24 julho 2010

Cartas - Florindo escreve para Esmeraldina

Esmeraldina,

Pensei muito na conversa que tivemos ontem na cozinha.
Realmente,preciso te dar mais atenção.
Essa carta demonstra que tenho coração.
''Era uma vez uma pequena criança que tinha um urso de pelúcia.O urso não sabia falar,então a criança começou a dar aulas para seu pequeno urso marrom.Não adiantava,ele não aprendia.
Anos se passaram e o urso foi envelhecendo junto com a menina,que já era uma mulher,bonita e esperta.
A mulher,sempre que olhava para o urso,se lembrava com humor dos tempos de criança.Mesmo assim,o urso era seu melhor amigo.Ele,o urso,não conheceu o dinheiro,por isso era um bom amigo.A mulher que se chamava Esmeraldina,então,chorou.Foi um choro leve,confortante,que nunca mais ia esquecer.
Menina Esmeraldina,ao seu primeiro filho,dê um urso de presente!''

Gostou da históra Esmeraldina?
Agora venha cá no meu colinho...


Beijos com Safadeza do seu eterno
Florindo Aretusi

Cartas - Capitão Matamouros escreve para Esmeraldina

Princesinha Halim Al Chinfrim

Soy um hombre muy honrado
que me gusta lo mejor
las mujeres no me faltan
mi el diñero,mi el amor
Yineteando em mi caballo
Por la sierra yo me voy
das estrelas e la luna
Ellas me dicen donde voy

Ay Ay Ay Ay Ay mi amor
Ay mi morena de mi corazon

Me gusta tocar guitarra
Me gusta tocar ''el song''
Mariachi me acompañha
Quando canto mi canzón
Me gusta tomar mis copas
Aguardiente es lo mejor
Tambien el tequila blanco
Com su sal le da sabor

Ai mi morena
de mi corazon

Do seu Mariachi,
Quase Antonio Banderas(sabia que ele era jogador de futebol?)

Capitón Matamoros

Cartas - Isabela escreve a Pantaleão

Pantaleão,

Fiquei bastante contente com as notícias que tua carta me trouxe. Contudo fico preocupada com o excesso de empolgação de vossa parte sobre nosso possível casamento.

Veja bem, Pantaleão. É claro que seria de meu agrado casar-me com você. Mas meu pai está um pouco preocupado em relação à sua saúde. Tempos atrás disse a mim que o senhor estava com uma grave tosse catarrenta e que nada ouvia quando o senhor pronunciava 33.

Apesar do meu grande carinho pelo senhor, como se fosse um avô, acredito não ser uma grande idéia que nos caqsemos tão logo. Cuide de sua saúde. Além disso, a festa de casamento é muito cansativa e como o senhor é quem bancará TUDO, e eu não quererei festa pouca e pobre, é de certo que o senhor gostaria de desfrutá-la.

Nesta idade, porque o senhor não arruma um chinelo velho? Sempre há um chinelo velho para um pé descalço.

Quanto a Florindo, gostaria que o senhor me dissesse os nomes das moças com quem ele se envolveu, para assim melhor poder ajudar o Florindo.

Outra coisa, não seria melhor que Florindo não viajasse tão logo para poder estar consigo durante o tratamento da doença. Não mande-o para longe para que ele tome jeito. Deixe isso para mim. Digo no sentido de conversar e alertá-lo sobre o perigo de ser envolver com raparigas desvairadas. Preste atenção em sua empregada Esmeraldina.

Despeço-me, castamente

Isabela Rawn

15/07/2010

Cartas - Florindo escreve a Pantaleão

Sr. Pantaleão Meu Pai,

Não adianta choramingar. Não vou sair do país. Não tenho motivos para largar os fãs que coleciono por toda a região. Aqui, sou conhecido como o dono do maior lenço do mundo – MEU MUNDO É AQUI!

Papai, o senhor deve mesmo é se preocupar em se casar novamente com alguma senhora respeitada, que tenha fortunas acumuladas... jóias, ouro, ações na BOVESPA, NASDAQ, WALL STREET, terrenos  em Manhattan, Sidney, Nova Iorque, Miami, lojas de celulares no Paraguay, perfumes da 25 de março, que tenha sociedade com os maiores estilistas do mundo, Calvin Klein, Haute Couture, Chanel, Balenciaga, Lady Gaga, Dior, Prada, Louis Vitton, etc...

Papai, preciso renovar meu guarda-roupa! E não vou viajar!

Agora, se o senhor quiser pagar uma viagem no Grand Celebration ou até mesmo no Carnival Destiny, MSCMusica, Royal Oasis of the Seas, Royal Splendour of the Seas, eu aceito, meu pai! Eles dividem no cartão de crédito em até 60 meses. Você pode pagar com suas moedas de ouro, que segundo Sílvio Santos, valem mais que dinheiro. Posso fechar negócio? Ahn? No débito? Ah, meu pai, muito obrigado, eu sabia que o senhor não me deixaria na mão com a foto da sua Scarlett!!!

MUITO OBRIGADO, Isabela e eu agradecemos!

Um abraço!

Florindo, o lindo!

Cartas- Isabela escreve para Arlequim

Querido Arlequim,

Venho por meio desta alerta-lo sobre a minha imensa necessidade de sua ajuda neste momento.O velho malacabado do Pantaleão acha,mais do que nunca,que me casarei com ele em breve.E meu pai,aquele maluco está apoiando tudo!
Em breve colocarei um plano quase infalivel em ação,e precisarei da sua imensa lealdade.Fique tranquilo pois nada irá contra sua bondade de coração.Todos ficarão bem no final.E você ganhará diversas moedinhas de ouro e...Comida!
Temo seu envolvimento com a empregada Esmeraldina.Cuidado,Arlequim.Eu,que sempre dei vestidos e pó de arroz a ela por imenso carinho fui apunhalada pelas costas:ela corre atrás de Florindo o tempo todo!
Sei que isso não tem o menor valor para você,inocente Arlequim,mas uma pessoa que apunhala uma pessoa pelas costas,pode apunhalar qualquer um.

Cuidado,meu querido!

Um grande abraço.
Isabela 15/07/2010

23 julho 2010

Pantaleão escreve pro Capitão


Pantaleão escreve pra Prológa


Arlechim escreve pra Prológa


Esmeraldina escreve pra Próloga


Doutor Baloardo escreve para Próloga


Cartas - Arlequim escreve para Esmeraldina

Argélia Mato Grosso do Sul Tiradentes França Bósnia Sofia Araraquara São Carlos,21 de março de 1523

Esmeraldina...mel docinho de juazema...Arlequim eu vim cá eu pra fazer uma decla ração de amor... Sô româtico prendo olhando Florindo... Sei gora como com quiz tar qualquer mulher... Vim aqui na carta pra fazer uam decla ração... Nem um Arlequim da sua vida feis isso.. passei 343 dias 83 semanas 42 horas 53 minutos treze segundos e -25°C pem sando em como faze... mai uma luz veio na minha ideia quando ouvi uma banda estrangera que no Briguelinha ou vindo na sua casa...perguntei a Briguelinha e ele me idsse que a banda se chamava Ganso e Rose...ganso porco que acho que os ome gostavam de ganso...e rose porco que ele também devia amar uma Esmeraldina chama Rose...fiz uma música pra vou cê Esmeraldina... Olha baixo acima da carta...


Para Esmeraldina uma cam são de amor!

Introdoção
4,5,28,32....

corda de baixo
Fazer careta de cabeludo do Ganso e Rose.



A
Esmeraldina....
D
Esmeraldina...
A
Esmeraldina...
D
Esmeraldina...
F
Foi pra esquina..
A
e comprou uma marmitex (careta de sofrimento)

Refrão: Esmeraldina...dina....dina


D
Esmeraldina...
A
Faz rocambole..
D
Com alho e azeite...
A
Mai dexa a massa mole...


Refrão:Esmeraldina...dina....dina (careta de sofrimento)

Repetir até cansar


Pronto Esmeraldina....gostou?


Arlequim

Cartas - Isabela escreve para Esmeraldina

Esmeraldina,

Que pensa você que vai conseguir seduzindo meu amor Florindo?

Comporte-se como eu,moça pura,bondosa e casta,pois mesmo que você seja uma empregada não é de bom grado para uma muhler ficar arrastando asas para o namorado das outras.

E,outra coisa, vou contar a Florindo que essa tal dancinha do narizinho que você dança com todos é só uma máscara pra dança do Créu.Você não sai do morro do Alemão e acha que tem cacife pra conquistar o Florindo? E seu cheiro de sabão de coco? Ele gosta é de Victoria Secrets minha filha.

Se você não se afastar do Florindo,eu e minhas amigas bibas vamos cortar seus cabelos e você vai parecer um punk nordestino.


E tenho dito.


Isabela
15/07/2010

Cartas-Doutor Baloardo escreve para Esmeraldina

Cara Esmeraldina,

Sei que não nos conhecemos bem,mas quero que saiba que ando obsevando seu comportamento
é muito evidnete quando olho pela janela de minha casa ou pela fechadura de seu quarto que a promiscuidade está presente na sua vida.
Os sábios chineses costumavam dizer que o vida dedicada aos prazeres da carne é Yaman.Infelizmente o significa de Yaman se perdeu na história.

O que quero dizer,pequena,é que você é jovem e precisa de um modelo masculino forte em sua vida.Apareça no meu quarto à meia-noite e talvez posso lhe ensinar algumas coisas.Sem compromisso.

Dr. Baloardo

Cartas - Pantaleão escreve para Esmeraldina

Esmeraldina!

O que foi que você fez com aquela calça vermelha que eu tanto gosto?Ela encolheu absurdamente desde a última vez que usei.Você quer ridicularizar o teu patrão é isso? Pois não vai conseguir! Te ponho na rua antes.

Enfim.De pato pra ganso:Você tem entregado minhas cartas a Isabela?Porque não me chega resposta alguma! Fico transtornado com isso,pois tenho absoluta certeza de que Isabela suspira com as cartas que lhe escrevo e as responde imediatamente.
Se eu descobrir que você,Briguela ou Arlequim têm extraviado cartas de Isabela a mim endereçadas,entrego os três ao Capitão Matamouros.

E já passa da hora de você se casar, Esmeraldina.Vou arranjar seu casamento com Arlequim,assim estreito de vez os laços com a famíla de Isabela, a moça que é a personificação da beleza.

Sensatamente,
Pantaleão José da Silva


7/7/2010

Cartas - Briguella escreve para Esmeraldina

Querida Esmeraldina:
Considero, digo, brindo, sua coragem em enfrentar os mals (ou maus?) tratos do patrão pantaleão que definitivamente não sabe como tratar seus empregados.
Quero dizer-lhe, querida companheira, em primeira mão que vim a esta pacata cidade de são José dos Campos fazer contatos com a AEP (associação dos empregados de Pantaleões) daqui - sim, o império é maior do que imaginávamos - e numa mesa de bar agora a pouco discutimos bastante sobre esta greve que já ganha vozes aqui também.
Infelizmente, no momento, não me lembro de todos os detalhes por ainda estar ligeiramente embriagado. Você sabia que aqui perto, em uma cidade vizinha, eles fabricam a melhor cachaça da região? Eu também não sabia. Hoje experimentei 18 sabores e amanhã bato meu recorde experimentando mais 26 sabores diferentes. Deseje-me sorte.
Ah!! Te manterei informada sobre esta empreitada. que a bandeira dos empregados estaeja levantada!
Vou ao banheiro.
Com carinho e malícias do Briguella (eu mesmo)

Cartas - Esmeraldina escreve para Baloardo

Querido Doutor Baloardo
O senhor me desculpe, mas deveria dar umas férias pro coitado do Arlequim, tadinho, reclama o tempo todo que está com fome e pede duas moedinhas pra qualquer pessoa que lhe aparece na frente. Por isso deveria lhe dar um aumento justo, para ele me comprar um presentinho, afinal eu mereço!
E aproveito para te mandar essa carta agradecendo pelos remedinhos que me emprestou para dar ao Pantaleão, foram supimpas, porque nos fins das contas o velho soviníssimo ficou tão mão aberta e alegrinho que até me pagou pra não ficar em casa, é segredo, mas deve ter aprontado alguma com o Briguela.

Grata Doutor.
Beijos da empregada do Pantaleão,
Esmeraldina.

Cartas - Arlequim escreve para Baloardo

Porto Alegre Porto Triste Porto Risonho Porto Suíno Alexandria Monte Sulinos Alpes anadenseIbatexas Jundiaí 25 de fevereiro de 1432

Carro riquíssimo Doutor... cá estou eu aqui já hoje aqui pra dize pro senhor... omem bom... que cá Arlequim eu to aprendendo escrever... vim aqui escrever cá Arlequim eu que tenho uma notícia exclusiví cisma pro senhor... uma notícia que vai balandar o mundo redongulo... todas as atmosferas vai entra em erupção... as montanhas vão sai voando... o ceu vai até mudar de cor... uma noticia que seu nariz vai beja o chão... o cristo redentor vai abraçar a estatueta da igualdade... sabe aquela que tem mão em chamâs dos estrangeiros... Beth ouvem...que falaram pra Arlequim eu que é um omem cantos compôs ator antigo... vai rcus citar depois de souber... sentai Doutor... Arlequim eu vai começa a dialogar a notícia impo tante... o seu vizinho... Pantaleão miserável...é um Rústico... sabe... aqueles omem que vem da Russia... aquele distrito frio... pois é... des cobriu eu Arlequim eu sozinho... quando vi seu certidão de intensidade... li com meus olhinhos de 43 anos 3 meses 7 semanas 2 dias 25 horas 67 minutos 21 segundos e 23ºC... cada um... des cobri ainda que ele é um comum nista... participou da revolução Rústica de setembro do outubro passado do lado do Lenini... sabe... ele segue té uma religião chamada... marqui sista... sabe... não sei se já reparo... ele só usa vermelho deixa a bara=ba cresce e tudo mai... essa raça é perigosa patranzinho... eles estrupram crianças... são ateu... não sei o que é ateu não... deve se algo que pertence a outra pessoa... que se pertencesse a mim Arlequim eu seria AMEU... não é mesmo... mai patranzinho ninguém pode sabe que eu falei tudo isso... fofoca é a 13º picada capital... magina... se alguem souber... portas do céu serão fechadas a Arlequim eu... mai tambem nem tudo é disgraçané patranzinho... por tanto tudo isso custará um bocado pro senhor... A partir do meses que vem... meu salário deve ser aumentado... fora o aumento tenho que recebe tiquite alimentar... tiquite transporte... tíquite saúde... tíquite plano odontológico...tíquite acesso a internet... tíquete TV a cabo... tiquete viagem pra África... tiquete aposentadoria... tiquete morte segura... tiquete segura a vida... tiquete antiassalto... tiquete antisequestro tempestade...relampago e trovoada... tiquete passeio no parque ecológico... tíquete cirque du soleil... tiquete vale copa 2014... tiquete carnaval permum tucano... mais meu 10cimo terceiro.

Obrigado pela tensão
Arlequim.

Cartas- La Loca de La Pelota de Carne escreve para Arlequim

Arlequinzinho!

Aqui es la próloga! La Famosa '' La Loca de la Pelota de Carne''.Te gustaria trabajar par mi em mi programa televisivo?
Terremos un quadro '' Los muertros de Hambre'' que és la tua cara.

Bejos
La Próloga!

Cartas- Matamouros escreve para Arlequim

Arlequim

Su energumero safado sujo!
Piensas que no ha te visto con los ojos en las nadegas de mi novia?
AHH SALAFRÁRIO ORDINÁRIO: Ey de torcer tu pescocinho sucio,malandro!

Cartas- Florindo escreve para Arlequim

Arlequim,
Outro dia vi você subindo no muro lá de casa,sorrateiro,adentrou de gardênias,pulou o canteiro de Lírios do campo,desviou da plantação de morangos e se agaixou diante do pé de Canabis sativa que cultivo há anos!
Meia hora depois,o senhor de levantou,mal conseguia andar,estava muito loco,e voltou para sua caverna.Isso faz 2 anos.E desde aquele dia infeliz,você vive esfomeado pra cima e pra baixo.
Porém, tenho uma boa notícia para te dar.Ou melhor,uma boa e outra ruim.Qual você prefere que eu escreva primeiro:bom,vai a boa:a pessoa que me vendeu as sementes(um conhecido do Bloguela) disse que se usado de forma exagerada e estúpida o efeito dura de 6 meses até 3anos.Portanto falta apenas 1 ano para sua fome passar.A notícia ruim é que existem casos com sequela permanentes:FOME.

Te cuida!

Abraços de Florindo Aretusi

obs:Nunca experimentei CANABIS

Cartas- Esmeraldina escreve para Arlequim

Arlequim

Olá,sinto sua falta,não apareceu mais aqui na casa do Pantaleão,e o Matamouros está viajando não o que temer.
Podíamos combinar qualquer dia de fazer um pagode aqui,né?!O velho está ficando tão surdo que nem ia perceber,daí podíamos cantar e dançar por muito tempo,como fazíamos antes.
E além do mais posso separar umas coisinhas gostosas para comer,pegamos o velho Barreiro do Pantaleão e tá feita a festa!
Me manda notícias!

Beijinhos Esmeraldina

Cartas- Pantaleão escreve para Arlequim

Saltitante Arlequim...

Estou lhe escrevendo para propor um pacto com você,isso porque ando muito preocupado com a chegada do Capitão Matamoros.
Os gastos com meu casamento com Isabela,a cobertura do bolo de cenoura,já estão fora do controle e não tenho como pagar o Capitão neste momento.Você tem que me ajudar nessa, Arlequim!Suas idéias mirabolantes sempre me surpreendem.
O pacto é o seguinte:caso você consiga me livrar da dívida com Matamoros,te convido a trabalhar comigo,pagando 2% a mais que Baloardo te paga!E você ainda terá todas as regalias que ofereço a Briguela,criado muito insolente e que dispensarei em breve.
Por obséquio,seja breve em dar-me uma respposta.

Ansiosamente,
Pantaleão José da Silva
07/07/2010

Cartas- Baloardo escreve para Arlequim

Caro Arlequim,

Como meu empregado,não posso permitir que fique se ''enroscando'' com aquela menina,serviçal do meu vizinho,mestre Pantaleão,chamada Esmeraldina.
Deixe as vias do pecado,ou como está escrito na Bíblia:''Dominum patologium nostrum patreum ralaum eum rolaum'' .Tenho certeza que sabe do estou falando.Num outro momento,vide João 16:17.
Outra coisa que estou para lhe falar é a sua gula.Sei como gosta de sanduíches de três andares,mas você precisa se afastar dos meus pães de torresmo

Até Logo
Dr. Baloardo

21 julho 2010

Cartas - Matamoros escreve para Baloardo

Doutor Baloardo,
[Para que cara feia? Na vida ninguém paga meia]

Doutorzinho
Por favor, no hables a ninguén o que te voy a pedir! Pero siento mucho mucho miedo de las injeciones. No me apareça con estos instrumentos de tortura en la frente de los otros, pricinpalmiente en frente de las mujeres. no pega ben.
Se contares a alguien el conteúdo desta carta, JURO MATAR-TE, CABRÓN

PS: Doutore, fiquei sabendo que já fueste capitón! Como se passo isto?



Tudo sucede súbito
eu não faço expludo!
[os poeminhas são de Paulo Leminsky]

Cartas - Florindo escreve para Baloardo

Senhor meu sogro,
Sua filha é demais! Andamos fazendo umas amizades sensacionais! Mas fique tranquilo! Isabela está se divertindo como nunca!
Gostaria de parabenizá-lo pela criação que deu a sua filha. Ela é aberta a novas experiências e está sempre muito excitada.
Gostaria de aproveitar o momento íntimo de "pai" para filho para perguntar como andam as ações da NASDAQ. Sei que o sr. tem acções e que estão valorizadíssimas! Levarei uma procuração para o senhor assinar para que eu possa, enfim, assumir a família.
O que é seu é meu e nada de vice versa.
Pode ser amanhã? Afinal de contas, o que não tem remédio, remediado está!

Abraços cordiais de seu genro
Florindo Aretusi
*****

Cartas - Arlequim escreve para Isabela

Gavião Peixoto Urubu Peixoto Pombinha Peixota-Xoxota Uguarai Uruguai
Belo Horizonte 32 de março de 1455

Isabela... Arlequim eu... seu pó bre pregado... vim té aqui eu cá Arlequim eu... lhe trazer uma notícia triste... triste de si vê... triste de pensa... triste de sabe...triste de fala... mai é obrigação minha faze parte de Arlequim eu e informar tudo que patroazim você... o seu amado... ó pobre Isabela... Florindo... virou ator... mais a vida é compricada... pobre home não ranjava emprego... então virô ator por nô... sabe... nô aquele teatro dos japonês... aqueles que não abre o olho quando acorda e passa o resto do dia de oio fechado até dormi denovo... então... virô ator por nô... fez vídeos exóticos prum sítio da intenet chamado Sakurinha... vi eu Arlequim eu...com meus próprios olhinhos de 2 anos 4 meses 3 semanas 2 dias 24 horas53 minutos 41 segundos e 4ºC... cada um... um vídeo que Florindo ficava co a cara toda pintada de branco e aparecia pelado no meio de um monte de japonesa pelada...Arlequim eu gostou de vê... de vê as japonesas.. não o Florindo... mai trabalho é trabalho... em fim... nem tudo é desgraça.. mai como a senhora é uma dame não vo cobra da senhora... mai avisa seu paizim... que ele tá devendo a Arlequim 4 moedas de ouro pela informação...

Arlequim

Cartas - Esmeraldina escreve para Isabela

Olá querida Isabela, a mais querida Tomatella
(por ser ruiva, que me lembra tomate)

Só lhe mando esta carta para parabenizar pelo marido que possui, Florindo é tão delicado, carinhoso, amoroso e bom de cama (como você mesma disse). É realmente uma mulher de muita sorte, tem uma marido tão fiel, tão lindo. Isso é para poucos.

Não estou reclamando do Matamoros, não, não, muito pelo contrário, ganhei na loteria ao me casar com ele. Aquilo é um tesouro de diamantes. Por mais que eu tenha que matar baratas para ele de vez em quando.

Gostaria de saber uma coisa, qual o nome do perfume que você usa mesmo? Minha tia uso esse mesmo perfume e acabou de descobrir que era traída pelo marido. Daí queria prevenir.

Beijos da sua mais nova amiga
Esmeraldina

Cartas - Pantaleão escreve para Isabela

Doce Isabela,

não podes conceber o júbilo em que me encontro com a proximidade de nosso
matrimônio. É uma pena nos falarmos tão pouco, entretanto estou certo de que isso
se deve a teu grande recato, característica que muito admiro em ti.
À distância, fico a sonhar com os beijos que colherei de teus lábios virgens e mais
todas as benesses que só um verdadeiro amor encerra. Seremos muito felizes
juntos.

Estou acertando o contrato de casamento com teu pai, meu velho amigo Baloardo.
Tens visto Florindo? Nas últimas semanas, ele tem passado algumas noites fora
de casa. Isso nunca ocorreu com tanta freqüência. Florindo sempre foi muito
namorador e já me fez desembolsar fortunas para abafar escândalos como
desonras de donzelas do campo ou abortos de senhoritas da nobreza local. Um
terror esse meu filho. Puxou ao pai. Também aprontei as minhas na juventude. Faz
parte do amadurecimento. Só que tudo isso são coisas das quais te protegerei.

Nasceste para o idílio, para o amor casto, e sou eu o agraciado, o escolhido para
acompanhar-te neste intento.
Escrevo estas linhas com uma pena que molho no tinteiro que é meu coração.
Despeço-me queroso de tua figura iluminada e ansioso com a união de nossas
almas para todo o sempre.

Mil beijos do teu, todinho teu
Pantaleão José da Silva

ps: creio que os sumiços de Florindo devam-se à viagem que arrumei para ele. Em
breve, ele irá estudar no exterior. Quero ver se ele toma jeito. A viagem, creio, está
deixando-o ansioso. Tu, Isabela, que conhece Florindo desde a mais tenra infância,
poderias fazer o favor de auxiliá-lo no que for possível? Vejo que ele precisa
desabafar.
5/7/2010

20 julho 2010

Cartas - Pantaleão escreve para Baloardo

Caríssimo Doutor Baloardo,


Estou sem palavras para expressar a alegria que sinto com teu consentimento para o matrimônio de Isabela, sua distinta filha, com este velho amigo que te escreve.


Inseguro estive durante muito tempo, pensando se seria adequado investir na idéia desse matrimônio, afinal eu e Isabela temos 63 de diferença um do outro. Só que sou um eterno adolescente, meu caro amigo! Sei que tenho muito a viver e que posso fazer Isabela muito feliz.


Parece que foi ontem que lhe chamei para apadrinhar meu filho Florindo. Isabela nasceu na mesma época, te lembras? Hoje, passados tantos anos, vejo que valeram a pena todas as angústias e contratempos. Hoje, sou um homem muito mais tranquilo. Já não sofro mais por qualquer coisa.


O que, Briguela? O Capitão Matamoros?


SOCOOOOOOOOOORRRROOOOO!!!

Cartas - Esmeraldina escreve a Pantaleão

Pantaleão (o velho sovina, porém cheiroso)

Declaro que a AEP (Associação de Empregados do Pantaleão) está em greve, e por tempo indeterminado.

E assim o senhor vai ter que se virar sozinho na cozinha, com os cobradores de dívidas e principalmente com o cadarço do seu sapato.

Só voltamos atrás com a greve se o senhor voltar a nos dar aqueles tickets de bolacha do Jaú Serve, caso contrário, trato não feito.

E se fizer o que reivindicamos, poderei fazer de sobremesa aquela torta de chocolate. O senhor pode até ser sovina, mas não deixa passar uma sobremesa dessas.

À espera de um trato,
sua empregadíssima
Esmeraldina

Cartas - Doutor Baloardo escreve a Pantaleão

Caro Pantaleão,


Fico contente com sua satisfação em se casar com Isabella.


Sei que tem tudo para fazer minha filha feliz e, apesar da idade que tens, há de me dar muitos netinhos.


Apenas gostaria de saber se me respondaria esta pergunta que estou prestes a lhe fazer e que não me sai da cabeça. Não o julgo, Pantaleão meu caro amigo, cada um vive com se compete e portanto, não querendo parecer incisivo, vou lhe perguntar o seguinte, pois ando reparando que há anos não trabalhas, não trabalhas em nada que importe, como, por obséquio, como sustentará minha filha quando não depender que eu a sustente?


Os mais sinceros
Dr. Baloardo

Cartas - Arlequim escreve a Pantaleão

São Carlos Noruega Irlanda Bahia Rio de Janeiro Sertanzinho África Brasil, 24 de fevereiro de 1537

Ilustre Pantaleão,,, Como cê pode ve to Arlequim eu aprendendo escrever,,, Ta deficil essa lingua portulgasa ai,,, é complicado cada palavra,,, To te escrevendo pra dize como senhor é omem bão e pra fala que Arlequim eu tem uma notícia,,, só que pra fala notícia tenho que fala tempo passado,,, Arlequim eu tem nome completo,,, chamam-me eu de Arlequim Fonseca da Costa,,, Arlequim pai veio pras províncias Brasil ainda quando Arlequim eu era Arlequinzinho de 3 meses 4 dias 8 horas 23 minutos 44 segundos e 32oC, segundo falou primeiro em fermera do hospicialgrande que chamam de santa casa,,, deve se alguma santa como santa da paciência da conceição,,, santa gertrudez dos olhos veios,,, santa margarida da rosa murcha,,, santa felizmena do polvo triste e todas essas divim idades,,, Arlequim pai quando chega em provincias do Brasil tinha que escolhe entre entra pra selva ou fica no litoral do mar,,, ai Arlequim pai quiz ficar no litoral do mar,,, tem peixe pra pesca segundo ele disse ca,,, dai tevi que fica com nome de costa,,, e Fonseca porco que vo Arlequim pai do Arlequim pai morava nas provincias itálicas e tinha nome assim desde que nasceu,,, bem possil vê mente pai do Arlequim pai era filho do Arlequim pai do pai do pai que veio do pai do pai do pai do pai filho do pai do pai do pai do pai da puta do pai te chega nos Arlequim de Nan ter dal,,, deve ser nome estrangero,,, falaram pra mim Arlequim eu que é Nan ter dal macaco Arlequim,,, mai eu não acreditei não,,, quando Arlequim tinha 7 anos 8 meses 3 semanas 5 dias 22 horas 43 minutos 25 segundos e -3oC conheci na selva de pedra de seu paulo um ator de cinema,,, ele fei aquele filme,,, Nosferato,,, o vampiro sabe,,, ome que toma sangue,,, nome dele era Josué Serra ou José Serra,,, alguma coisa desça ai,,, quando Arlequim eu tinha 7 anos 8 meses 3 semanas 5 dias 22 horas 43 minutos 25 segundos e -3oC ele era ministerio da saude,,, não sei que é ministério,,, sei que é cemitério,,, como quase são iguais,,, então ministério deve seonde terra gente que morre de doença de saúde,,, e cemitério onde terra gente que morreu de morte morrida,,, ele devia ser o enterrador,,, Mai Arlequim eu descobri que esse ano ele vai vira canjicado da presidência,,, presidência também não sei que é,,, deve se ome que trabalha nos presiduos,,, sabe,,, onde prende omem criminoso,,, mai canjucado eu sei muito bem que é,,, delícia que só vendo,,, mai não sei o que faz omem que trabalha de canjicado,,, será que faz canjica,,, então deve se isso,,, ele vai faze canjica pros presos,,, mai eu quero falar outra coisa,,, Arlequim eu fiquei sabendo,,, que ele vai precisa de omem pra trabalha com ele,,, caldo de confiança,,, e que vai ganha muitas moedas de ouro o ome que trabalha,,, como Arlequim eu é muito bom,,, Arlequim eu sabe que só o senhor é pessoa de quada pra trabalha pro Nosferato,,, Mai a informação não pode se de graça não,,, pela carta escrivida 2 moedinhas,,, pela boa vontade de Arlequim eu passa informação 2 moedinhas,,, por Arlequim eu ter paz sado informação certa 2 moedinhas,,, por Arlequim eu ter conhecido Nosferato 2 moedinhas,,, por Arlequim eu ser seu vizinho 2 moedinhas,,, por Arlequim eu ter te conhecido 2 moedinhas,,, por Arlequim eu tá com fome 2 moedinhas,,, o senhor pode depois sita na minha conta contente no Banco do Brasil,,, agência 1777-0 conta contente 7253-X em nome de Arlequim Fonseca da Costa.

Aperto de mão
Arlequim

Cartas - Matamoros escreve a Pantaleão

Pantaleão,

No voy perdonar su dívida. Nunca! Se usted piensa que voy hacer cuerpo mole, engana-se! Voy dejarte en la miséria! Voy levar-te embora estas ropas, esta camisola vermelha q tu usas, levaré tus empregagos e tu hijo maricón! Voy até el infierno procurando tus moedas, cabrón: no me vengas con tolices. No me interessa vostro casamenti con Briguela, Tomatella ou Isabella! Quiero sabe de la grana, la bufunfa, las verdinhas! Se fueste un hombre honrado e digno, no terias se endividado comprando todas aquelas tralhas de pesca, de cama, de mesa e baño.

No pienses tu que convidar-me para conversa de amenidades irá abonarte!!


HUA   HUA   HUA   HUA

Ass: El sanguinário Matamoros!

Dramaturgia via correio

Por conta de certa insatisfação do grupo com relação à dramaturgia do nosso espetáculo Isabela, a astróloga de araque, estamos reconstruindo a narrativa a partir da realidade que vivemos hoje e a partir também de um procedimento que utiliza tecnologia de ponta: cartas!

Pois é. A idéia surgiu espontaneamente num dos encontros do grupo nesse mês de julho. Estamos bombardeando-nos mutuamente com cartas, cada um escrevendo como seu personagem, Pantaleão, Isabela, Próloga, Arlequim, Briguela, Esmeraldina, Florindo, Doutor Baloardo, Capitão Matamoros. Isso está provocando altas descobertas e revoluções na gente, afinal, nascemos imersos na era da internet, onde o envio de cartas pelo correio, pra grande parte das pessoas, não faz mais sentido. O Preto no Branco está recuperando esse sentido. Acompanhe aqui no blog!