02 novembro 2011

Lição de Casa

Há algumas semanas o PB foi a Capital para poder se deliciar de duas obras lindíssimas.
Os caipiras, habitantes de São Carlos ( sem menosprezo ou ideia de coitadinhos, por favor) foram até São Paulo para conferir duas grandes peças teatrais: Os Náufragos da Louca Esperança (Auroras) do Le Théâtre du Soleil da França e Diário Baldio do Barracão Teatro de Campinas.
A experiência? 
Inédita, poderíamos dizer!
Foi magnífico vermos de perto toda a obra da diretora Ariane Mnouchkine (que tivemos mais contato no decorrer deste ano através de textos e entrevistas) com sua trupe realizando um trabalho de  03:45, com lindíssimas cenas. Trinta atores em cena, todos executando várias tarefas, desde atuar, até desenvolver trabalhos de contra regragem, tudo lindamente e poeticamente executado. O subir e descer dos cenários, os figurinos encantadores e os personagens fantásticos  nos fizeram olhar com outros olhos e recordar com muito carinho de cada palavra que a diretora francesa pronunciou em cada texto ou entrevista que tivemos contato. Um teatro épico, histórico e de forte cunho político (mesmo que marxista) nos fizeram saltar aos olhos muitas lágrimas de emoção. Constatar aquela beleza e o fazer teatral da trupe nos fez entender um pouco mais o que é ter o lema: fazer teatro visando sempre a FELICIDADE. 
Ser Feliz, basta somente isto, é este o lema que certa vez Ariane disse ser do seu grupo. 
Mas, quando achávamos que tínhamos visto muita coisa linda e que já tínhamos permitido todas as possíveis lágrimas percorrerem a nossa face junto a emoção, levamos um tapa na cara e caímos de costas no chão. Foi mais ou menos desta forma que enfrentamos o grupo Barracão com o espetáculo Diário Baldio - um espetáculo de máscaras. Um choque com muitas emoções para pobres corações. 
Dois atores: Esio Magalhães e Gabriel Bodstein, com participação especial de Fernando Fubá, bastou somente isto para vivenciarmos uma linda peça no Galpão dos Folias, lugar onde foi velado o corpo do (que também lemos no decorrer deste ano) filósofo, ator,dramaturgo e diretor brasileiro, Reinaldo Maia. 
Tudo convergia para termos uma forte experiência e de fato, não há sombras de dúvidas, que isto aconteceu.
Um espetáculo de máscaras com personagens maravilhosos. Dois marginalizados, os excluídos da sociedade e um mundo entre o lixo. Mundo criativo, mundo heroico, mundo grande. Cotoco, o grotesco bufão, que muito nos encantou e Lady, com todo seu mundo construído naquele beco onde habita. A peça, com várias frases com exatidões incrívéis , como a pronunciada pela Lady onde diz que cotoco não ''Pensa, logo não existe'' parafraseando Descartes e deixando em evidência uma marginalização mais intensa, transformava a realidade em uma tragicomédia muito interessante. Mas, a experiência, que nos levou a choros de risos e choros de emoções, não parou por aí... Ao término do espetáculo tivemos a tamanha oportunidade de conversar, mesmo que brevemente, com o dois atores que nos contaram sobre o processo dramatúrgico do espetáculo. Muitas coisas bacanas, muitos esclarecimentos aconteceram. Tínhamos lido o Zibaldone feito pelo grupo, chegamos por lá com alguma ideia de como tudo foi, mas é impagável ouvir dos próprios artistas como foi a realização de todo o processo.

Finalizo com uma frase dita certa vez por alguém do grupo:
"Podemos agora dizer que o PB tem uma vida pré ida a São Paulo e pós . Não há dúvidas que tudo isto influenciou diretamente nossa forma de chegar no ensaio e olhar tudo aquilo que temos... E isto é bom''







JACARANDÁ

Grupo de teatro Preto no Branco desenvolve novo projeto

[matéria do Jornal Primeira Página do dia 28 de outubro de 2011]


Nozeróis é o nome da pesquisa que o grupo faz para a elaboração de novo espetáculo




Grupo de teatro Preto no Branco trabalha pesquisa sobre a trajetória do herói

Mariana Braga

Selecionado pelo Fundo Municipal de Cultura, o grupo de teatro são-carlense Preto no Branco iniciou uma pesquisa para a construção de uma novo espetáculo.
A pesquisa, denominada Nozeróis, é baseada na trajetória do herói e tem influências de diversos autores teatrais, filósofos, mitólogos,intervenções teatrais,universo caipira, tragédias gregas,heróis do senso comum, contos populares da cidade e muitos outros.
''Hoje o grupo sofre influência direta da amplitude da pesquisa na feitura das cenas e escritura do roteiro do espetáculo'', diz o diretos do grupo de teatro Preto no Branco, Fernando Cruz.
O grupo desenvolve a pesquisa e leva para o palco através de improvisações teatrais norteadas por escolhas feitas pelos próprios integrantes.
''Atualmente o grupo se concentra na criação de um roteiro que sirva de esqueleto, de estruturação para então compor as chamadas''lupas''(termo utilizado no decorrer do trabalho incansavelmente pelos atores, diretor e orientador artístico do grupo), isto é, trabalhar os elementos do teatro nas cenas improvisadas'', explica Cruz.
Ele conta que os ensaios são realizados na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda. ''Um espaço fantástico, com uma gerência iluminada desde quando era a Maria Inez. Hoje,na nova administração, Ney Vilela continua nos apoiando, o que faz a diferença para o grupo poder criar procedimento e rotina de trabalho com segurança''.
Para ele, um fator contribui muito para o andamento do trabalho: a orientação artística de Fabiano Lodi, artista jovem e de vasto conhecimento na área do teatro e do ser humano.
''Ele é um apaixonado pela missão de ser artista. Fabiano vem a São Carlos quinzenalmente através do Projeto Ademar Guerra, iniciativa cultural do governo do Estado de São Paulo que apoia o teatro no interior e litoral do Estado. Fabiano trabalha com o grupo 6 horas a cada vinda,além das sessões extras nas lanchonetes e calçadas da cidade'', comenta.
O grupo possui um blog, onde existem diversas informações sobre o Preto no Branco, inclusive detalhes da pesquisa, materiais de studo, entre outros arquivos. O endereço é: www.grupopb.blogspot.com .

Bom dia, Nozeróis!

Como você está?

Estou bem e vou logo te falar como estou caminhando e em que pé me encontro agora...
Nossa história não acabou. Quando olho para trás noto que muita estrada percorremos mas, ao mesmo tempo, muita estrada podemos percorrer. Quando pararemos? Isto é difícil de responder, talvez NUNCA. Mas, o que tenho a dizer é que as coisas ganham forma. 




Estamos, há mais de um ano, desenvolvendo a pesquisa NOZERÓIS. Como já dissemos, certa vez neste blog, a pesquisa visa estudar a Trajetória do Herói. Sim, Sim! Herói, esta figura que aparece há muito tempo ao lado do homem no decorrer da história da humanidade. Este personagem principal de um poema épico, de uma história épica, é o nosso ponto de partida para desenvolvermos o nosso novo espetáculo. Quando concluiremos? Isto se torna difícil de responder, mas por muitas estradas andamos, muitas coisas fizemos, muitos materiais levantamos... Não tenho dúvida que em breve teremos resultados. A pesquisa e desenvolvimento do trabalho, sob orientação do artista Fabiano Lodi - Projeto Ademar Guerra - está sendo permeada por muitas figuras, desde Jung com algumas definições de termos, tais como: Arquétipo, Grande Mãe, Herói, Inconsciente Coletivo, entre outros, até Mitologia Africana e Causos da cidade. 


É mais do que óbvio que a pesquisa recebeu diversas influências que tivemos que nos desfazer - desfazer: deixar de fazer, isto não significa, necessariamente, que esquecemos completamente das coisas que chegaram. Elas podem voltar em uma outra ocasião, ou não . 
Em tudo isso há escolha, e estas reverberaram nas nossas opções . Muitas coisas interessantes entraram, muitas cenas apareceram, as que ficaram mais fortes se sustentaram e é em cima delas que estamos trabalhando para que possamos desenvolver um trabalho(sem redundância, por incrível que pareça) já que este tem como significado: mudança do meio!


As coisas estão caminhando. Esqueletos deste corpo já construímos, agora precisamos fortalecê-lo com músculos, nervos, e revesti-lo com o maior órgão: a pele. 
O Conteúdo foi levantado, é claro que muita coisa ainda pode aparecer, a Forma está aparecendo, mais cedo ou mais tarde teremos o esperado resultado...





Nos siga! Acompanhe nossas atualizações e confira em que pé estamos...





JACARANDÁ, 
a vida continua e num pudêmo pará!