29 dezembro 2011

Linha do tempo - Retrospectiva 2011

  Mais um ano se foi e o Preto no Branco vivenciou várias histórias. Para recordarmos brevemente das conquistas, crises, brigas, discussões e Pbezices traçamos a linha do tempo do ano de 2011.

Confira nosso mosaico de fotografias e tópicos dos meses:








Janeiro -------- Intensivos PB - oficinas de encenação, dramaturgia e direção. Pesquisas NOZERÓIS - leituras dramáticas de peças teatrais; leituras de textos sobre teatro; história do teatro; discussões; CINE PB




Fevereiro --------- Pesquisa de Campo Nozeróis: Visita Alcoólicos Anônimos; Terreiros de Umbanda. Leituras PB. Oficinas . Festas. Entrada Bianca Cellani. 
Março ------- Mudança de Sede - Saída da Sede - Aulas de Teatro - Núcleo Durável de Estudos Literários e Teatrais - Intervenção Grito Rock - Semana de Artes SESC - Oficinas com Insônia - Leituras - Quadrinhos - Trabalhos Corporais- Oficina Lia Crempe; preparação corporal - Escrita do Projeto Ademar Guerra e Fundo Municipal de Cultura- Oficina Produção com Anna Kuhl.



Abril ------- Projetos; Nozeróis; Estudos;Oficinas;  Cultura Paulista; Música Sertaneja; Olair Coan; Miroel Silveira 


Maio ---------- Projeto Ademar Guerra; Fabiano Lodi; Ensaios; Nozeróis; Pesquisas; Leituras; SESC; Oficina Cultural; Oficinas; Trabalho Corporal; Oficina Fabiano - coluna. Miojo Music




Junho ------- Projeto Ademar Guerra; Nozeróis; Pesquisas; Trabalhos Corporais; Oficinas; Será o Benedito?; Improvisos; Novas indicações; Leituras; Jerzy Grotowski.

Julho ------- Férias? ; Intensivos; Oficinas, Madrugadas + Manhãs; Corpo; Voz; Ariane Mnouchkine; Reinaldo Maia; Ensaios; + Improvisos 
Agosto ------ Encontro Regional Projeto Ademar Guerra ; Ensaios; Pesquisas; Nozeróis; Oficinas; Corpo Cômico; Técnicas Contemporâneas de Teatro; Leituras; Indicações Lodi; Buchner; Mitologia; Jung; Herói.

Setembro ------- Oficinas; Pesquisas; Indicações Lodi; Intensivos Colégio Cecília Meirelles; Improvisos ;  Anne Bogart; Peter Brook.


Outubro  ------- Peter Brook; Eugenio Barba; Portas Fechadas; Intensivos; Indicações; Orientações; Improvisos; Leituras; Oficinas ; Oficina Lodi - Composição Teatral; Corpo e Voz.



 
Novembro
------- Encontro Regional do Projeto Ademar Guerra Araraquara ; São Paulo; Improvisos; A mulher que dançou com o Diabo; Mitos; Improvisos

Dezembro ------ Nova Sede; Encontro Estadual de Teatro Projeto Ademar Guerra; Ensaios; Improvisos; Guelderode; Brueghel; Dramaturgia; Retomadas; Mitos;

Grupo de São Carlos faz balanço de 2011

 (matéria do Jornal Primeira Página - terça-feira, 27 de dezembro de 2011)

TEATRO Preto no Branco comemora conquistas deste ano e promete estreia para 2012


                                            Grupo Preto no Branco promete estreia de nova peça em 2012


Mariana Braga

   Já com muitos planos e a previsão da estreia de uma nova peça em 2012, o grupo de teatro de São Carlos Preto no Branco comemora as grandes conquistas do ano de 2011.
   Uma das principais buscas do grupo durante toda a sua existência (desde 2001) era ter a sede própria e isso foi conquistado nos últimos meses deste ano. Outro grande momento para eles foi a aprovação no Edital do Fundo Municipal de Cultura. 
   "Tivemos uma aprovação no edital, ganhamos a quantia de R$ 20 mil para realizar  uma montagem teatral. Logo que firmamos a parceria com o poder público, iniciamos o processo, afunilamos aquilo que começamos no início do ano e projetamos o teor da pesquisa teórica para a criação de um espetáculo. Portanto, 2012 terá estreia do Preto no Branco", comemora o diretor Fernando Cruz.
   Ele fala também sobre a conquista da nova sede: " É uma casa no Centro da cidade que o grupo concentrará seu trabalho. Não podemos nessa hora deixar de agradecer a Oficina Sérgio Buarque de Holanda pela cessão do espaço durante todo o ano para nossos ensaios. A Oficina é um importante espaço público da nossa cidade e não vamos perder o vínculo que criamos por causa do advento da sede".
   Além da estreia da peça, que é uma grande expectativa de todos os integrantes, Cruz afirma que o trabalho de contribuir para o cenário teatral de São Carlos será ainda maios no próximo ano. "É claro que vamos seguir nosso trabalho de mesa, sempre estudando, agora temos casa pra cuidar, projetos para retomar. A sede proporcionará ao grupo muitas possibilidades de criar eventos para movimentar a cena teatral da cidade e também para contribuir com a formação de público para teatro na cidade", lembra.
   O Grupo retomará eventos como o Núcleo Durável de Estudos Literários e Teatrais, Aulas de Teatro, Café com Teatro, o Grupo Esculacho e eventos específicos, assim como apresentação de espetáculos na sede e criação de temporadas.
   "Esperamos conseguir cumprir com a grande maioria dos nossos planos, inclusive com um antigo sonho, que é o de reunir artistas e fortalecer o movimento teatral da cidade", finaliza.

Ibirá



   Para finalizar o ano com o Projeto Ademar Guerra fomos a Ibirá, um município charmoso do estado de São Paulo próximo a São José do Rio Preto. A cidade, pequena e quente, no ano de 2011 comportou um festival de teatro chamado FESTIB - festival de teatro de Ibirá que aconteceu uma semana antes do famoso FIT - Festival Internacional de Rio Preto. Receber um evento do porte do Encontro Estadual do Projeto Ademar Guerra, sem sombras de dúvidas que foi um grande presente para o desenvolvimento cultural da cidade.    
   O evento estava recheado de oficinas, palestras e workshops. Vários grupos de todo o estado de SãoPaulo puderam se reunir e trocar, mesmo que brevemente, suas experiências.
   Confira o manking off :



Projeto Ademar Guerra

   Nesse ano, que estamos finalizando, o Preto no Branco participou pela terceira vez do Projeto Ademar Guerra, que visa o incentivo e valorização de grupos do Interior e Litoral Paulista. Dessa vez fomos orientados pelo artista Fabiano Lodi que ao lado do grupo desenvolveu e aguçou diversos questionamentos acerca do fazer teatral. Dialogando, através de leituras e discussões, com alguns grandes nomes do teatro, entre eles Peter Brook, Ariane Mnouchkine, Jerzy Grotowski, Tadeusz Kantor, Anne Bogart, Bertolt Brecht e os brasileiros Augusto Boal e Reinaldo Maia pudemos pensar e nos interrogar sobre o treinamento dos atores, o cuidado com a voz e o corpo, a criação e a crise decorrente. Tudo isso reverberou diretamente no desenvolvimento do projeto Nozeróis que ficou mais recheado com as indicações de Fabiano. Jung, Eurípides e Georg Buchner vieram em hora certa acompanhados de mitos africanos e mitos que narram o surgimento dos signos. Toda a nossa mala de conteúdos aumentou no decorrer deste ano... Mas e o produto? Quando saíra o espetáculo?

 




Perguntas como essas sempre surgem ao falarmos da trajetória do grupo no ano de 2011, o Preto no Branco não aparece na cena teatral há aproximadamente um ano, mas isso não é à toa. Estamos de Portas Fechadas trabalhando e construindo juntos. As 720 horas de trabalho que tivemos aproximadamente (contando com os ensaios semanais, orientações e intensivos) aparecerão. Um novo trabalho em breve estará sendo apresentado.