01 outubro 2014

As movimentações semanais - Parte I - Acompanhando os erros e acertos do Preto no Branco



Na última semana muitas discussões surgiram após o turbilhão de novidades que tivemos. Lodi está de volta, conhecemos a Luciana que é professora de canto e novos apontamentos para os ensaios foram provocados. No meio de tantas novidades os erros e acertos fizeram parte da movimentação natural de estarmos trabalhando coletivamente, em grupo. 
Nossos ensaios continuam acontecendo nas quartas, quintas e sextas, com algum integrante do grupo responsável pela condução do dia. Na semana passada uma nova provocação surgiu e nesta passaremos a conduzir o ensaio em duplas novamente, mas com obrigatoriamente uma composição que tenha ligação com a Sapateira executada por dia. Nos nossos encontros passados o foco no treinamento vocal e corporal com a apropriação dos vocábulos dos Viewpoints se deram de várias formas, mas a predominância de jogos com Improvisos, sejam livres ou apontados, se sobressaíram. Este treinamento  pode ter fortalecido muitas coisas, mas o momento de voltarmos com afinco para as Composições e Viewpoints chegou, sobretudo agora que Lodi voltou para o Brasil e retornará com muita energia para conduzir os próximos procedimentos da nossa criação. 
Esta retomada precisa das Composições e Viewpoints se faz muito necessário na medida em que estamos afunilando as aulas de canto com a Professora Luciana. Uma coisa é distinta da outra, mas uma coisa pode acrescentar na outra. Luciana está vindo semanalmente no Espaço Gaveta, fora do nosso horário de ensaio, para ministrar aulas de canto à todo elenco do grupo mais Fernando Cruz. Estas aulas estão sendo encaradas como um acréscimo a nossa formação já que se trata de Canto e o nosso trabalho é o Teatro. Compreender o funcionamento vocal, o domínio do canto e da voz pode nos trazer muitos apontamentos, mas não podemos, de forma alguma, confundir o Canto do Coral com o executado no fazer artístico do Teatro, afinal, somos atrizes e atores, não cantoras e cantores, no máximo seremos atrizes e atores com maior domínio do instrumento!


Hoje nosso primeiro ensaio da semana acontecerá. Em breve postaremos mais sobre os nosso trabalhos;
Acompanhe nossas andanças!