23 abril 2011

A Trajetória do Herói

Ou melhor... A trajetória do Nozeróis!


Caminhando e Caminhando o Projeto Nozeróis não pára de forma alguma.
O Projeto, que recebe este nome por ser baseado em uma crônica de Lourenço Diaféria chamado HERÓI, MORTO, NÓS , começou sua trajetória no ano passado, 2010, a partir  das pesquisas que giravam em torno da Tragédia Grega, mais precisamente , na obra Antígona de Sófocles.Tomando vários rumos, Nozeróis foi instalação em São Paulo, onde visitamos o campo da Astrologia, considerando a necessidade de muitos heróis saberem de seu destino.Pisamos ainda no campo de Joseph Campbell que diria que NÓS somos os heróis de nossas próprias jornadas simplesmente por atirarmos na vida ,esta grande aventura. Passamos pela pesquisa de campo considerando, ainda. que nós somos heróis e que temos outros, muita vezes estereotipados, que nos apegamos , que nos servem como ídolos por algum motivo, buscando assim na literatura e nos quadrinhos os pontos de intersecção entre eles e nós.Depois de tudo isso Nozeróis tomou o rumo da Mitologia no início de 2011, visitando desde a mitologia Greco-romana até a Européia e Americana. Caímos em vários campos, o projeto tinha um linear mas não tinha um foco preciso, assim fomos as visitas nas instituições como A.A (alcoólicos anônimos), onde escutamos muitas histórias interessantes, e centros de Umbanda, onde vivenciamos várias experiências novas considerando a religião , ligação dupla, uma forte manifestação heróica. As pesquisas não pararam, paralelo a tudo isso, fomos buscando na dramaturgia mundial peças que relacionavam a nossa proposta, lemos e relemos dezenas de obras, entra elas  grandes peças de Bertolt Brecht até comediantes romanos, como Plauto.Tivemos também um grande trabalho de corpo ministrado pela bailarina Lia Crempe que trouxe para o Preto no Branco uma proposta de busca pelo heroísmo nos nossos ancestrais, pais, avós, tios e etc., onde ficamos com uma relação ,a todo momento,com a terra , ganhando um sentido metafórico.O Trajeto não parou, visitando o campo das histórias em quadrinhos fizemos a Intervenção , apresentadas em São Carlos(Grito Rock e SESC) e Araraquara, que recolheu materias que serão acrescentadas ao nosso trabalho de montagem.Depois de tudo isso o projeto foi recortado, visitando todo este campo chegamos a uma palavra chave para o Nozeróis:
TERRA ... coincidência?
A partir da música Cio da Terra, composta por Milton Santos, e o livro Grande Sertões Veredas de Guimarães Rosa, chegamos a um tema mais fechado dentro do projeto, os heróis que se relacionam dia e noite com a terra, com o campo, com o suor da lavoura, roças e pastos. Houve uma provocação da Prof. Marcília Rosário, que encaminhou algumas peças a maioria escritas nas décadas de 60 e 70, sobre este recorte.Segundo ela tínhamos que recortar um pouco mais focando mesmo em alguma região do nosso vasto Brasil e desta forma ainda visitando o universo do caipira, chegamos ao livro Parceiros do Rio Bonito de Antônio Cândido e a trechos do livro O Povo Brasileiro de Darcy Ribeiro, concluindo com o foco no caipira Paulista.
O cômico de tudo isso, foi que todos os integrantes do grupo estão totalmente relacionados com estes caipiras paulistas, nossos pais vieram do sítios, nossos avós contam histórias da roça e já ouvimos muito Cururu e música sertaneja de raiz. Tivemos que dar a volta no mundo todo para cairmos novamente no nosso chão.Mas, não importa o destino, ou melhor, até importa, porém o trajeto foi e está sendo muito interessante.

Darcy Ribeiro


Darcy Ribeiro no Roda Vida


Documentário : O Povo Brasileiro (Parte I)



Antônio Cândido.
  

Breve entrevista com Antônio Cândido



Música Cio da Terra






Jacarandemos.

Ademar Guerra

O ator de Sorocaba  que cursou direito em Campinas, onde iniciou suas atividades no teatro em um grupo amador, depois mais tarde migrando para São Paulo para ainda cursar direito e mais uma vez se envolver com o teatro em outro grupo, foi um grande encenador, diretor e hábil condutor de grandes produções, principalmente musicais.Ademar Guerra, o homem do teatro profundamente conectado com o seu tempo, fez história, fez teatro, fez arte no nosso Brasil. E não é à toa que existe um projeto denominado Ademar Guerra, e o mais belo, este projeto além de homenageá-lo tem como ideologia o incentivo ao teatro do interior, propiciando desta forma orientações artísticas para os grupos selecionados.








'' Este incentivo e valorização de grupos visa fomentar a formação de público e alimentar a vida cultural das comunidades que não dispõem de escolas ou cursos para suprir a carência de suporte técnico na área artística, valorizando assim a produção cultural destas cidades.
Além disso, o projeto possibilita o intercâmbio de informação e experimentação de novas linguagens cênicas para diretores, produtores, atores, cenógrafos, iluminadores e figurinistas.'' (palavras retiradas da descrição do projeto)

E mais uma vez, pelo terceiro ano consecutivo, o Preto no Branco participará do projeto. Desta vez receberemos a orientação do artista Fabiano Lodi.

Confira os outros grupos aprovados e conheça o Projeto.



Jacarandemos!

Em breve traremos mais novidades.


19 abril 2011

Desajustados do Arrabalde








.

O que podemos fazer no 3 ATOS?


São Carlos ganhará um grande presente, A Escola de Artes Cênicas 
3 ATOS!


Com a proposta de trazer as artes cênicas de uma forma relevante e sensível a nova escola de Artes promete chegar com tudo. Com grandes profissionais da área cênicas de São Carlos como os parceiros Alexandre Rodrigues, ator e diretor, e Grazielli Cerroni, bailarina, a instituição visará buscar a alma artística percorrendo um caminho que desvie do produto artístico.Buscará ainda uma formação que vise a busca pelo alcance da compreensão de si mesmo e dos seres humanos,considerando-os como transformadores de si e dos demais que estejam no meio no qual estiverem inseridos.

Conheça a escola, converse com os professores, saiba mais...
Vá fazer Arte!

                                                      




                                    
                                       
                                                                        www.escola3atos.com






.