Tiré, do Coletivo Ajuntaê, de Campinas.


TODAS AS ATIVIDADES SÃO ABERTAS E GRATUITAS!

Realiazação: MACACO (Movimento Artístico e Cultural do CAASO)
Parceria: Circuito Fora do Eixo. Apoio Cultural: Prefeitura Municipal de São Carlos (Coord. de Artes e Cultura). Apoio: Massa Coletiva / Rádio UFSCar.

17 agosto 2010

O parto do Dito e o Palco Fora do Eixo

Preto no Branco: Nádia, Bruno, Filippe, Renato, Cruz, Pai e Ana iluminados pelo Dito!

O Preto no Branco agora é pai, ou mãe, sei lá, de um refletor! Dito é o nome do rebento. O parto aconteceu no dia 29 de julho, quando Cláudia Schulz, a integrante do grupo Teatro de Bolso, de Santa Maria-RS, e uma das líderes do movimento teatral Palco Fora do Eixo, esteve em São Carlos para plantar a ideia do Palco no ainda tímido movimento que temos por aqui.


Cláudia, a convite da Anna e do Massa Coletiva esteve no Alderico, isto é, no Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão no dia anterior para falar sobre a proposta do Palco Fora do Eixo, que está sintonizada a do Circuito Fora do Eixo. Este é, a princípio, uma rede de contatos que tem possibilitado a circulação de alguns grupos musicais por várias partes do Brasil, justamente por conta da corrente criada entre coletivos que dividem ideais artísticos similares. Aproximadamente, 50 coletivos espalhados por todos os estados brasileiros fazem parte do Circuito. Dentre eles, está o Massa Coletiva.

Integrantes de alguns grupos de São Carlos, como Preto no Branco, Acaso, Cia. da Insônia, Teatro Descalço, Atuando em Psi e artistas independentes ouviram a fala da Cláudia e se interessaram por dar força ao PFE. Ficam algumas dúvidas quanto ao como fazê-lo por conta das distâncias. Hoje, o Palco conta com quatro coletivos fixos: Colméia (Araraquara), Enxame (Bauru), Fuligem (Ribeirão Preto) e o Macondo (Santa Maria-RS). Existe o objetivo de fortificar o diálogo entre esses coletivos e possibilitar a troca de experiências entre os mesmos, através de espetáculos circulando, oficinas, festivais e por aí vai. Estamos nos dedicando a isso.

Quanto ao Dito, como eu falava no começo, ele foi parido no dia 29. Trata-se de um refletor feito com materiais reciclados, como latas de tinta, alça de balde, tacos de madeira e outros.

Olha o Dito aí:
















Parte da galera que esteve no Alderico no dia anterior foi à sede do Preto no Branco para aprender com a Cláudia a fazer esse tipo de refletor. Foi um aprendizado incrível. Todos ficaram muito satisfeitos com o resultado e com vontade de ampliar o círculo de amizades do Dito.

A Anna também escreveu sobre o esquema todo:
http://ciadainsonia.blogspot.com/2010/08/1-tour-palco-fora-do-eixo-em-sao-carlos.html

Cláudia idem:
http://palcoforadoeixo.blogspot.com/2010/08/trocando-tecnologias-de-palco.html

E dê uma bizoiada no Fora do Eixo:
http://foradoeixo.org.br/

Mostra de processo?


Nós do Preto no Branco gostaríamos de contar com você no compartilhamento de nossas criações, crises, baboseiras, procedimentos, provocações etc. Isso se dará às 18h do próximo domingo, 22 de agosto de 2010, ocasião em que o Preto no Branco, simultaneamente com outros 29 grupos do interior de São Paulo, estará de portas abertas para mostrar seu processo teatral. Você pode se perguntar: como simultaneamente com 29 outros grupos? É que a atividade faz parte da Mostra de Compartilhamento de Processos do Projeto Ademar Guerra, projeto esse que tem como objetivo fomentar o teatro no interior paulista. Saiba mais sobre o Ademar clicando aqui.

Ah! Faremos a mostra do nosso processo na nossa nova sede, que fica na Avenida Comendador Alfredo Maffei, 1605 (avenida que é a continuação da Rua Conde do Pinhal). 

Serviço:
MOSTRA DE COMPARTILHAMENTO ADEMAR GUERRA EM SÃO CARLOS
com o Grupo de Teatro Preto no Branco
Dia 22 de agosto de 2010 - Domingo
Horário: 18 horas
Local: Sede do Grupo Preto no Branco – Av. Comendador Alfredo Maffei, 1605
Entrada franca e ABERTO AO PÚBLICO