Neste mês o Tenda Cultural está no Bairro Cidade Aracy e amanhã faremos uma apresentação do Ao Revés do Papel às 20h.
Saiba mais clicando AQUI
Nos dias 24 e 25 de junho, o Sesc São Carlos receberá o Grupo Preto no Branco, que realizará uma série de práticas formativas ligadas ao seu novo projeto de montagem teatral. O evento inclui apresentações de cenas inspiradas na obra "A Sapateira Prodigiosa", de Federico Garcia Lorca, uma palestra e uma oficina de prática de direção cênica a partir do Método da Composição.
No primeiro dia, o evento será realizado no Galpão do Sesc a partir das 19h e contará com a presença do Professor Dr. José Manuel Lázaro, do Instituto de Artes-Teatro da UNESP, convidado pelo grupo para apresentar aspectos da dramaturgia contemporânea, bem como a presença da obra de Garcia Lorca em montagens brasileiras e latino-americanas. Na sequência, o Grupo Preto no Branco apresentará duas Composições cênicas.
Segundo Fernando Cruz, diretor do Grupo, as cenas foram elaboradas a partir da metodologia da Composição, em que o texto teatral não se destaca como elemento principal da montagem. "A Composição, bem como outras técnicas apropriadas pelo grupo para essa montagem, revelam nosso interesse em diferentes procedimentos de criação, para além do texto. A obra do Lorca nos inspira, mas não determina os rumos do que esperamos ser nosso espetáculo".
Na quarta-feira (25) a oficina "Prática de Direção Cênica na perspectiva da composição" será oferecida gratuitamente das 16h às 20h na Sala de Atividades Corporais do Sesc. Essa oficina será ministrada por Fabiano Lodi, diretor convidado pelo grupo para dirigir a nova montagem. As inscrições deverão ser feitas diretamente na Central de Atendimento do Sesc.
Sobre o Palestrante:
José Manuel Lázaro é ator, dramaturgo e professor. Mestre e Doutor em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com estágio na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) na Espanha, na especialidade de Literatura Dramática e Teoria Teatral. Trabalha como docente, orientador e pesquisador no curso de Licenciatura em Teatro (graduação) e no curso de Pós-Graduação em Artes Cênicas, no Instituto de Artes de Universidade Estadual Paulista (LAT – IA – UNESP). Formado em Interpretação Teatral na Escola de Artes Cênicas da Universidade Católica de Lima (PUC de Lima, Peru). Após sua formação universitária em Lima, teve ampla experiência como ator em importantes encenações de teatro e filmagens de televisão. Publicou, em 2014, o livro "O Ocaso da primavera e Outras peças" pela Giostri Editora. Em São Paulo trabalhou como ator e dramaturgo com os grupos "3x4", "Conexão Latina" e recentemente com o grupo de performance "Desvio Coletivo" e "Adega Teatro".
Sobre o diretor da montagem:
Fabiano Lodi é diretor teatral. Graduado em Artes Cênicas pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Suas atividades artísticas contemplam ainda realizações como ator, produtor, professor e orientador de teatro. Integrou o Núcleo de Direção Teatral do CAT (Centro de Aperfeiçoamento Teatral), projeto de pesquisa e capacitação artística para musicais coordenado por João das Neves. Integrou a equipe de orientadores artísticos dos Programas Vocacional, da Prefeitura de São Paulo (2010 e 2011) e Ademar Guerra, da Secretaria de Estado da Cultura (2011 e 2012). No projeto educacional SESI de Teatro Musical foi instrutor de teatro nas Oficinas de Vivência realizadas no SESI Vila Leopoldina em São Paulo. Trabalhos recentes como diretor incluem "Palavras, Palavras, Palavras" de David Ives (2006), "O Novo Inquilino" de Ionesco (2007) a assistência de direção em "Na Terra da Cobra Grande" Direção de Luís Mármora (2009) e "Luisa" de Daniel Veronese (2011), apresentado no Festival Austriaco Tochter und Sohme na cidade de Viena. Premiado com bolsa do Ministério da Cultura, participou de atividades teatrais coordenadas pela SITI Company, em Nova York. Desenvolve pesquisa de mestrado ligada às técnicas teatrais combinadas por essa companhia, que inclui a prática de Composição, no Programa de Pós- Graduação em Artes da UNESP.
Sobre o Grupo:
O Grupo Preto no Branco tem atividades destacadas em São Carlos há sete anos. Realizou as montagens "Isabela, a Astróloga de Araque" (2009) e "Ao revés do Papel" (2012). Participou por cinco anos do Projeto Ademar Guerra, e foi premiado pelo Fundo Municipal de Cultura (2008 e 2011). Atualmente desenvolve o processo criativo inspirado na obra "A Sapateira Prodigiosa", de Federico García-Lorca. Integram o grupo atualmente os atores e atrizes: Ana Garbuio, Nádia Stevanato, Marcela Pane, Mylene Corcci, Fernanda Marinelli e Bruno Garbuio, além do diretor e fundador Fernando Cruz. O grupo mantém o blog:www.grupopb.blogspot.com
Na integra AQUI