14 fevereiro 2014

Último dia de trabalho com Lodi em Fevereiro

Há exatamente um mês começamos o nosso trabalho com Lodi. No dia 13 de janeiro de 2014 fizemos o nosso primeiro encontro e durante essas poucas semanas já realizamos muitas coisas. Tudo foi tão intenso que a nossa impressão é que passou quase um semestre. No encontro de hoje, fizemos um trabalho todo voltado para a cena que criamos. Durante a tarde no Teatro Municipal fizemos um trabalho corporal riquíssimo e uma bela passagem das cenas. Confira as fotos abaixo:


























13 fevereiro 2014

Penúltimo dia de Trabalho com Lodi em Fevereiro

A Quarta-feira quente de São Carlos foi cenário do nosso terceiro e penúltimo encontro com Fabiano Lodi. Desde segunda estamos nos reunindo dois períodos por dia para colocarmos todo o corpo pra mexer e buscar caminhar nessa nossa criação. Durante esses dias estamos nos reunindo no período da tarde no Teatro Municipal de São Carlos e na noite na Oficina Cultural. O trabalho de dois períodos tem rendido muito, mas também tem dado muito trabalho e cansaço - consequência boa de todo esse processo. Estamos vivendo um momento de simulação, como enfatizou Lodi, onde desde janeiro estamos treinando, jogando e construindo cenas em cima do Método de Composição. Este período de descoberta serve para nos acostumarmos com o método que tem transformado positivamente todo nosso fazer. Estamos a todo tempo apreendendo, tentado estar vulnerável para o novo. Retomando, errando, acertando, descobrindo na prática. As experimentações estão aos poucos se encerrando, agora estamos começando a caminhar rumo a dramaturgia da Sapateira Prodigiosa. Durante esse tempo trabalhado construímos muitas coisas que nos deram um grande leque de possibilidades, que também é criação da peça. Descobrir outras potências, sair da nossa zona de conforto, mergulhar no desconhecido tem aparecido muito nos discursos pós e durante os encontros. Chamar um diretor de fora para trabalhar conosco tem sido muito compensatório. A troca é nítida, as descobertas e crescimentos são frutos saborosos que iremos colher. No nosso encontro de hoje novos apontamentos em torno do Viewpoints surgiram. Durante a tarde e noite trabalhamos em torno das composições, lapidações e melhoramentos das cenas que construímos e que continuaremos usando na criação. Amanhã faremos um encerramento deste passo para darmos início ao próximo. Confira as imagens de hoje:












12 fevereiro 2014

Segundo dia de trabalho com Lodi em Fevereiro




Muita agitação. Muita energia interna. Muito impulso. Muito Desejo. Muito instinto. Tantas coisas. Muitas múltiplas coisas. Na tarde e noite de ontem nos reunimos com Fabiano Lodi para darmos continuidade ao trabalho de criação. Durante esses dois períodos as discussões e práticas giraram em torno dos múltiplos desejos, impulsos e instintos primitivos. No primeiro momento, quando nos reunimos no Teatro Municipal, nossos exercícios de treinamento culminaram em práticas de jogos onde o Micro Poder que todos temos pairou. Utilizando dele, a princípio conscientemente, caímos na sequência em um lugar instintivo onde a lei era clara: Se parar o bicho pega, se correr o bicho come... E nessa sensação de sobrevivência vimos despertar uma força íntima que nos levou a um extremo muito pesado, forte e potente. Estamos caminhando, descobrindo, entendendo aos poucos o que é este processo que nunca para, nunca quer cessar. Já no segundo momento, quando estávamos na Oficina Cultural focamos o trabalho nas cenas que já criamos, vindo de um caminhar que começou em exercícios que despertaram aos poucos as mesmas sensações que estão sendo trabalhadas em torno do nosso micro poder. Forjarmos tudo, fazíamos da mentirinha uma verdade nua, crua e extremamente humana. Tão humana que chegava a nos dar dúvidas de toda nossa fragilidade. Certa vez Lodi nos disse que Criação é sinônimo de Crise, e nós completamos; criação e crise são sinônimos de Crítica... E foi justamente deste modo que finalizamos nosso trabalho ontem; partindo de uma auto-crítica desse nosso fazer para que possamos avaliar e tentar entender mais um pouco este trajeto que estamos construindo. 

Confira as fotos de ontem:










10 fevereiro 2014

Primeiro encontro de Fevereiro com Lodi








O mês de fevereiro chegou com tudo... Muitos acontecimentos, notícias bombando, o mundo em erupção. O Caos que perdura em tudo aparece em cada notícia que consumimos. Mês de Fevereiro, curto e extenso, contraditório e carnavalesco. Neste mês o trabalho do Preto no Branco junto com Fabiano Lodi continua a todo vapor. Na tarde e noite de hoje nos reunimos com ele para colocarmos na prática todas essas explosões de fatos que nos movimentam e alimentam nossa criação. Na tarde começamos nosso encontro no Teatro Municipal de São Carlos. Por lá o papo foi claro: Palmeiras x Osasco Audax. Mas o que isso tem a ver com nosso fazer artístico? Pois bem a priori parece não existir relação alguma, mas o jogo de futebol com todas as sua regras bem claras que nós brasileiros muitas vezes dominamos bem, foi a grande metáfora que gerou uma longa discussão que alimentou toda nossa Ação. Após o café da tarde fomos até a Oficina Cultural e por lá demos continuidade ao trabalho. A retomada das cenas, as provocações, os novos jogos,as novas provocações foram grandes sementes plantadas que estamos aos pouco regando para germinar, Amanhã o trabalho continua, confira abaixo as fotos de hoje: