08 novembro 2014

Dossiê do PB

No decorrer dessa semana faremos uma série de postagens intituladas Dossiê do PB onde colocaremos fotos e registros do que fizemos até agora.

Nessa postagem começaremos falando do que aconteceu nesse último mês de blog parado. Confira abaixo:


Composições em Andamento


Durante nossos ensaios tivemos nossos rituais de sempre: aquecimentos individuais seguido de coletivo, trabalho de base com os exercícios apresentados pelo Lodi no início do ano e trabalho de exploração e brincadeira com os Viewpoints vocais e físicos. Após todo esse trabalho de treinamento o mergulho nas Composições fez com que obtivéssemos mais meia dúzia de cenas novas, com explorações diferentes. Algumas Composições foram retomadas e refeitas, outras foram construídas e lapidadas. Algumas estavam diretamente ligadas com os personagens da peça A Sapateira Prodigiosa como a Composição da vizinha que foi ao programa Roda a Roda Jequiti do Silvio Santos. Outras Composições não estavam ligadas diretamente aos personagens, porém traziam algumas imagens e semelhanças como a Composição do Elevador que já tinha sido construída, mas foi retomada e reformada. 



E por falar em Composições


Também apresentamos nossas duas Composições intituladas " Sapo de Fora" e "Goiaba" em dois eventos diferentes nas Universidades Públicas de São Carlos. A primeira esteve na abertura do Show de Talentos da Semana Integrada do IFSC ( SIFISC) na Usp São Carlos. (Clique AQUI e veja as fotos da apresentação). Já a segunda fez parte da programação teatral do FULEC (Festival Universitário Livre de Educação e Cultura) na UFSCar. Nós juntos com o Grupo Trema finalizamos a semana do Festival.



Registros de Piracicaba


Outra novidade interessante foi o vídeo divulgado pelo Ponto de Cultura Arte Garapa de Piracicaba com registros visuais da nossa passagem por lá. Trechos do Ao Revés do Papel, uma pequena entrevista com o diretor Fernando Cruz e trechos do bate-papo com o público estão registrados em um pouco mais de 10 minutos. Confira :

                                       




Oficina com o Ney Piacentini da Cia. do Latão


Mais uma novidade interessante foi a vinda do ator Ney Piacentini que esteve na semana passada no Espaço Gaveta ministrando uma oficina sobre Stanislavski além do lançamento do seu livro Eugênio Kusnet do ator ao professor. Nem todo o grupo pode estar presente na oficina, entretanto marcamos presença em sua palestra que nos trouxe muitos apontamentos interessantes sobre o nosso ofício.



Complementação de aprendizagens com Marcelino Freire.


Quem também esteve em São Carlos na última semana foi o escritor Marcelino Freire que através dos camaradas do Livre Opinião foi convidada para completar a Jornada da Letras com uma palestra intitulada Realidade ou Ficção? além de um curso de escrita que as atrizes Ana Garbuio e Nádia Stevanato puderam desfrutar. Não há dúvidas que tanto Marcelino quanto Ney Piacentini vieram num momento interessante para São Carlos e para nós do grupo foi um presente gigantesco que abriu mais portas para nosso processo criativo. Mastigar e ruminar todos esses conhecimentos só aumenta nossas malas de criatividade.



Fechando com Chave de ouro



Essa semana tivemos nossos ensaios com focos no treinamento e nas duas Composições ( Sapo de Fora e Goiaba) que serão apresentadas na próxima semana no Espaço Gaveta ( em breve mais informações), além, é claro, da nossa grande prosa com lavagem de roupa suja. Algumas meias, cuecas e calcinhas ficaram, mas lavaremos mais em breve.

Registros feitos por Ana Garbuio com seu celular. 


Nos acompanhe
...
Kaparaó!




um tempo depois...

Estamos de volta!
Agora o blog voltou com tudo.
Durante esse tempo de blog parado diversas novidades aconteceram com o PB. Cursos, Apresentações, Ensaios e discussões preencheram nosso tempo (leia mais nas próximas postagens). 
O blog agora contará com a participação ativa de todos os atores criadores que no decorrer da nosso caminhar artístico da Sapateira estarão enviando diversos materiais sobre nossa trajetória. 
Nos acompanhem !