21 março 2014

Quarta e quinta com Boal




O Sesc São Carlos neste mês de março está promovendo o evento Arte Engajada - Os 50 anos de Golpe Militar e a ''Resposta'' da Cultura ao Regime Ditatorial no País com uma programação riquíssima no cinema, teatro e música. Na tarde de Quarta  o Grupo Preto no Branco participou de uma vivência muito rica com o pessoal do Centro do Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro, que além da oficina fizeram uma apresentação de Teatro Fórum. Na segunda, após nosso dia de trabalho, decidimos por unanimidade que transferiríamos o ensaio da quarta para o Sesc para não perdermos essa oportunidade. Podemos dizer com uma grande certeza nos verbos que a oficina e o espetáculo contribuíram bastante com tudo o que estamos fazendo, As relações de poder que tanto discutimos, os fatos históricos e sócio-culturais, e todas as discussões dialogam em um certo ponto com o trabalho feito por Boal durante o Regime Militar. De formas diferentes, com escolhas diferentes, também optamos por falar e denunciar os opressores e mostrar a situação do oprimido. Nada é à toa, tanto que no encontro de ontem, quinta-feira, fizemos nossos treinamentos e exercícios de sempre e depois retomamos alguns exercícios que tínhamos feito na oficina. Destas práticas surgiu uma discussão muito interessante no término do encontro onde o elenco, retomando as últimas discussões e matérias dos e-mails, colocou em pauta as ligações disto tudo com as imagens e construções que havíamos feito. Aproveitamos o que mais nos chamou atenção. O que mais foi gritante no meio de tantas informações. Nosso trabalho não para! Vamos que vamos a todo vapor!

Confira algumas fotos do dia:







17 março 2014

O primeiro ensaio da semana

Na tarde de hoje o elenco defasado, mas não parado, do Preto no Branco se reuniu na Oficina Cultural para treinar . Defasado pois a virose e a dramaturgia fizeram parte das vidas do Grupo. A doença pairou no pobre corpo de Fernanda Marinelli que não pode ir e a dramaturgia pousou na vida de Fernando Cruz que se confinou para terminar seus afazeres. Deste modo não pudemos estar todos no mesmo barco, mas mesmo nessas diferenças tocamos o dia com muito treino e retomadas. A ideia de conversar sobre a apresentação no domingo de Grito Rock acabou sendo adiada para que todos pudessem falar, possivelmente faremos  no nosso próximo ensaio da semana. Mas o papo em torno do nosso treinamento e das escolhas foi muito pertinente para colocarmos os pontos no ''i'' e realizar um trabalho bem focado com um grande aproveitamento de tempo. Este dilema de que temos pouco tempo para treinar e por conta disto é necessário otimizarmos tudo isso foi novamente destacado e concretizado de forma muito rica. Fizemos todo um trabalho de aquecimento individual e depois coletivo e passamos a trabalhar com a corda e suas possibilidades. Pulamos corda durante muito tempo construindo relações e propostas muito bacanas para o nosso trabalho de corpo. No término, com o corpo cansado e ativo, tivemos a sensação de Dever muito bem cumprido!




Domingo no Grito

Na tarde de ontem apresentamos a cena Você é um Sapo de Fora no Grito Rock São Carlos. O grande Parque do Bicão estava muito vivo, com muitas pessoas ocupando todos os lugares e acompanhando toda a programação. Antes de entrarmos em cena o pessoal do Complexo de Artes Trema realizou uma intervenção intitulada Gritaria, na sequência entramos em cena e para fechar com chave de ouro as artes cênicas o Grupo Performance de Rua fez sua apresentação com muita energia. 
Este é o quarto ano consecutivo que participamos do Grito Rock. Todas as outras experiências foram muito boas e desta vez não foi diferente. Compartilhar este primeiro resultado com todas as pessoas que estavam lá foi muito relevante, sobretudo por trombarmos com um público bem heterogêneo. Hoje nos encontraremos para fazer o balanço de ontem e trabalhar mais um pouco. Confira as fotos tiradas ontem:











16 março 2014

Sábado das preparações

Ontem o Grupo Preto no Branco se reuniu na Oficina Cultural para fazer as últimas passagens e colocar os pontos finais na cena que faremos hoje a tarde no Bicão. O Grito Rock começou na quinta e encerra hoje com muitas atividades de música, intervenções, debates, teatro, dança e muito mais. A partir das 16:20 mostraremos parte do processo que está se desenrolando desde janeiro. Os trabalhos conduzidos por Fabiano Lodi e Fernando Cruz culminaram na  cena ''Você é um Sapo de Fora'' que hoje teremos o prazer de mostrar. Durante esses meses fomos nos apropriando do método de Composição e chegamos a vários resultados pertinentes. As discussões, os e-mails trocados, as discussões em torno das várias notícias de jornais e seus comentários nos alimentou, e continua a nos alimentar, para chegarmos neste resultado artístico. O processo da Sapateira está se desenrolando e ganhando mais formas. Quer saber um pouco mais sobre como está sendo tudo isso? Então apareça no Bicão na tarde ensolarada de hoje, um belo domingo de troca, para viver este momento conosco.