16 novembro 2012

Mostra Ocupa PB











  • Sede do Preto no Branco. Rua Major Jose Inácio, 1565, Centro
  • Em Novembro os grupos da cidade de São Carlos chegarão com tudo para ocupar a sede do Preto no Branco. É isso mesmo, grupos que durante o ano de 2012 estiveram nas suas correrias realizando suas brincadeiras de fazer teatro se encontrarão na sede dos PB's.


    Acontecerá nos dias 22, 23, 24 e 25 de Novembro a Mostra Ocupa PB com a presença de vários grupos e artistas da cidade de São Carlos.






    Fiquem ligados! Em Breve mais Informações!


    Programação Completa em breve!

    Organização: Preto no Branco e Tusp de Sanca
    mais informações em: http://www.grupopb.blogspot.com/

Domingo é dia de Cotia




No próximo domingo(18) o Preto no Branco estará em Cotia na Mostra de Teatro do Projeto Ademar Guerra. Fecharemos a mostra no domingo com o nosso novo trabalho o ''Ao revés do Papel'' as 17h no Centro Cultural Wurt que fia na Rua Adolf Wurt, 557 - Jardim São Vicente.

A semana que também não para!

Figurinos secando após o banho de chá
Fora os ensaios outras atividades relacionadas ao grupo continuaram sendo realizadas. Logo no início da semana estivemos na Ufscar no Departamento de Letras para um breve papo com o Prof. Dr. Wilson Alves Bezerra que nos orientará em um pequeno mergulho no universo de Federico Garcia Lorca, tema que estará presente na nossa continuidade de pesquisa do projeto Nozeróis.
Então quer dizer que já estamos pensando em montar mais uma peça?
Calma, o ''Ao revés do Papel'' continuará, ainda estamos trabalhando nele e temos muito que andar por aí, mas o projeto Nozeróis não pode parar, portanto aos poucos estamos retomando suas pesquisas que alimentam o grupo.
A correria não parou por aí, ainda estivemos em reuniões, planejamentos, limpezas e correrias para a realização da Mostra Ocupa Pb que acontecerá na semana que vem na sede do Preto no Branco

Tempo que não para, pessoas que não param!  Vamos que vamos! Jacarandá!


Após a limpeza e arrumação da casa os integrantes do pb fizeram uma grande panela de chá para banhar os figurinos da peça ''Ao Revés do Papel'' para que ficassem envelhecidos.

O blá blá blá dos ensaios

E como sempre é comentado neste blog, os ensaios mais uma vez estiveram acontecendo na sede do Pb. Um café ali, um papo lá e os corpos sempre na sala de ensaio limpando, brincando, jogando e visitando o ''Ao revés do Papel''. Ensaios com a presença do diretor. Ensaios só com os atores. Ensaios que não param... E por aí vai.  Jacarandá!

14 novembro 2012


O Tusp de São Carlos vai realizar a sexta reunião do ano para a elaboração coletiva do III A(p)arte da Vez de Sanca, que é um evento que reúne universitários, prioritariamente, mas não exclusivamente, que utilizam a arte para promover debates de interesse público.

“A arte existe para que a realidade não nos destrua”, disse Nietzsche, filósofo alemão. O nosso desejo é de oferecer resistência aos muitos empecilhos ao pensamento crítico que a contemporaneidade insiste em manter. A arte torna-se ferramenta 
eficaz contra o conformismo.

Se você tem interesse em debater sobre causas de interesse público, participe da III assembleia a(P)arte da vez, no TUSP (Teatro da Universidade de São Paulo) da cidade de São Carlos. O evento gratuito acontecerá na penúltima semana de novembro dentro do da Mostra do grupo Preto no Branco.

Elaboramos um aparte que acontecerá em vários locais da cidade, a partir de performances e intervenções públicas e tem por objetivo reunir universitários (ou não) que buscam meios artísticos para integrar o debate. As proposições deverão ser apresentadas exclusivamente com o uso da linguagem artística, ou seja, em forma de teatro, música, dança, literatura, artes visuais etc. Participe e expresse suas ideias.temos criado intervenções urbanas muito interessantes a cada novo encontro.

Em São Carlos já fizemos duas edições do A(p)arte em 2011, a primeira no Centro Cultural de São Carlos e a segunda na praça da XV. Já houve a participação de muita gente ligada a universidade ou não, muitos coletivos artísticos, agentes culturais e interessados em Arte da Cidade. Se você gosta de cantar, dançar, declamar, inventar, enfim...Participe!@!!
A nossa última reunião será amanhã ( quarta), dia 14 no Centro Cultural da USP.

13 novembro 2012

WORKSHOP E APRESENTAÇÃO TEATRAL “AO REVÉS DO PAPEL”





20/11– Terça-Feira– Workshop – 14h às 18h e Apresentação - 20h.

Público: Workshop atores, diretores e artistas em geral.
Apresentação – Indicação 12 anos.
Inscrições: 01/10 a 16/11
Seleção para Workshop:Carta de interesse.

20 vagas para Workshop
200 lugares para apresentação.

No período da tarde o grupo apresentará o processo criativo do espetáculo. Lendas que o povo conta, histórias que todo mundo já ouviu. Três andarilhos nos convidam a uma pausa no estado rotineiro para ouvir, ver e nos alimentar mais uma vez de histórias que nos levam para fora do lugar comum.


GRATUITO!

Endereço: Rua São Paulo, 745 – Centro - São Carlos/SP
.


Sinopse: Três andarilhos vagueiam num constante atrelar de seus bois, buscam lugares, olhos e ouvidos para que possam contar histórias. Tais histórias nutrem a continuidade de suas trajetórias, nutrem neles a esperança de que todos tenham uma história para contar. E partem, em busca de mais alimento.



Ficha Técnica:



Texto: Grupo Preto no Branco e André Rocha
Direção: Fernando Cruz
Figurinos e Cenários: Grupo Preto no Branco
Iluminação: Fernando Cruz
Produção Executiva: Fernando Cruz
Assistente de Produção: Ana Garbuio
Fotografia: Tati Zanichelli
Designer Gráfico: Marcelo Ducatti
Orientação Musical: Eduardo Jazedje
Orientação Vocal: Roberto Badra
Colaboradores: Alexandre Rodrigues e Grazielli Cerroni
Apoio artístico: Projeto Ademar Guerra
Orientação Artística de Fabiano Lodi (2011) e Paula Ibañez (2012)
Financiamento: Fundo Municipal de Cultura da Cidade de São Carlos 2012


Elenco:
Ana Garbuio
Nádia Stevanato
Bruno Garbuio

http://grupopb.blogspot.com.br/

11 novembro 2012

Preto no Branco na Mostra de Teatro em Cotia


Projeto Ademar Guerra realiza Mostra de Teatro em Cotia


Projeto Ademar Guerra, programa da Secretaria de Estado da Cultura, realiza de 15 a 18 de novembro, a Mostra de Teatro que encerra as atividades da edição 2012. O evento terá apresentações de 15 espetáculos criados por grupos que receberam as orientações artísticas do Projeto. A Mostra acontecerá  no Centro Cultural Wurt, na Rua Adolf Wurt, 557 – Jardim São Vicente – Cotia – São Paulo, a entrada é gratuita, informações: (11) 4613- 1894 e (11) 6060- 2669.

O Projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 pela Secretaria de Estado de Cultura com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior e litoral do Estado de São Paulo. Os artistas-orientadores atuam junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos. Atualmente o Projeto orienta 82 grupos, em 80 cidades atendendo aproximadamente 1.200 jovens artistas.

Desde março de 2012 os grupos selecionados pelo projeto participam de atividades de formação e qualificação em teatro por meio de orientações, palestras, oficinas, apoios para intercâmbios e apresentações em outros festivais, entre outras ações voltadas para o aprimoramento dos artistas dos grupos. A Mostra de Teatro apresenta um recorte dos trabalhos desenvolvidos trazendo à cena grupos que conseguiram concluir seus processos cênicos, é também uma forma de autoavaliação.

Para Aldo Valentim, coordenador do Projeto Ademar Guerra: "A Mostra de Teatro do Projeto Ademar Guerra marca a finalização de um ciclo e o inicio de outro, no qual os grupos que finalizaram suas pesquisas passarão por um estagio de inclusão das suas obras nos circuitos de validação em artes: festivais, mostras, prêmios, etc. Como frutos do Projeto esta ação marca a etapa em que os grupos ganham mais independência e autonomia com as suas obras."

Projeto Ademar Guerra tem a Curadoria Artística do diretor teatral Sérgio Ferrara, que trabalhou com grandes atores como Paulo Autran, Raul Cortez, Eliane Giardini e Rosi Campos, além de grandes dramaturgos como Maria Adelaide Amaral, Mário Bortolotto. Com Plínio Marcos, trabalhou no Teatro de Arena. Por sua direção do espetáculo Pobre Super-Homem, de Brad Fraser, ganhou o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor diretor.

A Coordenação Geral é de Aldo Valentim, consultor e pesquisador em gestão e políticas públicas. É Coordenador geral dos Projetos Especiais e do Projeto Ademar Guerra das Oficinas Culturais do Estado. Atualmente também ministra aulas de Políticas Públicas na Pós-Graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário SENAC. Tem 15 anos de experiência na área de gestão cultural. Coordenou o Projeto Ademar Guerra de 2003 a 2006.

 
Mostra de Teatro do Projeto Ademar Guerra

15/11 - quinta-feira
15h – Abertura – Sérgio Ferrara e Aldo Valentim
16h – Espetáculo "Entre cortes e naus – A Revolução das águas"  – Cia. Programa Vida Saudável – Bertioga
18h – Processo cênico – "Transitórios em Processo"- Cia. de Teatro Desde Amanhã – Ilha Solteira
20h – Espetáculo: "Histórias lá da Serra "– Grupo Anônimos da Arte – Botucatu

16/11 - sexta-feira
14h – Processo cênico: "O amor que se faz pelo sem fio" -  Cia. T.A.P.A – Taquaritinga
15h - Processo cênico:  "A menina, o bolo e a bruxa".  Cia. Novos Atores – Pindamonhangaba
16h - Processo cênico:  "Antilógica romântica – um amor no terceiro milênio"  – Núcleo de Pesquisa em Psico-teatro Pedagógico Social – Itapevi
17h – Processo cênico: "A Lição do Rinoceronte Careca" - Grupo Ágape – Tupã
20h – Espetáculo: Kworo Kango-Histórias e Memórias – Grupo Fênix – Tupã

17/11 - sábado
14h - Processo cênico – "A árvore dos mamulengos" - Cia. Teatral 1 Ato – Valparaíso.
15h – Processo cênico – "Como panqueca"- Grupo de Clowns e Palhaços Gandaiá – Indaiatuba
16h – Processo cênico – "Um certo Moliere"- Corpo Municipal de Atibaia – Atibaia
17h - *Espetáculo – "Blanche" - GAL – Poleiro dos Anjos – São José do Rio Preto
20h - *Espetáculo – "O arquiteto e o imperador da Assíria" - Cia. de 2 – São José dos Campos.

18/11 - Domingo
13h – Processo cênico – "Anamar: sobre as formas de amar" - Grupo Teatral Bilac – Bilac
14h - Espetáculo – "Cia. Fulô conta Fé"- Cia. Teatro de Fulô – Sorocaba
15h – Processo Cênico – "O Mago de Zóz" - Grupo Art & Manha – Cubatão
17h - *Espetáculo – " Ao Revés do papel" - Grupo Preto no Branco – São Carlos

*espetáculos recomendados para jovens acima de 16 anos.

Serviço
Mostra de Teatro
Centro Cultural Wurt, - Rua Adolf Wurt, 557 – Jardim São Vicente – Cotia – São Paulo
COMO CHEGAR: Veja o mapa 
Entrada gratuita
Informações: (11) 4613- 1894 ou (11) 6060- 2669

Mais informações à imprensa:
Oficinas Culturais – POIESIS
Dirceu Rodrigues
 – (11) 4096-9827 – dirceurodrigues@poiesis.org.br
Fernanda Galib -  (11) 4096 – 9852 – fernandagalib@poiesis.org.br

Secretaria de Estado da Cultura
Renata Beltrão
 – (11) 2627-8166 – rmbeltrao@sp.gov.br
Lígia Gama – (11) 2627-8164 – lgama@sp.gov.br



Ensaios e mais ensaios

E na nossa semana também tivemos ensaios. O ''Ao Revés do Papel'' foi feito, refeito, discutido e ensaiado. Mesmo sem a presença do diretor o elenco se reuniu e realizou seus rituais de limpeza da sala de ensaio, aquecimentos, jogos, brincadeiras e passagens do novo trabalho. Em breve teremos mais apresentações na nossa cidade e fora. Fiquem ligados! Jacarandá!











e um cafézinho para finalizar a semana









Leitura Dramática

decoração da gafieira do PB
Na última quarta(07) aconteceu na sede do Preto no Branco a última leitura do Programa Tusp de Leituras Públicas Ciclo VIII Nelson Rodrigues 100 anos e o texto da noite foi Boca de Ouro . Para alegria dos pb's a casa estava cheia e não teve chuva que pudesse impossibilitar a realização do evento. No início Otacílio Alacran do Tusp São Paulo realizou uma abertura que trouxe uma energia muito boa para começarmos com tudo... E não há dúvidas que começamos com tudo mesmo, pois a festa que deu início estava muito alegre com direito a sambas, pinga, café, comida e refrigerante. Tudo isso na Gafieira do Preto no Branco. 
Em breve colocaremos mais fotos do evento. Jacarandá!


corredor iluminado


cantos com seus detalhes 

Banheiro onde nasceu nosso menino Boca de Ouro

E a surpresa do dia: Fomos presenteados por essas duas pessoas queridas. Otacílio e Claudinha nos deram uma cafeteira e um conjunto de xícaras e pires pretas e brancas.






Mais uma semana corrida...

Com muitas atividades, ensaios , reuniões e ausência do Patrão que estava fora trabalhando em outro projeto. Mesmo assim as coisas continuaram por aqui. Deem uma olhada nas próximas postagens com um pouquinho do que foi a semana. Jacarandá!