03 agosto 2011

Frio?

- Acontece, menino! Lá onde você vai não esquenta o corpo não?
- Ah, esquenta, vó! Esquenta tudo, a voz, o corpo a mente até dizem que esquenta o espírito.
- Nossa, e faz bem assim?!
- Ohh se faz, vó!
- Mas que bacana. Tem vaga pra terceira idade?
- A vó, não sei não, a gente esquenta tudo mas as vezes dói lá dentro, sabe?!
- Como assim, menino?! É uma dor de sofrimento ou do corpo mesmo?
- Não sei dizer, vó, mas é uma dor boa, sabe?! A gente fica meio estranho, parece que estamos num matagal cheio de neblina e que o chão é úmido feito o banheiro dos fundos após o banho. Sabe, vó, eu não sei o que acontece mas parece que a gente sai do mundo, a gente ri bastante, se diverti mas esta dor continua, mesmo após de vermos o sorriso das pessoas ao lado estampado nos seus rostos.
- Ai, menino, você não precisa de médico não?!
- Ah, vó! Não há médico no mundo que saiba o que é isto, acho que não há pessoa no mundo que consiga dizer exatamente o que é . Mas, vó, mesmo existindo esta coisa dentro da gente, parece que a gente fica melhor, não sei explicar, mas acho que é como um homem que tomou café durante toda a sua vida.
- Mas  que você está falando agora, menino, tá precisando visitar o padre, viu?! Só fala besteiras, sô! Não era uma coisa que dói dentro agora diz que faz bem, tá com lombriga, é?! O que tem a vê o café, menino?!
- Ai, vó! Que padre o quê! A única coisa que preciso fazer é continua a fazer tudo isso. Mesmo tendo essas coisas estranhas, mesmo suando e perdendo todo o fôlego no final do dia, parece que no fim é a única coisa que me deixou vivo durante todo o tempo. O rapaz do café tomou café durante toda a sua vida  e no final descobriu que estava muito doente e que precisava parar de tomar a bebida árabe, mas como?! Como se ele necessitava dele, assim o homem optou em morrer tomando sua sagrada bebida do que parar de tomar  e não viver como sempre viveu ao lado da sua delícia negra.
- Menino, você fala cada coisa!
- É verdade, vó! Mas tenho um grande medo nisso tudo. Tenho medo de estar passando por isso somente agora, talvez eu tenha que enfrentar a minha vida amanha. Talvez tenha que desistir de tudo e não fugir de qualquer destino pré estabelecido. Não sei também se isso existe. Mesmo assim, se meu futuro já está traçado ou se o faço, pouco importa. Queria muito continuar a tomar café e tentar matar o frio... Cada dia mais!

02 agosto 2011

Encontro Regional de Teatro em São Carlos?!

Isso mesmo! E não é que o danado está chegando!

Neste primeiro final de semana do mês de Agosto a cidade do Clima vai entrar no clima  pois acontecerá na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda o Encontro Regional de Teatro do Projeto Ademar Guerra. Se você é de São Carlos ou região não perca esta oportunidade de prestigiar as oficinas que aqui serão ministradas por grandes atores que são orientadores de grupos que participam do projeto.

Quando?
Sábado e Domingo.

Quanto?
Gratuito.

Onde?
Na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda
Rua São Paulo - 745 -Centro


Se ligue na programação:


Oficinas

Programação:

O ator-navegador - experimentando técnicas de teatro contemporâneo

Com Viviane Dias
Viviane Dias é atriz, dramaturga, jornalista e arte-educadora. Formada pela ECA-USP, completou sua formação no Ágora CDT , onde participou do núcleo de atores e em residências artísticas internacionais, especialmente no Teatro Potlach, na  Itália (8 meses ), no Odin Teatro e no Theatre House, na Índia. Também participou do Núcleo de Formação em dança da Taanteatro. Entre seus últimos espetáculos: Mestres do Jogo e Alice (dramaturga e atriz), com a Estelar de Teatro, companhia que é co-fundadora, A Vida de S. Benedito, com o Teatro Potlach, na Itália, Em Alguma Margem, no Rio, (dramaturga) direção de Jairo Mattos e Bixiga-Uma Bela Vista, direção de Roberto Lage (dramaturga e atriz). É professora do curso de formação de atores do TUCA e tem diversas experiências como educadora e oficineira


Sinopse:
Trata-se de uma oficina aberta a atores de teatro profissionais e amadores das cidades atendidas e estudantes de teatro, a partir de 16 anos. Seu foco será o estudo de algumas técnicas de teatro contemporâneo, abrindo o leque das possibilidades criativas à disposição dos participantes, questionando os limites entre teatro e dança e o papel do impulso físico na ação do ator e na revelação de significados ocultos de um texto. A oficina também pretende ser um espaço público de encontro de artistas e transmissão horizontal de saberes, de pesquisa e de compartilhamento.

Total de vagas: 15
Dias 06 e 07 de agosto
Horário: 09:00 as 12:00 / 14:00 as 17:00
Publico Alvo: Atores com experiência em Teatro
 _______________________________________________________________________________

Corpo Cômico – jogo – mascara – expansão

Com Daniela Biancardi
atriz, orientadora teatral e produtora cultural. Dedica-se à pesquisa do Teatro Cômico e Gestual há 14 anos. Formada pelo Teatro-Escola Célia HelenaÉcole de Theâtre Jacques Lecoq - Paris e Kiklos Scuola – Itália e em 2000, ingressa ainda na École du Cirque Les Noctambules em Paris. Como produtora e curadora, destacam-se o Festival Internacional de Edimburgo na Escócia e o projeto Circo de Asfalto no Itaú Cultural. Participa de programas artístico-pedagógicos em parceria com Instituições públicas e privadas desde sua volta ao país. Em 2007, viaja ao sul da África com o Palhaços sem Fronteiras (EUA). Ministra cursos partindo da metodologia de Jacques Lecoq e Giovanni Fusetti com base na ampliação do território gestual e de criação do ator. É atriz e coordenadora do projeto Amor das Três Laranjas, sob direção de Bete Dorgam. É formadora do curso de humor da SP Teatro, direção de Raul Barreto.

Sinopse:
Neste encontro pretende-se oferecer uma breve abordagem sobre o estado cênico e ridículo do ator em jogo, vivo e em movimento. Partindo de uma prática contínua a explorar este campo, oferecendo um processo de 12 horas de imersão nesta linguagem [6 horas para sábado e 6 horas para domingo].
Um dos objetivos principais se dá em ampliar o território gestual e cômico do ator, por intermédio de exercícios de improviso, estudo do movimento e aprofundamento dos níveis de tensão e energia cênica. Uma breve abordagem sobre a máscara palhacesca se torna o fio condutor para estes jogos, tocando em pontos fundamentais desta máscara, como nossos deslocamentos em relação ao outro, permissão do estado do ridículo em jogo.
Como encerramento deste encontro ocorrerá uma apreciação final que também pontue esta experiência por meio de reflexão conjunta sobre os temas abordados.
O encontro segue por três etapas de pesquisa:
Espaço disponível, Espaço de investigação [por jogos a fortificar a interação do grupo e introdução às bases de movimento] e Espaço da auto-criação [Destinado à Expansão criativa individual e coletiva.


Total de vagas: 15
Dias: 06 e 07 de agosto
Horário: 09:00 as 12:00 / 14:00 as 17:00
Publico Alvo: Atores com experiência

______________________________________________________________________
  
Intervenções Cênicas na Cidade

Com Nádia de Lion
Estudou na Escola de Arte Dramática/USP e Centro de Pesquisa Teatral. Aprendeu teatro atuando em peças dirigidas por Celso Frateschi e Rubens Rusche e produzindo/organizando encontros como “A Odisseia do Teatro Brasileiro” e “Encontros de Dramaturgia”. Além da formação em Psicologia, dirijo grupos de atores iniciantes desde 2001 na periferia de São Paulo e cidades do interior

Sinopse:
Intervenções Urbanas é uma experiência direta com o público onde o participante pode se colocar agindo e interagindo num ambiente novo. Uma experiência para expressar ideias, sentimentos e sensações através do potencial que os atores/cidadãos têm quando estão em ação na sociedade.

Total de vagas: 15
Dias 06 e 07 de agosto
Horário: 09:00 as 12:00 / 14:00 as 17:00
Publico Alvo: Jovens e Adultos interessados em Teatro
 _______________________________________________________________________________

Caravana de Palhaços

Com  Ricardo Gadelha
Bacharelado em Artes Cênicas pela UNIRIO e Licenciatura em Educação Artística pela UCAM, Ricardo A. Gadelha é ator, palhaço, produtor e professor de teatro. Iniciou-se em Perna de Pau com Lígia Veiga. Empreendeu a montagem do premiado espetáculo TRICICLO. Iniciou-se como Palhaço em 2002, tendo estudado com grandes mestres. Integrou a Grande Cia Brasileira de Mysterios e Novidades (Teatro de Rua e Dança Sobre Pernas de Pau) viajando para diversas cidades do Brasil e do mundo. www.ciademysterios.com.

Sinopse:
A Caravana de Palhaços prepara os participantes desta oficina para a realização de uma Palhaceata (cortejo de palhaços) pelas ruas da cidade. Uma intervenção artística de contato direto com o publico que promove a arte teatral, colabora para a formação de plateia, democratiza o acesso a cultura e desperta o interesse pela Arte do Palhaço, sua pesquisa e renovação.



Total de vagas: 15
Dias 06 e 07 de agosto
Horário: 09:00 as 12:00 / 14:00 as 17:00
Publico Alvo: Jovens e Adultos interessados em Teatro

___________________________________________________________________________

Teatro – Um agente transformador

Com  Lucélia Machiaveli
Atriz, 35 anos de experiência no setor teatral, formada pela Escola de Arte Dramática e bacharel em letras pela USP. Ministrou oficinas de teatro pela Secretaria de Estado da Cultura no Espaço Cultural Pirituba, na Casa Maria José de Carvalho e na Oficina Cultural Alfredo Volpi. Recebeu o Prêmio Coca Cola de melhor atriz. Integrando o Grupo Pauta e Poesia, recebeu o Prêmio Incentivo Flávio Rangel com a peça "Poemas e canções do meu bem querer" e o Prêmio Funarte Myrian Muniz e PAC com a peça "Trago da minha terra o que ela tem de melhor". Das oficinas ministradas resultaram algumas peças sob sua direção: "De lá pra cá", adaptação de "Brás, Bexiga e Barra Funda", de Alcântara Machado; "Teatralizando poesia" e "Amanhã será outro dia" esta última uma adaptação do filme "O homem das estrelas" de Giuseppe Tornatore. Fez parte do Projeto Ademar Guerra de 2004 a 2008

Sinopse:
O workshop “Teatro e Comunicação” pretendem trabalhar, de maneira lúdica, a desinibição e a imaginação, conduzindo o participante ao desenvolvimento da autoestima e personalidade.

Total de vagas: 15
Dias 06 e 07 de agosto
Horário: 09:00 as 12:00 / 14:00 as 17:00
Publico Alvo: Jovens Iniciantes