Ao Revés do Papel?




Ficha Técnica:


Texto: Grupo Preto no Branco e André Rocha

Direção: Fernando Cruz
Figurinos e Cenários: Grupo Preto no Branco
Iluminação: Fernando Cruz
Produção Executiva: Fernando Cruz
Assistente de Produção: Ana Garbuio
Fotografia: Tati Zanichelli
Designer Gráfico: Marcelo Ducatti
Orientação Musical: Eduardo Jazedje
Orientação Vocal: Roberto Badra
Colaboradores: Alexandre Rodrigues e Grazielli Cerroni
Apoio artístico: Projeto Ademar Guerra
Orientação Artística de Fabiano Lodi (2011) e Paula Ibañez (2012) 
Financiamento: Fundo Municipal de Cultura da Cidade de São Carlos
2012

Elenco:

Ana Garbuio
Nádia Stevanato
Bruno Garbuio
























SINOPSE DO ESPETÁCULO


Dizem que antes de dormir todos contam suas histórias. Três andarilhos, presos a uma existência insuportável, mantêm-se unidos e dependentes e, quando encontram um lugar para dormir, precisam ninar uma delas. Passam a contar e reviverem suas histórias, revelam-se frutos de suas histórias: uma mulher que dizem ter dançado com o Diabo, uma prostituta que sonhava se casar e um homem que carrega somente o que sobrou de seu passado. Naquela noite as histórias contadas os levarão a um caminho diferente e sem volta.






RELEASE DO ESPETÁCULO


O grupo Preto no Branco no ano de 2010 encontrou nos estudos a respeito do heroísmo um caminho para sua inquietação. Depois de intensa e diversa pesquisa o grupo se viu com a necessidade de falar de nós mesmos, heróis. Nasceu o projeto nomeado por nós de “nozerois”. Tendo como desencadeador a pesquisa do universo caipira e seus causos, o grupo se alimentou do texto “Os Cegos” de Ghelderode, o causo São-Carlense da Mulher que Dançou com o Diabo, o texto “Romaria” de Miroel Silveira e da história autoral de S. Ricardo e criou, a partir de improvisos e métodos de composição de cena, sua própria história. Uma mulher abobada, uma outra xamã e um homem são os andarilhos que vem ao palco contar suas histórias antes de dormir e revelam-se uma ex prostituta que sonhava se casar, uma mulher que dançou com o diabo e um homem que perdeu tudo o que tinha.

O trabalho recebeu orientadores pelo Projeto Ademar Guerra em diferentes momentos da construção do espetáculo: Fabiano Lodi (UDESC – SC) durante 2011 e Paula Ibañes (Unicamp – SP), durante 2012.

No espetáculo os atores desdobram-se em personagens, dos andarilhos aos personagens das histórias, surpreendendo o espectador através de quebras e jogo cênico em que corpos e poucos objetos criam símbolos e sentidos que compõem a dramaturgia. É deles também que nasce a música: vozes, uma flauta e um pandeiro compõem com as falas a paisagem sonora do espetáculo. Para tanto o grupo opta esteticamente pelo simples e por cenário artesanal.





OBJETIVOS



O espetáculo conta a história de uma personagem do texto "Romaria" de Miroel Silveira e da Mulher que Dançou com o Diabo, um "causo" da cidade de São Carlos. Tudo isso concebido com provocações do texto "Os cegos" de Ghelderode. O grupo objetiva que o jogo cênico - norteador de todo o processo da montagem e visível na encenação - transponha-se entre palco e platéia, revelando nas entrelinhas do espetáculo, não só a si, mas todo o projeto Nozeróis que culminou com a criação do Ao Revés do Papel. Além disso, tanto quanto os personagens andarilhos, os atores vem ao palco com o mínimo de adereços para buscar o máximo de sentidos.







Histórico do Espetáculo “Ao Revés do Papel”





O Grupo Preto no Branco iniciou uma pesquisa teatral no ano de 2010 sobre heroísmo, chamado Projeto Nozeróis. No ano de 2011 deu continuidade a pesquisa e iniciou a produção de dramaturgia que culminou na montagem do espetáculo “Ao revés do Papel” em 2012. Obteve o financiamento do Fundo Municipal de Cultura da cidade de São Carlos do ano de 2011 e apoio artístico do Projeto Ademar Guerra nos anos de 2011 e 2012.

O Grupo realizou dois Ensaios Abertos antes da estreia oficial de “Ao Revés do Papel”. Um foi em sua sede, no dia 29 de Junho de 2012, com uma conversa com os convidados após a apresentação, e outro na Escola Três Atos (São Carlos) no dia 04 de Agosto de 2012. No dia 18 de Agosto apresentou parte de seu espetáculo no Encontro Regional de Teatro em Santa Bárbara D’Oeste, pelo Projeto Ademar Guerra.

A estreia ocorreu no dia 12 de Setembro de 2012 no SESC São Carlos. Apresentou-se no dia 14 de Setembro no VII Edição do Circuito de Teatro em Português na cidade de São Carlos. Dia 30 de Setembro se apresentou no Teatro Municipal de São Carlos “Alderico Vieira Perdigão”. Dia 21 de Outubro pela Mostra de Compartilhamento de Processos do Projeto Ademar Guerra, em sua sede, e finalizou a Mostra de Teatro do Ademar Guerra no dia 18 de Novembro na cidade de Cotia. Dia 20 de Novembro se apresentou na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda – São Carlos, fazendo parte das comemorações dos 22 anos de Oficina. E para finalizar as apresentações de 2012, dia 25 de Novembro de 2012 se apresentou na Mostra OCUPA PB, realizada também na sede do grupo.

Em Fevereiro de 2013 apresentou o espetáculo no Grito Rock São Carlos dia 28, e dia 03 de Março no Grito Rock Ibaté. No dia 20 de Março, o Grupo se apresentou em Lençóis Paulista, pela 18° Mostra de Teatro de Lençóis Paulista. Neste mesmo mês, o Grupo se apresentou em Paraty, pelo Festival de Artes integradas Hipnos no dia 30. Em Abril se apresentou em Brotas no dia 20.  Foi para a Mostra Joseense no dia 05 de Maio e foi selecionado para a participar do PROFESTeatro em Congonhas, Minas Gerais no dia 31 de Maio e recebeu indicações para prêmios em várias categorias. No dia 06 de Junho foi para o Festival Mostra de Teatro de Bernardino de Campos, FESTAR, e recebeu o prêmio de Melhor Iluminação. Em Julho, o Grupo se apresentou no 1° FESTA, Festival São-Carlense de Teatro, nos dias 16 e 17, no SESC São Carlos.

No mês de Agosto apresentou-se no IX Festival Nacional de Teatro de Limeira no dia 24 e recebeu o Prêmio de 1º lugar na Categoria de  Espetáculo Adulto.

Em Setembro, no dia 07, se apresentou na sede do Grupo Pessoal do Faroeste no evento de Ocupação Cultural Amarelinho da Luz. No dia 16, se apresentou no Festival de Teatro de Mogi Mirim e recebeu o Prêmio de Segundo Melhor Espetáculo e os Prêmios de Melhor Ator e Atriz. Na sequência foi até Itápolis no dia 28, para apresentarmos na Segunda Fase do Mapa Cultural Paulista - etapa regional. Em Outubro voltou para São Carlos e fez mais uma apresentação, desta vez na USP no dia 02. Novembro foi o mês de comemorações e finalizações. Apresentou-se no dia 16, no Festival de Indaiatuba e trouxe o prêmio de Melhor Direção. Depois teve duas vezes em São Carlos, uma apresentação do fechamento do Programa Direitos Humanos para Diversidade da UFSCar que ocorreu na praça do Mercado Municipal de São Carlos no dia 20, e outra como parte da programação de aniversário da Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, que ocorreu na Escola Estadual Jesuíno de Arruda no dia 21 de novembro . Finalizou o mês no Festival de Taquaritinga, no dia 23 e recebemos os prêmios de Melhor Espetáculo Alternativo, Melhor ator e dois prêmios de Melhor Atriz além do Prêmio de Melhor Espetáculo do Festival. Em dezembro de 2013 no dia 11 apresentou na Primeira Mostra de Teatro de Birigui.

O ano de 2014 inicia com a apresentação em São Carlos no Fórum de Cultura de Paz, Educação e Tolerância Religiosa, em Janeiro e, dia 22 de Fevereiro na cidade de Gavião Peixoto - SP. Em Março em parceria com a Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda da cidade de São Carlos, fez duas apresentações, uma na Escola Estadual Jesuíno de Arruda e outra, na Escola Estadual Arlindo Bittencourt. Em Maio foi até São Paulo apresentar-se na 10° Virada Cultural.  Em Julho marcou presença na 47° Semana Universitária de Mococa. Em Setembro foi até Piracicaba apresentar no Espaço Garapa,  uma parceria com o Grupo Por Volta de Logo Depois. Em Novembro apresentou-se na ETEC (Escola Técnica) Paulino Botelho de São Carlos, fazendo parte da programação de aniversário da Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda. Finalizou o ano apresentando-se em Novembro no Espaço Gaveta da cidade de São Carlos na Mostra Ocupa Gaveta.

Em 2015 foi para  no 6 ° Festival de Mogi Guaçu, o qual recebeu a premiação de melhor maquiagem.











Nenhum comentário: