20 abril 2013

Hoje!



Onde?
Centro Cultural de Brotas
Av. Mário Pinotti, 584

Horário?
20h

Quanto?
Gratuito

Nosso ritual

Acontecerá hoje! 
Em um antigo casarão. A mulher que Dançou com o Diabo poderia ter dançado lá, mas ainda não dançou. Hoje vai dançar?




A charmosa cidade chamada Brotas, hoje, receberá o Preto no Branco para mais uma apresentação da peça Ao Revés do Papel que está em circulação. Apresentaremos no Centro Cultural da cidade que possui um histórico interessante. Lá, quando foi construído, tinha a finalidade de ser um encontro dos grande  cafeeiros da região. Encontravam-se neste palacete para participarem de Saraus e apresentações musicais. Neste século XIX, momento que acontecia este movimento na casa, somente a elite podia entrar neste local.

Hoje, bastante décadas depois, o local abriga uma biblioteca, um museu e um salão que abrirá suas portas para nos receber. Pisaremos no mesmo tablados dos coronéis, mas desta vez para fazer teatro não somente para eles. A população inteira foi convidada para esta brincadeira. Em todas as salas de aulas Fernando Cruz esteve presente para convidar a população. A rádio local realizou uma entrevista ao vivo com o diretor da peça.

O antigo Grêmio Literário de Brotas, hoje será defumado pelos Pretos e Brancos. 
Vamos?

Jacarandá.

Ensaios...




Como estão?


Nesta semana os ensaios foram puxados. Não podemos negar. Após encontros de produção e discussão dos projetos, o ritmo teve que voltar a ser puxado. Nos ensaios tivemos nossos jogos, nossos momentos, nossas reflexões e encaminhamentos. Novas coisas sempre surgem. Estamos nos alimentando e alimentando cada vez mais o nosso atual trabalho. O ''Ao Revés do Papel'' está em Circulação e em breve promete presentear São Carlos com várias apresentações. 

O trabalho continua e num pudêmo pará!


Vamos que vamos, Jacarandá!

Uma escola

Na última quarta(17) o Preto no Branco realizou uma apresentação especial no CAPS (Centro de Atenção Psicosocial) daqui da cidade de São Carlos. O convite veio de um projeto de extensão da Universidade Federal de São Carlos. Este projeto é composto de diversos alunos de várias áreas que desenvolvem atividades no CAPS, CAPS AD e CREAS. A ideia do projeto é trabalhar Direitos Humanos e o teatro foi uma ferramenta que pensaram que poderia aguçar discussões acerca deste tema. Nós do Preto no Branco, pensando nesta temática, optamos por levar a cena da MULHER QUE DANÇOU COM O DIABO, a primeira história que contamos na peça. Além de ser uma famosa história de São Carlos, se bem conduzida poderia abrir a possibilidade de cair em diversas discussões sobre os Direitos Humanos... E assim foi! A discussão se deu em dois momentos: Em um primeiro onde paramos e cena antes de Ela ir para o Baile e fizemos uma Assembléia para ver o que achavam da atitude dela e em um segundo momento que foi realizado após o término da apresentação, com um bate papo sobre o que foi visto. Em ambas as partes a discussão caiu no âmbito da religiosidade, mesmo porque a história está muito vinculada a este ponto. 

Para nós a experiência foi maravilhosa, sem sombras de dúvidas. Tivemos muitas provocações. Nos falaram muitas coisas interessantes sobre o que fazemos. Repararam em sutilezas que ninguém fala. Deram ênfase nos detalhes, como a espada de São Jorge que Nádia Stevanato usa em cena.

De um modo geral podemos tirar somente uma conclusão: No CAPS a troca foi muito intensa.

Jacarandá! 

14 abril 2013

Projeto Ademar Guerra realiza Encontro Estadual de Teatro em Tupã


 

Projeto Ademar Guerra – Programa da Secretaria de Estado da Cultura, administrado pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – realiza nos dias 13 e 14 de abril, na cidade de Tupã, o Encontro Estadual de Teatro. O evento acontece no CEI – Centro de Educação Integrada, na Av. dos Universitários, 145 –Vila Abarca, em Tupã-SP

Este encontro, também denominado Encontro Preparatório, é o marco do início das orientações artísticas que os grupos selecionados receberão até o mês de novembro. A programação contempla oficinas e espetáculos abertos ao público, que podem ser conferidas na programação abaixo.

O objetivo do encontro é qualificar os artistas por meio de oficinas, palestras e espetáculos que serão oferecidos durante os dois dias de evento e, ao mesmo tempo, proporcionar a troca de experiências entre os grupos, que contam com repertórios bastante diferenciados.

O Encontro Preparatório é uma realização do Projeto Ademar Guerra em parceria com a Secretaria de Cultura de Tupã. Com esta ação, o município reafirma sua vocação para o desenvolvimento dos grupos e companhias sediadas no interior do Estado de São Paulo. "Agradecemos as autoridades de Tupã pela oportunidade de compor conosco essa programação", afirma Aldo Valentim, Coordenador Geral do Projeto Ademar Guerra.

Sobre o Projeto Ademar Guerra

O Projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 pela Secretaria de Estado de Cultura com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior e litoral do Estado de São Paulo. Os artistas-orientadores atuam junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos.

No ano passado, 82 grupos foram orientados por 63 profissionais, totalizando 48 municípios e 793 pessoas atendidas pelo projeto. Foram realizadas 98 ações culturais, 4 Mostras Regionais, parceria com 6 festivais, 2 Encontros Regionais, uma mostra de compartilhamento e a Mostra Final do Projeto Ademar Guerra, que alcançou um público de 7.572 pessoas.

O Projeto tem a Curadoria Artística do diretor teatral Sérgio Ferrara, que trabalhou com grandes atores como Paulo Autran, Raul Cortez, Eliane Giardini e Rosi Campos, além de grandes dramaturgos como Maria Adelaide Amaral e Mário Bortolotto. Com Plínio Marcos, trabalhou no Teatro de Arena. Por sua direção do espetáculo Pobre Super-Homem, de Brad Fraser, ganhou o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor diretor.

A Coordenação Geral é de Aldo Valentim, consultor e pesquisador em gestão e políticas públicas. Mestre em Artes/Unicamp e Mestrando em Gestão e Políticas Públicas/FGV. É Coordenador geral dos Projetos Especiais e do Projeto Ademar Guerra das Oficinas Culturais do Estado. Atualmente também ministra aulas de Políticas Públicas na Pós-Graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário SENAC. Tem 15 anos de experiência na área de gestão cultural. Coordenou o Projeto Ademar Guerra de 2003 a 2006.

Programação do Encontro Preparatório do Projeto Ademar Guerra

13/04 – Sábado
09h: Abertura
09h30: Palestra: Direito Autoral e Criação Artística
14h – Oficinas
Oficina I – Gosto e Quero Fazer Teatro
Oficina II – Princípios Básicos da Improvisação
Oficina III – Presença, Jogo, atravessamentos e Trânsito. Uma experiência artística do ator em Diálogo com o seu tempo
Oficina IV – Ator Inconformado
Oficina V – Gêneros, Estilos, Formas- a Literatura dramática na Linha do Tempo
18h – Reunião Grupos de Circulação.
21h – Espetáculo Convidado: Carta de um Pirata – com Vinicius Piedade

14/04 - Domingo
09h
 – Oficinas
Oficina I – Gosto e Quero Fazer Teatro
Oficina II – Princípios Básicos da Improvisação
Oficina III – Presença, Jogo, atravessamentos e Trânsito. Uma experiência artística do ator em Diálogo com o seu tempo
Oficina IV – Ator Inconformado
Oficina V – Gêneros, Estilos, Formas- a Literatura dramática na Linha do Tempo
14h – Espetáculo: Histórias lá da Serra, Grupo Anônimos, de Botucatu
16h – Encerramento.

Realização: Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Tupã

Serviço

Evento: Encontro Preparatório de Grupos do Projeto Ademar Guerra – Edição 2013
Data: 13 e 14 de abril
Local: CEI – Centro de Educação Integrada
Av. dos Universitários, 145 –Vila Abarca – Tupã

Informações: 
Secretaria de Cultura de Tupã (14) 3491-5013
Projeto Ademar Guerra (11) 4096-9839
projetoademarguerra@oficinasculturais.org.br

Assessoria de Imprensa – POIESIS / Projeto Ademar Guerra
Dirceu Rodrigues: (11) 4096-9827 e dirceurodrigues@poiesis.org.br
Fernanda Galib: (11) 4096-9852 fernandagalib@poiesis.org.br
Karina Monteiro: (11) 4096-9857 karinamonteiro@poiesis.org.br

Assessoria de Imprensa – Secretaria de Estado da Cultura
Renata Beltrão: (11) 2627-8164 e rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia: (11) 2627-8243 gcorreia@sp.gov.br


na íntegra AQUI.

Encontro Preparatório

Está acontecendo neste fim de semana, na cidade de Tupã, o Encontro Preparatório do Projeto Ademar Guera. Contando com diversos grupos do estado de São Paulo e com uma programação recheada de teatro o encontro tem a finalidade de dialogar e aperfeiçoar os trabalhos dos grupos que participarão do Projeto neste ano. O Preto no Branco agora em 2013 entrou na modalidade de Circulação. Estaremos recebendo no decorrer do ano orientações específicas além de circularmos com o nosso novo trabalho ''Ao Revés do Papel'' em festivais, mostras e cidades que o Projeto tem contato. Quem está por lá recebendo o grupo é Ana Carolina e Fernando Cruz. Acompanhem as novidades por aqui.













Jacarandá.

Convite




A Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, presente a mais de 20 anos na cidade de
São Carlos possui uma forte ligação com o teatro amador, desde sua inauguração já foram
realizadas inúmeras peças de teatro, oficinas de capacitação para iniciantes, público
intermediário e avançado, além de ser sede de alguns grupos de teatro amador que utilizam
palco e salas para ensaios e apresentações. Levando em consideração esta área que é de
grande importância para a cultura e considerando o grande número de grupos de teatro que a
cidade de São Carlos possui atualmente a Oficina Cultural Regional Sérgio Buarque de Holanda
por meio de seu coordenador Tuca Spaziani e equipe técnica Juliana Tessarin, Guilherme
Zabotto, Moises Silva e Márcio de Carvalho passaram a identificar no município e em nossa
programação atividades que fomentassem esta arte, e optaram por realizar um encontro
com estes grupos e representante a fim de atender as reais necessidades de quem faz teatro
atualmente na cidade de São Carlos.

E para que este objetivo seja alcançado fica aberto o convite a todos os grupos e
representantes do teatro amador da cidade de São Carlos e região para um encontro na
sede da Oficina Cultural. Este encontro terá como base de discussão, ouvir às necessidades
dos grupos, no que se refere à capacitação (oficinas, palestras e Workshops), cessão de
espaço, produção de peças, ou seja, dar condições aos grupos para que seja possível traçar os
melhores caminhos na programação da unidade.

Neste encontro serão discutidos sobre as cessões de espaço da unidade à grupos amadores
da cidade, interesses e possibilidades de atividades imediatas, debater sobre parcerias em
apresentações para atividades internas e externas dentro da cidade de São Carlos, assim como
na região de atuação da Oficina Cultural Regional Sérgio Buarque de Holanda. Contaremos
neste encontro com a presença de representantes do teatro Municipal de São Carlos e de
profissionais que fazem capacitação na área teatral.

Local: Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda

Data: 17/04/2013

Horário: 19 horas.