07 junho 2012

Convite

Trabalho artístico de : Mabar Carju (Marcelo Júnior)

05 junho 2012

Uma pitada do que foi...


HOJE





O Tusp de São Carlos vai realizar a quarta reunião para a elaboração coletiva do III A(p)arte da Vez de Sanca, que é um evento que reúne universitários, prioritariamente, mas não exclusivamente, que utilizam a arte para promover debates de interesse público.

“A arte existe para que a realidade não nos destrua”, disse Nietzsche, filósofo alemão. O nosso desejo é de oferecer resistência aos muitos empecilhos ao pensamento crítico que a contemporaneidade insiste em manter. A arte torna-se ferramenta eficaz contra o conformismo.

Se você tem interesse em debater sobre causas de interesse público, participe da III assembleia a(P)arte da vez, no TUSP (Teatro da Universidade de São Paulo) da cidade de São Carlos. O evento gratuito acontecerá no dia 14/06/2012, em vários locais da cidade, a partir de performances e intervenções públicas e tem por objetivo reunir universitários (ou não) que buscam meios artísticos para integrar o debate. As proposições deverão ser apresentadas exclusivamente com o uso da linguagem artística, ou seja, em forma de teatro, música, dança, literatura, artes visuais etc. Participe e expresse suas ideias.

Em São Carlos já fizemos duas edições do A(p)arte em 2011, a primeira no Centro Cultural de São Carlos e a segunda na praça da XV. Já houve a participação de muita gente ligada a universidade ou não, muitos coletivos artísticos, agentes culturais e interessados em Arte da Cidade. Se você gosta de cantar, dançar, declamar, inventar, enfim...Participe!@!!


As 19h na sede do Preto no Branco.

04 junho 2012

Sai Zica

A marca no asfalto continua. Indica que o sujeito tentou frear. As árvores já não estão nos seus devidos lugares. Eram jovens. Provavelmente tinham completado poucos anos de vida, suas raízes ainda estavam descobrindo o chão, mas mesmo assim o sujeito tentou frear. Quem é o sujeito? Não sei! Não sabemos! Só temos a noção de que as árvores já não estão nos seus devidos lugares, mas a pessoa tentou frear. Devia estar com sono. Devia estar embriagada. Devia estar brava. Devia estar chateada. Devia estar numa crise existencial. Devia estar com uma necessidade muito grande de suicídio... Talvez não! Talvez nada disso tenha acontecido, mas as árvores já não estão mais lá, nos seus devidos lugares.
Ninguém viu, mas elas já não estão mais lá, nos seus devidos lugares.
Mataram as nossas árvores com um acidente automobilístico. Ainda bem queestavam lá, mas agora já não estão mais nos seus devidos lugares.

E continua...



A exposição de fotografias que está acontecendo na sede continua a todo vapor. A cada evento e movimentos na casa dezenas de pessoas passam e param para ver as obras dos quatro artistas que estudam em São Carlos. Segundo os cálculos aproximadamente 130 pessoas passaram e pararam para degustar as nove fotografias e os três desenhos que estão presentes na cozinha. Se eu fosse você não deixava esta exposição passar... Fique de olho nos horários de funcionamento da casa e nos próximos eventos. Venha nos visitar e prestigiar os jovens artistas.




Leitura Dramática








Na última quinta feira aconteceu na sede do Preto no Branco a leitura dramática da peça O Rinoceronte, de Ionesco. Essa parceria com o Tusp possibilitou a realização de um evento que contou com dezenas de pessoas residentes, estudantes e artistas de São Carlos. A casa foi toda ocupada por pessoas de diversas idades e de cantos diferentes que em uma unica voz leram e vivenciaram aquele momento proposto  Em cada cômodo encontrava-se um ditador - que sempre era um integrante do grupo -  e este comandava o que deveria ser feito, de que forma as pessoas daquele cômodo deveriam ler o texto e como deveriam estar. No final todas essas pessoas se encontraram num único espaço, a sala/biblioteca do PB, onde no decorrer de toda a leitura Fernando Cruz e os músicos Dudu e Mabel estiveram presentes fazendo a sonoplastia e comentários musicais na leitura. As pessoas cantavam e se apertavam na salinha que também se encontrava o Rinoceronte feito por Marcelo, o rapaz goiano que também assina como Mabar Carju. Tudo foi muito bonito. Tudo foi muito legal. Neste mês teremos mais uma leitura pública, fique ligado, em breve divulgaremos a data e horário.










Jacarandá.