05 junho 2014

Como foi a Oficina de ontem?

Ontem realizamos uma Oficina no anexo do Auditório Bento Prado Júnior na Ufscar em parceria com a CCult. Das 14h30 até as 18h30 apresentamos nossos jogos, treinamentos além da Método de Composição. Fabiano Lodi fez uma apresentação de Slides com um breve histórico do Método de Composição mais algumas fotos do nosso processo que foram apresentados no final do dia. 
A tarde de trocas foi muito rica. Todos que estiveram presentes além de vivenciarem parte do que estamos fazendo ainda nos trouxeram muitos encaminhamentos. Poder perceber a participação de todos nos jogos, olhar as composições e criações nos possibilitou uma visão mais ampla de todo o processo que estamos passando. Aqui fica o nosso muito obrigado a CCult e a todos os participantes da oficina. Confira as fotos de ontem:

André e Lodi 

Um dos treinamentos com o bastão

bastão em movimento

prática

a leitura da estrutura da composição

apontamentos

apresentação da composição

composição 

apresentação de uma composição

e no final: todos!










Segunda e Terça com Lodi

Na última segunda e terça tivemos trabalho em dobro com Lodi. Confira abaixo as fotos e relatos dos dois dias de trabalho:


Segunda das Correrias


Na segunda-feira o dia foi tomado na manhã, tarde e noite pelo Processo Sapateira. Na manhã Bruno Garbuio, Fabiano Lodi e Fernando Cruz foram até o centro de São Carlos para comprar alguns objetos para serem usados nas cenas. Andando pra lá, Andando pra cá, acabamos trombando com um vendedor de Goiaba que contou um pouco da sua história e revelou ser primo do outro Vendedor que foi preso em São Carlos ( Assista o vídeo AQUI). A conversa descontraída contou com vários relatos de como foi a prisão, o que aconteceu antes e depois. No meio de piadas e risadas, soubemos também da onde vieram, como chegaram a São Carlos e que a apreensão dos produtos por Fiscais acontece com mais frequência do que imaginamos. 
Durante a tarde nos dirigimos para a Oficina Cultural onde focamos no treinamento e na sequência mergulhamos de cabeça na Criação da Cena do Jesus, como Lodi chamou. Essa cena foi fruto de um exercício onde o grupo foi dividido em duplas que fizeram uma prosa baseada na Sapateira Prodigiosa do Lorca. Fernanda Marinelli e Fabiano Lodi no trabalho deles fizeram uma narração de uma parábola onde contava a história do Sapateiro e da Sapateira. A partir desta provocação fomos para a cena e começamos a construir algo. 
Na noite nos dirigimos até o Espaço Provisório e por lá focamos nas cenas que começamos a montar da Sapateira Prodigiosa. Passagens daqui, jogos de lá, tudo aos poucos foi dando algum corpo a cena que continua de em processo de montagem.












Terça das Finalizações


Na terça-feira nos reunimos tarde e noite no Teatro Municipal de São Carlos. Durante a tarde o foco foi treinamento e exercícios que possibilitassem a experimentação física de algumas sensações que vamos levar para a cena. Após essa primeira parte recebemos a visita do Hever Costa do Jornal Primeira Página, que nos entrevistou e fez algumas fotografias do ensaio. Na sequência voltamos para as cenas e retomamos a criação da Cena de Jesus. Lodi provocou todos a mergulharem no Improviso da cena e muitas coisas surgiram a partir daí. Após o trabalho prático sentamos para a conversa que esclareceu e apontou várias encaminhamentos no processo. De costume fizemos o nosso lanche da tarde para enfrentarmos a noite das Passagens. Durante a noite mergulhamos na passagem de todas as cenas até então criadas, que são: SAPO DE FORA; GOIABA; SAPATEIRA - PRÓLOGO, CENA 2,3,4,5 e 6. 
Filmamos e tiramos fotos das cenas que foram assistidas e comentadas pela Elisangela que trabalha no Teatro Municipal. Depois de tanta coisa, tantos olhares e apontamentos sentamos para fechar o dia e encaminhar as coisas para a Oficina que realizamos na Quarta-feira. 

no espaço provisório
Entrevistados por Hever

No espaço provisório

a cena das vizinhas
Elenco + Lodi + Cruz no Teatro Municipal





Jacarandá

04 junho 2014

Matéria Primeira Página

Ontem o jornalista Hever foi até o nosso ensaio para entrevistar Lodi e o Grupo Preto no Branco. Quer saber o resultado da entrevista?
Clique AQUI e leia na íntegra a matéria que saiu no jornal de hoje.

02 junho 2014

Oficina Quarta!

Lembrando que na próxima quarta(04) faremos uma oficina na Ufscar em parceria com a CCULT
Na ocasião trocaremos com os presentes as práticas de montagem, compartilhando nossos procedimentos, jogos e treinamentos.
Vamos?
GRATUITO!







Sexta, Sábado e Domingo com Lodi

Na última sexta(30) Fabiano Lodi chegou em São Carlos para mais um período de intensivos, desta vez vamos estender até terça e na quarta faremos a Oficina na Ufscar.
Saiba um pouco mais de cada dia do final de semana recheado de trabalho:



Sexta com cenas


Na sexta, primeiro dia de encontro com Lodi, nos reunimos no espaço provisório durante a tarde e noite para treinarmos, passarmos as cenas e consequentemente no meio deste processo levantamos diversos apontamentos sobre o trabalho. No primeiro momento o foco foi os jogos e treinamento. Durante um tempo considerável trocamos os bastões buscando cada vez mais a verticalidade, as desamarras com as tensões e os pés no chão. O foco sequencial foi o mergulho na Cena da Goiaba que foi toda destrinchada, revistada e bem trabalhada. 




Sábado com Expressão


Já no sábado nos reunimos no Ballet Expressão durante a manhã e tarde. O trabalho de treinamento foi mais conciso e pontual. Despertamos os nossos corpos e fomos direto para a Cena Sapo de Fora. Assim como havíamos feito com a Goiaba um dia antes, no sábado destrinchamos, trabalhamos com as minúcias e detalhes do Sapo de Fora. Durante a tarde focamos nas Cenas da Sapateira Prodigiosa. 




Domingo com chuva


E no domingo, para fechar o final de semana, nosso duplo de jornada dupla foi no espaço provisório que o Preto no Branco tem feito seus ensaios. Durante a manhã fizemos um trabalho bem focado de treinamento, com buscas nos viewpoints vocais. Na sequência fomos direto para a repassagem das Cenas Goiaba e Sapo de Fora. Após o almoço fomos direto para a Sapateira. Experimentamos, testamos, jogamos e criamos novas cenas a partir do que já tínhamos. No fim do dia sentamos para conversar e levantar as crises, críticas da criação. Muitos apontamentos surgiram. Discordamos. Concordamos. Pontuamos o que achávamos que era necessário.



Hoje...








O Trabalho continua! Fique ligado no nosso blog que em breve teremos novas postagens sobre o andamento do trabalho.
Jacarandá

Aqui fica o nosso muito obrigado ao Ballet Expressão pela cessão de espaço
e o Apoio Cultural do Restaurante Restaurante Roda Chopp.