17 agosto 2012

Encontro Regional de Teatro


O Projeto Ademar Guerra, programa da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, realiza nos dias 18 e 19 de agosto o Encontro de Teatro em Santa Barbara d'Oeste, na Estação Cultural. Para sua realização o Projeto tem a parceria da Fundação Romi que desenvolve diversas atividades culturais em Santa Bárbara do Oeste.

Participarão do Encontro 18 grupos contemplados com as orientações artísticas do Projeto Ademar Guerra. Cada grupo terá 20 minutos para fazer sua performance no formato ensaio aberto, seguida de mais 20 minutos de conversa com o público.
O objetivo dos Encontros é potencializar as atividades culturais no Estado, possibilitando aos jovens artistas atualização, capacitação e, para alguns, o primeiro contato com o universo teatral. O objetivo da ação é também promover a integração entres os artistas.

"Neste ano que o Projeto Ademar Guerra comemora 15 anos de atuação junto aos artistas do interior do Estado pretendemos potencializar as suas ações, sobretudo na qualidade dos processos artísticos e espetáculos teatrais que serão fruto do Projeto, para isso é importante um olhar mais próximo e criterioso e os Encontros Regionais têm esse objetivo de intensificar esse olhar, o diálogo e a troca entre os artistas buscando o aperfeiçoamento dos grupos", afirma Aldo Valentim.

O Projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 pela Secretaria de Estado da Cultura com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior e litoral do Estado de São Paulo. Assim, os artistas-orientadores atuam junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos.

Programação

18/08 – Sábado

10h30 - Abertura
10h40 a 11h20
 – Grupo Anjos do Riso – Santa Bárbara d'Oeste
11h20 às 12h – Grupo de Teatro Mythus - Macatuba
12h as 12h40 – Cia. Teatral Todos Amando pela Arte - TAPA - Taquaritinga
12h40 às 14h – Pausa
14h as 14h40 – Cia. Atlântida de Teatro – Taquaritinga.
14h40 as 15h20 – Grupo Já de Teatro - Jaguariúna
15h20 às 16h – Trupe Ventri-Loucos - Jaguariúna
16h as 16h40 – Pro Teatro Vivo - Valinhos
16h40 as 17h20 - Cia. Sanca de Teatro – São Carlos.
17h20 - Bate papo de avaliação dos trabalhos

19/08 – Domingo

09h30 – Abertura
10h a 10h40 – Workshop Rede Ademar Guerra
10h40 a 11h20 – Corpo Municipal de Teatro de Atibaia - Atibaia
11h20 às 12h – Grupo de Clowns e Palhaços Gandaiá - Indaiatuba
12h as 12h40 – Grupo In-Pacto - Santa Bárbara d´Oeste 
12h40 às 14h – Pausa
14h as 14h40 – Cia. Imagem Pública – Mogi Mirim
14h40 as 15h20 – Grupo de Teatro Preto no Branco – São Carlos
15h20 - 15h20 – Bate papo de avaliação dos trabalhos

Obs: além dos grupos acima, participarão do encontro, os representantes dos seguintes grupos: Teatro do Rinoceronte (São José dos Campos), Cia. Fulô Teatro de Animação (Ubatuba), Coletivo Cê (Votorantim), Grupo de Mococa e Grupo de Batatais.

Serviço
Encontro Regional de Teatro em Santa Bárbara D'Oeste

Dias 18 e 19 de agosto das 09h30 ás 17h20
Estação Cultural – Fundação Romi - Av. Tiradentes, 2 – Centro

Não para, não para, não para!

Estamos com tudo ensaiando e trabalhando, trabalhando, trabalhando...
Já temos a data de estreia que será em Setembro. Em breve divulgamos o local.

Nos acompanhe

Ida a Campinas

Na última quinta (16) o Preto no Branco fez um bate volta em Campinas. Estivemos presentes no Barracão de Artes Cênicas da Unicamp para assistir Números o lindo trabalho do grupo Os Geraldos, dirigido por Roberto Mallet.
Aos poucos estamos começando um diálogo com este grupo que provavelmente será nosso amigo de jornada épica, onde trocaremos muitas experiências.
Nos acompanhe. 


Jacarandá!

Transporte Justo!

'' A campanha politica mostra um povo sorridente
Mas de manhã no busão lotado esse semblante é bem diferente 
Contrato renovado em acordo vergonhoso
Depender de ônibus aqui é pagar pra passar nervoso.
paga pra nascer, para pra viver, para pra morrer (...) "

SubLoco Coletividade, " Capital da Tecnologia"

Na última quarta(15), feriado municipal, aconteceu na sede do Preto no Branco uma reunião com o pessoal do Movimento Transporte Justo. A intenção era aproximar os grupos de teatro da cidade e coletivos com um diálogo que esclarecesse o que se trata a luta deste movimento que têm ganhado corpo e que deste papo pudesse resultar em ideias para que possa culminar em atividades práticas. Estiveram presentes representantes do Movimento Transporte Justo, Preto no Branco, Grupo Acaso de Teatro. Na próxima terça acontecerá mais uma reunião que contará com a participação de mais coletivos artísticos que possivelmente entrarão nesta luta junto com a gente. Nos acompanhe.

Jacarandá!


13 agosto 2012

Juventude Atitude com tudo.

O Preto no Branco esteve ontem no evento do projeto Juventude? Atitude! organizado pelo Grupo Teatral Parlendas (SP). No decorrer do dia aconteceram várias atividades como a apresentação do novo trabalho do grupo organizador, cortejo pelo bairro Cidade Aracy II , cenas dos grupos Navegantes do Concreto (São Carlos) e Quem procura acha (São Carlos) finalizando com uma prosa no Centro da Juventude com a participação de integrantes dos grupos Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes ( SP) Grupo Teatral Parlendas (SP), Preto no Branco (São Carlos), Quem Procura Acha (São Carlos), Teatro Descalço (São Carlos), Navegantes do Concreto (São Carlos), Filhos da Dita/ Pombas Urbanas (SP) e Levante Popular da Juventude .

Um dia muito interessante com muitas discussões e trocas. O Pessoal dos grupos Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes e Filhos da Dita/Pombas Urbanas , ambos de São Paulo, ficaram na nossa sede. Lá tivemos um contato maior com direito a mais prosas e trocas. Na casa colorida rolou refeições comunitárias com direito a violão e vozes ressoando no fundo. Junto conosco estavam João e Rick Pizano, ambos do Grupo Acaso de Teatro da cidade de São Carlos.

Nos acompanhe.

Jacarandá!