História ?



O Grupo de Teatro Preto no Branco começou a ser formado em 2001 no ambiente do Colégio Cecília Meireles, em São Carlos, produzindo peças teatrais com finalidade educativa. Destaque para a montagem de “Várias vidas, várias dúvidas” (2001), encenada no SESC São Carlos. Esteve vinculado à escola até 2007, quando começou a encabeçar seus próprios projetos teatrais na cidade

2008 -  selecionado pelo primeiro Edital do Fundo Municipal de Cultura da Cidade de São Carlos, para pesquisa e montagem da farsa “Isabela, a Astróloga de Araque”, texto de autor desconhecido adaptado na década de 70 pelo prof. Miroel Silveira (EAD) e readaptado no ano de 2009 pelo dramaturgo Reinaldo Santiago especialmente para o Grupo Preto no Branco. 
2009 - foi selecionado pelo Edital do Projeto Ademar Guerra, ganhando Orientação artística da professora Marcília Rosário (EAD e UNICAMP). Realizamos Compartilhamentos de Processos no Instituto Cultural Janela Aberta e no Sesc São Carlos. Foi momento de troca de experiência com artistas da cidade
2010 - novamente fomos selecionados pelo Edital do Projeto Ademar Guerra, desta vez sob Orientação de João Júnior (UFRN e USP). Circulamos com o espetáculo “Isabela, a astróloga de Araque” pelo estado de São Paulo além de bairros e no SESC da cidade de São Carlos. Estabelecemos uma Sede para o grupo, onde realizamos apresentações e eventos culturais com os grupos locais e da região em parceria com Cia da Insônia (São Carlos), Grupo Acaso de Teatro (São Carlos) e Gute (Araraquara).
2011 - contemplados pelo terceiro ano consecutivo pelo Projeto Ademar Guerra, recebemos orientação de Fabiano Lodi (UDESC). Ainda em 2011 tivemos a aprovação do Segundo Fundo Municipal de Cultura da nossa cidade com o projeto de montagem de um espetáculo a partir do projeto de pesquisa e prática teatral "Nozeróis" - que tem como foco de estudo a trajetória do herói. 
2012 - novamente pelo Projeto Ademar Guerra recebemos orientação de Paula Ibañez e demos continuidade na pesquisa relativa ao Projeto “Nozeróis” que implicou na montagem do espetáculo “Ao revés do Papel” com dramaturgia do grupo e participação de artistas da cidade. Conquistamos uma nova Sede, onde realizamos eventos culturais, Ensaio Aberto do espetáculo “Ao revés do Papel” e a 1ª Mostra Ocupa PB com a participação de grupos de teatro da cidade. Estreamos no SESC São Carlos, em Setembro. Fomos o único grupo brasileiro a apresentar no VII Edição do Circuito de Teatro em Português na cidade de São Carlos. Ainda neste ano nos apresentamos em Cotia, Santa Bárbara do Oeste, no Teatro Municipal de São Carlos “Dr Alderico Vieira Perdigão” e na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda.
2013 - o grupo foi contemplado pelo Edital do Projeto Ademar Guerra na modalidade Circulação, viajando por cidades do interior paulista, além da participação em festivais de teatro de outros estados brasileiros. Em alguns deles conquistamos importantes prêmios, como o Melhor Espetáculo do Festival Nacional de Teatro de Limeira, Melhor Direção no Festival Proscênio de Teatro de Indaiatuba, Melhor Espetáculo do Festival de Teatro de Taquaritinga, Melhor Iluminação no Festival Mostra de Teatro de Bernardino de Campos, dentre outros. Também nos apresentamos em São Paulo na Sede Luz do Faroeste, integrando a programação da  Ocupação Amarelinho da Luz.
2014 - realizamos outras apresentações do “Ao revés do Papel” em São Carlos e outras cidades. Apresentamos na 10° Edição da  Virada Cultural da cidade de São Paulo na programação da Sede Luz do Faroeste. Em ensaios continuávamos nossas pesquisas. Culminamos no texto “A Sapateira Prodigiosa” de Federico García Lorca como alimento de novo processo de pesquisa e montagem. Convidamos Fabiano Lodi para assumir a direção e novos integrantes para o elenco. 



2015 - O Projeto Sapateira continua. Fomos aprovados no Edital Proac de Montagens Inéditas e no segundo semestre estrearemos na cidade de São Carlos.