23 novembro 2013

TAQUARITINGA!

                           


                                   



Quando?

Hoje. Sábado 23 de novembro

Onde?

No  Centro de Eventos do Colégio Objetivo


Quanto?


Gratuito

Horário?

18h

Como?

Com toda a energia boa do PB








Rumo a Rio Claro da Taquara

Ou se preferir: TAQUARITINGA!


                                      

Hoje o Grupo Preto no Branco viaja até a cidade de Taquaritinga para apresentar o Ao Revés do Papel no Primeiro FESTAQQ - Festival de Teatro de Taquaritinga. Os amigos da Cia Tapa, um dos organizadores do evento, nos convidou carinhosamente para estarmos juntos neste evento que estará reunindo neste  final de semana grupos de teatro de vários cantos do estado de São Paulo e de outros estado também. O Festival ocorrerá hoje e amanhã e todos as apresentações são gratuitas! Conheça mais:


                                                 



Com o objetivo de valorizar a Cultura, as Artes Cênicas, em especial o Teatro e a Literatura; contribuir para a valorização da identidade artística e a integração entre os grupos teatrais do interior de São Paulo, assim como a reciclagem dos artistas, a Cia. Teatral Todos Amando Pela Arte (T.A.P.A.), a ACATT – Associação Cultural dos Atores de Teatro de Taquaritinga, em parceira com as Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, o Projeto Ademar Guerra promovem o 1º FESTTAQ – Festival de Teatro de Taquaritinga, com o prêmio de teatro “APARECIDA LAURA RIBEIRO”, uma mulher ativa nas questões ligadas à arte em nossa cidade, a qual foi por longos anos presidente da Associação de Desenvolvimento Social, Cultural e Artístico de Taquaritinga, presidente e organizadora de diversas campanhas em prol da cultura local há mais de 13 anos.



Aparecida Laura Ribeiro, casada, mãe de 5 filhos, sempre quis envolvê-los com a arte, de modo que sua filha, hoje instrutora de dança, e começou no teatro, já conquistou diversas premiações e uma delas foi a premiação de primeiro lugar na Argentina em 2011. Cidinha, como é carinhosamente chamada por todos, sempre lutou e afirma que sempre lutará em prol das artes em geral, e desta vez, lutará conosco para a organização do 1º FESTTAQ. A organização do 1º Festival de Teatro de Taquaritinga ainda conta com o apoio cultural do Colégio Objetivo, Secretária Municipal de Cultura de Taquaritinga e Secretaria Municipal de Esportes de Taquaritinga. O evento que ocorre nos dias 23 e 24 (sábado e domingo) respectivamente, sempre à partir das 14 horas no Centro de Eventos do Colégio Objetivo conta com a participação de 12 espetáculos renomados participantes em diversos outros festivais teatrais de todo o país, a entrada para prestigiar o evento é 1 produto de limpeza qualquer, que será revertido para a APAE de Taquaritinga. Não Percam!

--
Lynno Fernandes

Jornalista/ Ator / Diretor Teatral / Produtor Cultural
MTB - 74.769/SP
DRT - 34.531/SP


Reuniões e suas definições

Na tarde de ontem o Grupo Preto no Branco se reuniu na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda para definir alguns pontos. Na quinta Fernando Cruz foi até São Paulo para uma reunião com Fabiano Lodi que foi convidado para compartilhar a direção da próxima montagem do grupo. De lá Cruz trouxe muitas propostas e datas definidas de trabalho para que debatêssemos por aqui. Após vermos nossa agenda maluca fechamos algumas datas de trabalho com Lodi, que será iniciado ainda neste ano. Nas férias e início do ano teremos muitos intensivos e processos. O Ao Revés do Papel continua com sua circulação e apresentações e agora além dele teremos concretamente o início da próxima montagem, fruto também da pesquisa Nozeróis só que desta vez com o um texto escolhido: A Sapateira Prodigiosa de Federico Garcia Lorca.

Vamos que vamos! Nos acompanhem nessa nova trajetória! 

Jacarandá!


22 novembro 2013

Ontem na escola Jesuino


Apresentação do Preto no Branco na escola Jesuino.
Uma parceria da Oficina Cultural e PB.
Parte da programação de comemoração de aniversário da OC.

Corre, corre!
Fernando Cruz chegou de São Paulo na correria. Foi para a Capital para ter uma reunião com Fabiano Lodi, convidado para dirigir a próxima montagem. Enquanto isso o elenco do Ao Revés encontrava-se em um curso de Atuação Realista com o ator Ney Piacentini da Cia do Latão. Um chega de viagem, outros saem do curso as pressas. Nádia ainda teve outro compromisso neste espaço de tempo... No fim das contas, após todo este turbilhão de afazeres, chegamos ao nosso local de apresentação: A Escola Jesuino de Arruda, onde Bruno e Ana estudaram a vida toda e onde também fizeram suas primeiras peças de teatro. Chegamos e fomos logo montando nossas coisas, fazendo nossos rituais, arrumando nosso imenso cenário: um tapete de serragens. Coloca cadeira ali, coloca cadeira lá. Quantas pessoas virão? Ninguém sabia dizer ao certo. Surgiu um papo de que somente alunos do terceiro ano seriam dispensados, já que os demais anos não são bons alunos para ver teatro. Bons alunos? Como assim? Existem boas pessoas para ver teatro? Como assim? 
Arrumamos tudo. Corremos contra o tempo. Aí vem um vereador querendo fazer campanha! Ai vem vários professores com seus alunos. Nisso tudo o elenco já estava no gramado, maquiados, se preparando, aquecendo o corpo, se conectando, fazendo os ritos de sempre para entrarem em cena. Tudo feito. Tudo grande... Então chegou a hora de irem pra ação. Para nossa surpresa centenas de alunos ocupavam o anfiteatro da escola. Centenas. A escola inteira estava lá... O elenco foi entrando e logo foi recebendo todo o calor daqueles vários jovens que haviam saído das suas chatas salas de aulas (ufa) para nos verem. Risadas, uma provocação dali, outra de cá, um outro que tirava uma onda dos personagens e tudo foi acontecendo ali. O jogo foi começando. O Elenco apresentou o Ao Revés com toda a energia possível. Mesmo cansados pela correria da vida, sugaram de toda terra, de tudo o que tem, para se entregarem àqueles numerosos jovens que estavam ali, naquele espaço quente da escola Jesuino. A apresentação foi formidável. Com participação ativa de todos. Ao término da apresentação foi emocionante ver todos eles aplaudindo o que tinham acabado de presenciar. Nós, do Preto no Branco, vibrávamos por estarmos ali, vibrávamos por todo este calor acolhedor, vibrávamos por ter visto o Teatro chegar neste local e mexer com muitas estruturas. Ao arrumar as coisas para irmos embora não paravam de surgir alunos para tirar um ''sarro'', caçoar outro, brincar com a gente. A humanidade se fez presente, do início ao fim e no ponto final de toda essa história só podemos chegar a uma conclusão: NÓS SOMOS UM!

Jacarandá!
Viva a vida! 
Num pudêmo pará!


20 novembro 2013

Fotografias Mylene Corcci




                           



E quem esteve na nossa apresentação marcando presença e registrando algumas cenas foi Mylene Corcci, que é uma das meninas que está se aproximando do grupo. Confira suas imagens:





                    




Matéria Primeira Página!

Hoje saiu no Caderno de Cultura do Jornal Primeira Página de São Carlos uma linda matéria assinada por Mariana Braga sobre o Preto no Branco e suas duas apresentações na cidade. Confira AQUI.

Uma manhã calorosa

É com muita alegria que voltamos para casa hoje com uma energia rica do encontro que tivemos na praça do mercado hoje cedo. Uma energia que vinha de todos os lugares, de todas as pessoas presentes, mesmo aquelas que só passavam, ou aquelas que paravam e analisavam atentamente o que estava acontecendo. Foi uma mexida em todas as estruturas. Dos comerciantes bravos pela serragem que voavam até a porta de suas lojas até as pessoas que estavam trabalhando na praça nas mais diversas profissões. Prostitutas, engraxantes, banqueiros, comerciantes ,artistas, trabalhadores da zona rural, lojistas, professores e tantos outros. A praça estava bonita, com muitos olhares. Muito obrigado mais uma vez por toda a acolhida. 

JACARANDÁ!



Álbum da nossa manhã:
















HOJE!




Quando?

Quarta,20

Onde?

Na praça do Mercado Municipal de São Carlos


Quanto?


Gratuito

Horário?

09h

Como?

Com toda a alegria e boas energias de São Carlos.


19 novembro 2013

Na Cidade do Clima

Chegaremos mais uma vez! Como sempre...




Na nossa querida Cidade do Clima, Atenas Paulista e tantos outros nomes que são dados a ela. Voltaremos mais uma vez para apresentar nosso ''Ao revés do Papel''.
E é com muita felicidade que apresentaremos AMANHÃ as 9h na praça do mercado. Este local foi onde muitas vezes fomos para recolher materiais cênicos. Foi onde pisamos para conversar com a nossa gente. Pessoas que queríamos falar. Nossos heróis que queríamos enfatizar. Foi na praça do mercado e em tantas outras praças que pudemos ver nossas Mulheres que dançaram com o Diabo, Nossas Ana Cabreuvanas, Nossos velhos rabugentos. Foi na praça do Mercado e em tantas outras que trombamos com os tantos Zés, Josés e Antônios, Marias, Lourdes e Lacraias, que da situação de rua nos deram a grande possibilidade de mergulharmos no universo desses Heróis de cada dia. Toda nossa pesquisa Nozeróis, de corpo e teórico, foi feita nessas ruas, nessas sarjetas, nessas praças, onde muitas vezes passamos e não notamos vidas. É com muita felicidade que vamos brindar este fechamento do Projeto Direitos Humanos para a Diversidade com o que temos de mais sincero: Nosso corpo em ação, contando histórias desses tantos que estão nas ruas!

JACARANDÁ!





17 novembro 2013

Ao Revés do Papel em dobro em São Carlos

Nesta semana o Grupo Preto no Branco volta mais uma vez para a terrinha para fazer duas apresentações da peça ''Ao Revés do Papel''. A primeira apresentação acontecerá na Quarta, 20 de novembro, as 9h na Praça do Mercado, fazendo parte do encerramento do Projeto Direitos Humanos Para a Diversidade



E na Quinta, 21 de Novembro, estaremos as 20h na Escola Jesuino de Arruda fazendo uma apresentação como parte da programação de Aniversário de 23 anos da Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda



Vamos que Vamos! Jacarandá!