24 outubro 2012

AÇÃO CULTURAL - Paula Ibañez

Sábado (27) acontece na sede do Preto no Branco a partir das 17h a Ação Cultural do Projeto Ademar Guerra de Paula Ibañez.
Paula, que é orientadora do grupo, virá para realizar a oficina ''CRIAÇÃO: O JOGO CÊNICO A PARTIR DO ATOR'' aberta para a cidade.

Confira a sinopse da oficina:

O projeto “ Criação : o jogo cênico a partir do ator” tem como finalidade despertar no artista cênico seu potencial individual e sua interação com o coletivo , o desenvolvimento criativo em prol do ato cênico. Propõe-se uma vivência onde o ator ( aquele que atua, aquele que faz) e seus recursos pessoais sejam os elementos primordiais para a criação e desenvolvimento do ato cênico, sendo ele, ator, o responsável por todo o processo criativo e por sua possível execução. Ampliando o leque de visão das relações humanas, trazendo um maior
conhecimento sobre o que somos e de onde viemos, levando-nos a viajar através de histórias, tanto nossas como de outros, esta oficina pretende desenvolver as habilidades expressivas de seus participantes, tanto físicas e vocais, como criativas, dando-lhes a oportunidade de descobrir-se e descobrir o outro, de contar e ouvir, decontar juntos à outros. Abrir uma outra, e talvez nova, possibilidade de saltar ao vazio e entrar em cena, desprovido de prejuízos e cheio de veracidades.




Quando?
Sábado, dia 27 a partir das 17h

Onde?
Na sede do Preto no Branco

Quanto?
Gratuito

Para a realização da oficina é necessário que cada participante leve uma imagem que pode ser de um quadro, um cartão postal ou qualquer outra que seja de significado relevante e pessoal. Também deve levar uma canção que também tenha significado pessoal e que saiba a letra.

Os interessados podem mandar um e-mail para: grupopretonobranco@gmail.com com o assunto: OFICINA.


CURRÍCULO RESUMIDO: Paula Ibañez é bacharel em Artes Cênicas pela UNICAMP e licenciada em arte pela resolução CNE 02/1997 do MEC, com vasta experiência na área de atuação e formação. Trabalhou com diretores como Franciscoo Medeiros, Andrea Albergaria, Andrea Prior entre outros. Residiu na Europa durante 10 anos , tendo a oportunidade de trabalhar com Thomas Richards, Bruce Mayers, Milon Mela, Jori Snell entre outros. Morou na Índia durante 2010, onde estudou e se aprofundou nas técnicas de Kalaripayat e Bharat Natyam, sempre com o propósito de levá-las à criação cênica contemporânea. Recebeu os prêmios de Melhor Atriz no Festival Nacional de Ipitanga – Bahia em 2012, Melhor Atriz na Mostra Municipal de Limeira em 2010. Participou de diversos festivais no Brasil e exterior.











Segunda foi dia de Ana Chiesa

Ana Chiesa chegou com muita energia boa  para trabalhar conosco. Ana é Orientadora Específica de Corpo no Projeto Ademar Guerra e também é atriz da Cia Teatro Balagan grupo que admiramos muito e que marcou nossa trajetória após assistirmos um ensaio aberto do trabalho Prometheus - 
a tragédia do fogo. 
Na segunda (22) esteve na casa do PB para um papo e mão na massa. Após ver o trabalho de aquecimento e treinamento que realizamos antes de apresentações seguido de trechos da peça Ana propôs um trabalho de corpo que envolvesse os objetos da peça. Muitas coisas foram suscitadas. Uma discussão interessante foi proposta e Ana contribui demais para repensarmos o trabalho que estamos desenvolvendo de corpo e a busca pela sistematização do Treinamento.

Jacarandá. A via continua e num pudêmo pará.

MOSTRA DE COMPARTILHAMENTO DE PROCESSO



E domingo (21) foi dia de Compartilhamento de Processo na sede do Preto no Branco. Em parceria com o Projeto Ademar Guerra realizamos um evento que contou com a apresentação do nosso novo trabalho o ''Ao Revés do Papel''. Uma tarde de domingo ensolarada com muitas pessoas queridas e parceiras assistindo a nossa nova peça. Em breve postaremos mais fotos do dia. Fiquem ligados. 


























Ainda no sábado...

Recebemos mais uma orientação da Paulinha. Após um dia corrido com apresentação no Contatinho recebemos nossa orientadora na nossa sede. Por lá trocamos ideias, apontamos algumas coisas, levantamos outras e revisitamos algumas questões do nosso novo trabalho o ''Ao Revés do Papel''. Depois de uma noite prolongada só nos restou ir curtir o Festival Contato com shows rolando na praça do Mercado.


Paulinha, Nadinha e Ana Gê.

Ensaios que não param...

Casa que também não para!

Big e Nadinha. Papos, prosas e almoços




Mesmo com todas as correrias e demandas do grupo os ensaios e encontros continuaram. Limpeza da casa, arrumação das coisas. A vida sempre tem que continuar, nunca parar! Jacarandá.









arrumando a casa. Debaixo do sol e vento

Contato




No último sábado o PB participou do Festival Contato . No sábado (20) fizemos uma apresentação de esquetes clássicas do mundo circense com a temática Meio Ambiente no Contatinho. Esta apresentação foi realizada com apoio financeiro da São Carlos Ambiental - Grupo Solvi 






Lodi por aqui

Cruz e Lodi. Papos, projetos e quintal do vizinho sempre é mais legal.


Na quinta feira da semana passada (18) quem veio para São Carlos foi Fabiano Lodi, que nos orientou no ano de 2011 e que neste ano atua como Orientador Específico de Produção do Projeto Ademar Guerra. Lodi veio com tudo para nos dar vários toques sobre produção. Conversamos muito sobre os rumos do projeto Nozeróis, novos projetos do grupo, sede e editais. Um papo muito produtivo com direito a visita da Gaia e um café seguido de almoço com muito papo de trabalho.

Cruz, Gaia e Lodi
Big e Nadinha.

Lodi e Ana Gê.