21 junho 2014

AMANHÃ tem Ao Revés do Papel

Neste mês o Tenda Cultural está no Bairro Cidade Aracy e amanhã faremos uma apresentação do Ao Revés do Papel às 20h.

Saiba mais clicando AQUI

Os três dias de suor.

Nos últimos três dias (quarta, quinta e sexta) o grupo fez seus encontros na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, sendo um dia focado no trabalho com a Sapateira e os outros dois dias com Lodi focando nas composições . Saiba mais sobre cada dia:


Quarta com Sapateira

Na quarta a tarde iniciamos nosso trabalho com um treinamento bem específico com nossas bolinhas e bastão. Os trabalhos vocais também apareceram durante o treinamento. Após ligarmos os corpos, conectarmos os ritmos, fomos direto para a passagem de todas as cenas que temos da Sapateira, que são: Prólogo, Cena 2, 3, 4, 5 e 6 do texto traduzido pelo Prof. Dr. Wilson Bezerra do Departamento de Letras da UFSCar. Durante as cenas algumas proposições foram surgindo além de algumas provocações que haviam sido feita pelo Lodi da última vez que veio começaram a aparecer. No fim do dia sentamos para reler as cenas que temos.



Quinta das Goiabas

No feriado fomos mais uma vez para a Oficina Cultural para trabalhar com Lodi. Na ocasião as bolinhas e bastões apareceram e fomos direto para a passagem da Cena da Goiaba, uma das Composições que apresentaremos no SESC na próxima semana no Evento que faremos uma Prática Formativa com ensaio aberto das composições, palestra e oficina. 





Sexta dupla


Na tarde e noite de sexta o Grupo esteve na Oficina Cultural novamente, com a tarde focada na Composição Sapo de Fora e a noite com trabalhos individuais com as atrizes Ana Garbuio, Nádia Stevanato e Mylene Corcci que passaram por um trabalho de cenas individuais da Sapateira. Lodi propôs jogos específicos que culminaram na exploração das personagens, no âmbito físico vocal.


Hoje teremos mais uma batida de Ensaio. Desta vez será triplo: Sapateira, Ao Revés do Papel e Composições.  

SESC e Grupo Preto no Branco apresentam Práticas Formativas em Teatro.

Sesc e Grupo Preto no Branco apresentam Práticas Formativas em Teatro
Nos dias 24 e 25 de junho, o Sesc São Carlos receberá o Grupo Preto no Branco, que realizará uma série de práticas formativas ligadas ao seu novo projeto de montagem teatral. O evento inclui apresentações de cenas inspiradas na obra "A Sapateira Prodigiosa", de Federico Garcia Lorca, uma palestra e uma oficina de prática de direção cênica a partir do Método da Composição.

No primeiro dia, o evento será realizado no Galpão do Sesc a partir das 19h e contará com a presença do Professor Dr. José Manuel Lázaro, do Instituto de Artes-Teatro da UNESP, convidado pelo grupo para apresentar aspectos da dramaturgia contemporânea, bem como a presença da obra de Garcia Lorca em montagens brasileiras e latino-americanas. Na sequência, o Grupo Preto no Branco apresentará duas Composições cênicas.
Segundo Fernando Cruz, diretor do Grupo, as cenas foram elaboradas a partir da metodologia da Composição, em que o texto teatral não se destaca como elemento principal da montagem. "A Composição, bem como outras técnicas apropriadas pelo grupo para essa montagem, revelam nosso interesse em diferentes procedimentos de criação, para além do texto. A obra do Lorca nos inspira, mas não determina os rumos do que esperamos ser nosso espetáculo".
Na quarta-feira (25) a oficina "Prática de Direção Cênica na perspectiva da composição" será oferecida gratuitamente das 16h às 20h na Sala de Atividades Corporais do Sesc. Essa oficina será ministrada por Fabiano Lodi, diretor convidado pelo grupo para dirigir a nova montagem. As inscrições deverão ser feitas diretamente na Central de Atendimento do Sesc.
Sobre o Palestrante:
José Manuel Lázaro é ator, dramaturgo e professor. Mestre e Doutor em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com estágio na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) na Espanha, na especialidade de Literatura Dramática e Teoria Teatral. Trabalha como docente, orientador e pesquisador no curso de Licenciatura em Teatro (graduação) e no curso de Pós-Graduação em Artes Cênicas, no Instituto de Artes de Universidade Estadual Paulista (LAT – IA – UNESP). Formado em Interpretação Teatral na Escola de Artes Cênicas da Universidade Católica de Lima (PUC de Lima, Peru). Após sua formação universitária em Lima, teve ampla experiência como ator em importantes encenações de teatro e filmagens de televisão. Publicou, em 2014, o livro "O Ocaso da primavera e Outras peças" pela Giostri Editora. Em São Paulo trabalhou como ator e dramaturgo com os grupos "3x4", "Conexão Latina" e recentemente com o grupo de performance "Desvio Coletivo" e "Adega Teatro".
Sobre o diretor da montagem:
Fabiano Lodi é diretor teatral. Graduado em Artes Cênicas pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Suas atividades artísticas contemplam ainda realizações como ator, produtor, professor e orientador de teatro. Integrou o Núcleo de Direção Teatral do CAT (Centro de Aperfeiçoamento Teatral), projeto de pesquisa e capacitação artística para musicais coordenado por João das Neves. Integrou a equipe de orientadores artísticos dos Programas Vocacional, da Prefeitura de São Paulo (2010 e 2011) e Ademar Guerra, da Secretaria de Estado da Cultura (2011 e 2012). No projeto educacional SESI de Teatro Musical foi instrutor de teatro nas Oficinas de Vivência realizadas no SESI Vila Leopoldina em São Paulo. Trabalhos recentes como diretor incluem "Palavras, Palavras, Palavras" de David Ives (2006), "O Novo Inquilino" de Ionesco (2007) a assistência de direção em "Na Terra da Cobra Grande" Direção de Luís Mármora (2009) e "Luisa" de Daniel Veronese (2011), apresentado no Festival Austriaco Tochter und Sohme na cidade de Viena. Premiado com bolsa do Ministério da Cultura, participou de atividades teatrais coordenadas pela SITI Company, em Nova York. Desenvolve pesquisa de mestrado ligada às técnicas teatrais combinadas por essa companhia, que inclui a prática de Composição, no Programa de Pós- Graduação em Artes da UNESP.
Sobre o Grupo:
O Grupo Preto no Branco tem atividades destacadas em São Carlos há sete anos. Realizou as montagens "Isabela, a Astróloga de Araque" (2009) e "Ao revés do Papel" (2012). Participou por cinco anos do Projeto Ademar Guerra, e foi premiado pelo Fundo Municipal de Cultura (2008 e 2011). Atualmente desenvolve o processo criativo inspirado na obra "A Sapateira Prodigiosa", de Federico García-Lorca. Integram o grupo atualmente os atores e atrizes: Ana Garbuio, Nádia Stevanato, Marcela Pane, Mylene Corcci, Fernanda Marinelli e Bruno Garbuio, além do diretor e fundador Fernando Cruz. O grupo mantém o blog:www.grupopb.blogspot.com

Na integra AQUI

18 junho 2014

No Portal RodaMob

Clique AQUI para ver!

Ensaio Aberto + Práticas Formativas


                                                                

No final do mês no Sesc São Carlos acontecerá o Ensaio Aberto + Práticas Formativas com  o Grupo de teatro Preto no Branco e os parceiros Fabiano Lodi e Prof. Dr. José Manuel Lázaro.




Como assim?





No dia 24 o Grupo Preto no Branco fará apresentação de cenas teatrais construídas durante o processo de montagem do novo espetáculo do grupo, inspirada na obra " Sapateira Prodigiosa" de Federico Garcia Lorca

No mesmo dia será realizado a Palestra com o Prof. Dr. José Manuel Lázaro do Departamento de Artes Cênicas da Unesp São Paulo que falará sobre a influência de Garcia Lorca no teatro brasileiro e latino-americano.

No dia 25 acontecerá a Oficina com Fabiano Lodi sobre práticas de direção cênica a partir do método de Composição. Uma abordagem em que se prioriza a estruturação de conteúdos artísticos que resultem em cenas teatrais, coreografias, performances, entre outras abordagens cênicas. Inscrições na Central de Atendimento. 20 vagas























Marque na sua agenda:


Dia 24 - no Galpão do Sesc 
19h as 20h Palestra com o Prof. Dr. José Manuel Lázaro
20h as 21h30 Ensaio Aberto

Dia 25 - na sala multiuso
16h às 20h - Oficina com Fabiano Lodi







Você não vai perder tudo isso, vai?

Vamos lá, venha conosco e vamos trocar, conversar e jogar todos juntos nessa imensa troca teatral.




mais informações no nosso blog:http://grupopb.blogspot.com.br/
ou no e-mail:grupopretonobranco@gmail.com

17 junho 2014


Como foi a semana passada?






Quarta com calor 



Na quarta o grupo se reuniu na sede provisória para treinar e passar as cenas. Na ocasião focamos no trabalho com bolinhas e bastões e na sequência mergulhamos na passagem e repassagem da cena da Goiaba.




Quinta com Produção


Na manhã de quinta, dia de jogo do Brasil, o grupo se reuniu também na sede para fazer sua reunião de produção. A manhã gulosa com direito a tortas e abacate com leite foi preenchida de novidades trazidas por Fernando Cruz que durante a semana havia participado de algumas reuniões importantes, além dos apontamentos para os próximos eventos. O nosso foco neste momento é no Ensaio Aberto que acontecerá na próxima semana no Sesc São Carlos. O evento contará com apresentação das nossas cenas, Palestra com o Prof. Dr. José Manuel Lázaro que comentará sobre a influência de Lorca nas produções latino-americanas além da oficina com Fabiano Lodi


Sexta com cenas e retomadas


Na sexta, para fechar a semana , a tarde foi focada no trabalho de cenas. Começamos com o Sapo de Fora que foi passado e repassado, seguido da Goiaba que teve um bom ritmo, finalizando com os trabalhos minuciosos em torno do Prólogo. Lodi virá esta semana para São Carlos para fazermos os últimos preparativos para o Ensaio Aberto, na ocasião tentaremos trabalhar com ele em outros períodos as demais cenas e encaminhamentos. 


Nos acompanhem.