11 agosto 2016

A Sapateira Prodigiosa em São Carlos com intérprete de Libras


Em 18 de agosto cumpriu-se 80 anos da morte de Federico García Lorca, autor do texto La Zapatera Prodigiosa, que inspirou a criação de nossa versão adaptada às questões do Brasil contemporâneo. Algumas semanas depois, neste 03 de setembro, o grupo move-se mais uma vez em direção ao público. Com borbulhações ainda presentes convidamos o público para um mergulhar neste universo. *** Especialmente nesta data teremos presente na apresentação um intérprete de Libras, que fará a leitura da peça simultaneamente. ***

SINOPSE
Criada a partir do texto teatral escrito pelo poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca, A Sapateira Prodigiosa apresenta variados aspectos do convívio comunitário entre os moradores de um bairro emergente, em que vive um prestativo Sapateiro recém-casado com uma mulher "de fora". Ela foi considerada culpada pelo mal-estar que se estabeleceu entre todos desde sua chegada, devido à cobrança de tarifa imposta aos vizinhos pelos serviços profissionais até então feitos como favores pelo Sapateiro. Com isso, iniciam uma série de acusações entre si, deflagrando embates éticos e sociais em nome de suas verdades. A tradução é inédita e foi realizada por Wilson Alves-Bezerra especialmente para essa montagem. Projeto premiado no Edital PROAC de Montagens Inéditas 2014, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Em breve divulgares valores e pontos de vendas.
Confirme presença no evento clicando aqui

08 agosto 2016

Volta do "Ao Revés do Papel" em um espaço especial: Nós no VIII FULEC


Antes de qualquer coisa: FORA TEMER! 
E foi justamente este "mantra" entoado em vários cantos que levou a acontecer o VIII Festival Universitário Livre de Educação e Cultura.

Vamos para um breve histórico: O movimento estudantil da Universidade Federal de São Carlos em Assembléia dos Alunos deliberou uma Paralisação e depois uma Greve em resposta ao atual Governo Interino de Michel Temer, fruto de um Golpe Jurídico- Midiático. Durante alguns meses a Universidade consolidou uma série de debates, aulas públicas e outras atividades para discutir e olhar com atenção a conjuntura nacional. A democracia institucional votou pelo afastamento da então Presidenta da República eleita, Dilma Rousseff. A democracia na Universidade votou pelo fim da Greve. Os primeiros diziam: Fora corrupção , Fora ladrões, Fora PT! Os segundos: Fora alunos vagabundos, voltem a estudar! Fora Sociais! Fora pessoas de fora (?) infiltradas. 
No entanto, como já era de se esperar, um Movimento consolidado não poderia se abalar com uma decisão baseada em discursos individuais. A Greve se encerrou, mas o VIII FULEC veio para dar continuidade ao debate reinventando seu modo de fazer. Este Festival é uma alternativa que acontece desde a década de 90 na UFSCar e tem o intuito de manter os alunos na cidade durante as épocas de Greves e Paralisações. Não é a primeira vez que participamos do FULEC e também não é a primeira vez que a Universidade olha com carinho para a Cidade convidando os artistas locais e fazedores. No entanto é a primeira vez que atividades do FULEC foram descentralizadas da Universidade e passaram a acontecer em espaços públicos da cidade. Deste modo é com muita felicidade que o Grupo Preto no Branco apresenta a peça Ao Revés do Papel na Praça da Independência na próxima quarta (10) às 16h30. Essa praça fica entre o Carrefour e o Cemitério da Avenida São Carlos, lá há uma concentração grande de pessoas em situação de rua, além de ser muito próximo ao Albergue. 
Participaremos do último dia de atividades com a apresentação e na sequência uma Conversa sobre Cultura e Política.




SINOPSE 
Dizem que antes de dormir todos contam suas histórias. Três andarilhos, presos a uma existência insuportável, mantêm-se unidos e dependentes e, quando encontram um lugar para dormir, precisam ninar uma delas. Passam a contar e reviverem suas histórias, revelam-se frutos de suas histórias: uma mulher que dizem ter dançado com o Diabo, uma prostituta que sonhava se casar e um homem que carrega somente o que sobrou de seu passado. Naquela noite as histórias contadas os levarão a um caminho diferente e sem volta.

Gênero: Drama
Duração: 45 minutos 
Classificação indicativa: 14 anos

Ficha Técnica : Texto: Grupo Preto no Branco e André Rocha Direção: Fernando Cruz Figurinos e Cenários: Grupo Preto no Branco Iluminação: Fernando Cruz Produção: Fernando Cruz, Ana Garbuio e Nádia Stevanato Fotografia: Tati Zanichelli
Designer Gráfico: Marcelo Ducatti Orientação Musical: Eduardo Jazedje Orientação Vocal: Roberto Badra Colaboradores: Alexandre Rodrigues e Grazielli Cerroni Apoio artístico: Projeto Ademar Guerra Orientação Artística de Fabiano Lodi (2011) e Paula Ibañez (2012) Financiamento: Fundo Municipal de Cultura da Cidade de São Carlos 2011

Elenco: Ana Garbuio
Bruno Garbuio
Nádia Stevanato

Direção: Fernando Chiari Cruz




Achou curioso?
Quer conhecer nosso trabalho e nossas pesquisas?
Então, marque na agenda: