15 setembro 2012

E assim se foi...

Mais uma apresentação foi realizada ontem. O Preto no Branco mostrou seu novo trabalho no Teatro Municipal de São Carlos na noite de ontem fazendo parte do Circuito de Teatro em Português.
Hoje a correria continua...
Mais tarde Paulinha chegará com tudo para darmos continuidade ao trabalho e as orientações.
Treinamento, discussões acerca das apresentações, ensaios e mais ensaios...
O Final de semana com muito suor vai começar já já.


Nos acompanhe!
Jacarandá!

13 setembro 2012

''Ao Revés do Papel'' no Circuito de Teatro em Português

Acontece em São Carlos o Circuito de Teatro em Português com grupos de Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Brasil. E o Preto no Branco de São Carlos estará apresentando seu novo trabalho, a peça ''Ao Revés do Papel''. Não Percam!


Programação completa:

• Dia 12 – “Orestéia” – Cia de Teatro de Braga (Portugal)

Local: Praça Coronel Salles.
Dez anos em guerra. O coro dos anciãos em frente ao palácio para manifestar o descontentamento e ansiedade que grassa em Argos. Qualquer desfecho em Tróia não trará bons augúrios. Ares não está no seu posto e a cidade está mal governada, nas mãos de corruptos e malfeitores, como afirma o Vigia no seu testemunho de sofrimento.
Classificação etária: livre
Horários: 20h
Entrada Gratuita
Realização: Prefeitura de São Carlos – Coordenadoria de Artes e Cultura, MCTA - De São Caetano do Sul, Diadema, Mauá e Santo André, Grupo Dragão7
Apoiado pela Caixa Econômica Federal
Duração: 90 min


• Dia 13/09 - “AS VEIAS ABERTAS DA HUMANIDADE – MEMÓRIA DE AMOR E GUERRA” com o Grupo Teatro Art´imagem (Portugal - Porto)

“AS VEIAS ABERTAS DA HUMANIDADE – MEMÓRIA DE AMOR E GUERRA” é um espectáculo baseado na obra do multifacetado escritor, jornalista e pensador uruguaio Eduardo Galeano autor de "As Veias Abertas da América Latina", uma voz singular da actual literatura e do pensamento latino-americano, ainda praticamente desconhecido em Portugal onde só algumas (muito poucas) dos seus livros foram publicados, o último em Outubro de 2011 "Os Nascimentos” o primeiro volume da sua importante trilogia "Memória do Fogo”, numa edição Livros de Areia.
Horário: 20h
Entrada Gratuita.
Duração: 60min.
Indicação: 12 anos.


• Dia 14 – “Glória”- Cia Solaris (Cabo Verde)

Glória não é uma mulher, Glória não é um espetáculo, mas sim um registro, depósito de uma memória que surge primeiro como imagem, sequência de quadros e sugestões que podia nos levar para outro(s) trilho(s) ainda pouco(s) explorado(s).
Classificação etária: 16 anos
Horários: 20h
Entrada Gratuita
Realização: Prefeitura de São Carlos – Coordenadoria de Artes e Cultura, MCTA - De São Caetano do Sul, Diadema, Mauá e Santo André, Grupo Dragão7.
Apoiado pela Caixa Econômica Federal
Duração: 50 min



• Dia 14 – “Ao Revés do Papel” - com o grupo Preto no Branco ( Brasil)

Lendas que o povo conta, estórias que todo mundo já ouviu. Três andarilhos nos convidam a uma pausa para ouvir, ver e nos alimentar mais uma vez de estórias que nos levam para fora de nosso lugar comum. O tema, heroísmo como caminho de descoberta de suas inquietações. Um encontro de arquétipos que preenchem o imaginário humano. Classificação etária: 12 anos
Horários: 21:30h
Entrada Gratuita
Realização: Prefeitura de São Carlos – Coordenadoria de Artes e Cultura, MCTA - De São Caetano do Sul, Diadema, Mauá e Santo André, Grupo Dragão 7. e Grupo de Teatro Preto no Branco, financiamento do Fundo Municipal de Cultura e apoio artístico do Projeto Ademar Guerra
Apoiado pela Caixa Econômica Federal
Duração: 50m


• Dia 15 - “Cinza Sobre as Mãos” - Grupo Lareira (Moçambique)

Trata-se de uma tragédia contemporânea. A estória decorre durante a guerra. Dois coveiros queimam os cadáveres. Eles cumprem ordens, mas a fumaça lhes irrita; eles a sentem mesmo no sangue. Então, fazem uma greve para obter melhores condições de trabalho.
Classificação etária: 10 anos
Horários: 20h
Entrada Gratuita
Realização: Prefeitura de São Carlos – Coordenadoria de Artes e Cultura, MCTA - De São Caetano do Sul, Diadema, Mauá e Santo André, Grupo Dragão7.
Apoiado pela Caixa Econômica Federal
____________________________________________________________







FICHA TÉCNICA
Texto: Grupo Preto no Branco e André Rocha
Direção: Fernando Cruz
Figurinos e Cenários: Grupo Preto no Branco
Iluminação: Fernando Cruz
Produção Executiva: Fernando Cruz
Assistente de Produção: Ana Garbuio
Fotografia: Tati Zanichelli
Designer Gráfico: Marcelo Ducatti
Orientação Musical: Eduardo Jazedje
Orientação Vocal: Roberto Badra
Colaboradores: Alexandre Rodrigues e Grazielli Cerroni
Apoio artístico: Projeto Ademar Guerra
Orientação Artística de Fabiano Lodi (2011) e Paula Ibañez (2012)
Financiamento: Fundo Municipal de Cultura da Cidade de São Carlos 2012

Elenco:
Ana Garbuio
Nádia Stevanato
Bruno Garbuio


Tempo: 45 minutos
Espetáculo Adulto

Finalmente parimos o ''Ao Revés do Papel''

Já ouvi dizer que um ser nasce antes mesmo de vir ao mundo, pois quando se dá o conhecimento de que nascerá uma criatura já se dá, ao mesmo tempo, os planejamentos, os nomes, enxovais e etc. Com o Preto no Branco não foi diferente e ontem, 12 de Setembro de 2012, nasceu nosso novo filho que já existia!

''Ao Revés do Papel'' estreou ontem no Sesc São Carlos. Um marco para a história do grupo que está aos poucos enfrentando sua vida adulta!




JACARANDÁ!
A vida continua e num pudêmo pará!

12 setembro 2012

O Ritual já começou


E estamos juntos com Anna Kuhl, Renato Capella, Mabel Zattera, Paula Ibanẽz, Fabiano Lodi e tantos outros que fazem ou fizeram parte disso tudo e que não estarão presentes fisicamente.

Tâmo junto!

E agora...

Tá tudo aqui!

Os ajustes continuam. Bilheteria aberta com várias retiradas, amigos aparecendo e caixa de entrada dos e-mails bombando!

Vamos juntos...
Em breve fotos do dia!

Começando AGORA!

A Luz já está montada, os figurinos estão pendurados e o grande músico Wander Bêh está junto conosco, acompanhando nosso dia. O ritual já começou... Almoço e arrumações com todos.

Vamos que vamos!

Jacarandá!

HOJE!

Designer Gráfico: Marcelo Ducatti

10 setembro 2012

Ao Revés do Papel

Dia 12 no Sesc São Carlos as 20h.GRATUITO. Retirada de ingressos uma hora antes.


Lindo trabalho de Marcelo Ducatti


Por Nádia Stevanato


Fruto de pesquisa e trabalho no ano de 2011, o espetáculo Ao revés do Papel vem a
público dia 12 de setembro no Sesc. É para nós um momento muito importante de
compartilhar com o público o resultado de meses de trabalho acerca de um tema que nos
traz tanta inquietação. O espetáculo trata o tema do heroísmo sob uma ótica popular,
afinal o que faz de nós heróis dos dias de hoje? Quais atos nos diferenciam de grande
parte das pessoas? Quais arquétipos continuam a passar por nossas vidas e bocas,
sem ser notado com a importância de tal? O grupo encontrou 3 andarilhos famintos
e cansados da caminhada como defensores dessas histórias que o povo conta. Esses
andarilhos contam, se envolvem e se alimentam de duas histórias: uma mulher que,
agindo contra todas as regras impostas a ela, vai a um baile e acaba dançando com o
diabo; e uma prostituta que quis mudar seu destino pelo sonho de se casar, enfrentando
as tensões que tal sonho lhe impunha.
O grupo concebeu seu espetáculo no teatro que usa somente o que é essencial, sem
grandes cenários e recursos externos que não advenham do corpo e da voz do ator. Para
isso o treinamento praticado a cada ensaio foi articulado com o auxílio de profissionais
da cidade em música (Eduardo Jazedje), voz (Roberto Badra) e corpo e coreografia
(Alexandre Rodrigues e Grazielli Cerroni). O texto foi concebido pelo grupo a partir
das pesquisas teóricas, reflexões internas e improvisos realizados no ano de 2011, com
revisão e algumas alterações de André Rocha.

Por Bruno Garbuio


Em agosto de 2010 surge a provocação de mergulharmos na tragédia grega Antígona de Sófocles, trazido por Renato Capella, ex integrante do Preto no Branco. Entramos neste mar de possibilidades sem ao menos saber como tudo isso se daria. A intenção, a principio, não era montar nenhuma tragédia, mas sim tentar buscar em vários lugares um caminho para a realização de uma nova montagem. Provocações daqui, provocações de lá, o então orientador do ano de 2010, João Junior, nos apresentou Joseph Campbell e mais um mar de possibilidades se abriu a nossa frente.
Agosto de 2010, quem diria que numa tarde tranquila e quente de São Carlos, entre tantos textos que se encontravam em cima da mesa uma crônica simples e linda mudaria o rumo do grupo. Foi mais ou menos assim que o nome Nozeróis nasceu... De uma crônica intitulada 'HERÓI. MORTO. NÓS.'' de Lourenço Diaféria, publicada em 1977. Aquelas palavras falavam tudo que queríamos dizer. Nozeróis. Nós heróis. Um terceiro mar de possibilidades se abriu e essas águas foram rolando, passamos por muitos lugares. Visitamos muitos textos de teatro, grandes nomes da dramaturgia mundial: Sófocles, Eurípides, Ésquilo, Plauto, Lorca, Brecht, Buchner, Ghelderode, Miroel Silveira, Olair Coan. Passamos por grandes nomes da literatura como Clarice e Graciliano Ramos. Visitamos a Mitologia grego-romana e africana. Chegamos na terra e em nós mesmo: Caipiras. Visitamos também o universo do tarô. Caimos em Jung e depois de tudo isso, depois de tanta encabulações, discussões, apertões, ocasiões, aberrações, nos deparamos finalmente com algo que ainda não está pronto, temos ciência que amadurecerá  muito no decorrer dos tempos, mas está no mundo para ser apresentado. '''Ao revés do Papel'' passa por diferentes universos,mas tem a intenção de utilizar e saborear de vários arquétipos. Um fruto deste macrocosmo de possibilidades. Nozeróis é uma escola, uma colcha de retalhos que está fortalecendo a identidade e algumas buscas do grupo. Nos acompanhe nesta jornada épica. 

Por Fernando Cruz


O Grupo de Teatro Preto no Branco celebra a estreia de "Ao revés do Papel", após uma longa jornada de estudos dentro do Projeto Nozeróis.
Desde 2010, o Grupo coleciona diversas atividades deste projeto, dentre elas instalações artísticas, intervenções urbanas e muito suor em sala de ensaio com improvisos, leituras e muito tempo dedicado.
E a estreia chegou. É tempo de aproveitar esse novo momento do grupo, amadurecer o espetáculo, conquistar seu público, promover sua turnê, viver esse momento. O movimento artístico se dá, novas ideias se incorporam, novos planos serão traçados e o Nozerois continua seu ciclo feito o "louco", o "herói", o "coringa"...
Fundado em 2001 no Colégio Cecília Meireles, o Grupo segue com suas atividades junto aos alunos até 2006. A partir de 2007, com a saída do Colégio, ganha a cidade e inicia sua fase de Teatro de Grupo. A farsa medieval "Isabela, a Astróloga de Araque, primeiro espetáculo desta fase, abre muitas portas ao grupo na cidade e todo o Estado de São Paulo, firmando o grupo no Projeto de formação artística Ademar Guerra, do Governo do Estado. Junto a Prefeitura, foi selecionado no primeiro edital do Fundo Municipal de Cultura, que financiou a montagem da farsa. Grandes professores trabalharam no grupo anualmente, desde 2009: Marcília Rosário e Reinaldo Santiago, João Junior, Fabiano Lodi e Ana Paula Ibanês. A jornada "Isabela" acabou, dando entrada ao Projeto Nozeróis, mais um projeto aprovado pelo conseguinte Fundo Municipal de Cultura (2011), que nesta quarta feira, dia 12 de Setembro, no Sesc São Carlos, mostra mais um de seus frutos: "Ao revés do Papel".

Por Ana Garbuio

O Grupo Preto no Branco participou em 2009 pela primeira vez do Projeto Ademar Guerra, projeto anual do Governo do Estado de São Paulo que busca levar formação artística a grupos do interior do Estado. Nesse ano, o Grupo recebeu a professora Marcília Rosário, que lhe auxiliou em embarcar na montagem de uma farsa medieval, “Isabela, a astróloga de Araque”.
Essa orientação levou o grupo a seguir um trabalho continuo de ensaios e de montagem do espetáculo e estreou nesse mesmo ano. Em paralelo, o Grupo recebeu o fomento do Fundo Municipal de Cultura do ano de 2008, com um atraso de alguns meses, mas que o auxiliou na montagem do espetáculo.
No ano de 2010, o Grupo novamente se inscreveu no Projeto Ademar Guerra e recebeu dessa vez a orientação artística de João Júnior, que levou o grupo a vários questionamentos com relação ao último trabalho e auxiliou-o na busca de uma pesquisa teatral que levasse o grupo a montagem de um novo espetáculo.
Em 2011, recebeu Fabiano Lodi como orientador artístico. Este levou o grupo a pesquisar sobre o teatro físico em paralelo a pesquisa que fazia em torno da trajetória heróica. Desse modo, o Grupo artísticamente se “fortaleceu” e com a percepção dessa descoberta, foi em busca de uma montagem que conseguisse ser compatível com aquilo que havia pesquisado.
No ano de 2012 o Grupo completou quatro anos de participação no Projeto Ademar Guerra , e trouxe Paula Ibañez que o ajudou na montagem do espetáculo “ Ao revés do Papel” e teve importância fundamental para nos auxiliar na organização do trabalho de treinamento artístico do Grupo. Ainda nesse ano o grupo  está recebendo o fomento do Fundo Municipal de Cultura do ano de 2011 para a montagem desse novo espetáculo.