17 agosto 2010

O parto do Dito e o Palco Fora do Eixo

Preto no Branco: Nádia, Bruno, Filippe, Renato, Cruz, Pai e Ana iluminados pelo Dito!

O Preto no Branco agora é pai, ou mãe, sei lá, de um refletor! Dito é o nome do rebento. O parto aconteceu no dia 29 de julho, quando Cláudia Schulz, a integrante do grupo Teatro de Bolso, de Santa Maria-RS, e uma das líderes do movimento teatral Palco Fora do Eixo, esteve em São Carlos para plantar a ideia do Palco no ainda tímido movimento que temos por aqui.


Cláudia, a convite da Anna e do Massa Coletiva esteve no Alderico, isto é, no Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão no dia anterior para falar sobre a proposta do Palco Fora do Eixo, que está sintonizada a do Circuito Fora do Eixo. Este é, a princípio, uma rede de contatos que tem possibilitado a circulação de alguns grupos musicais por várias partes do Brasil, justamente por conta da corrente criada entre coletivos que dividem ideais artísticos similares. Aproximadamente, 50 coletivos espalhados por todos os estados brasileiros fazem parte do Circuito. Dentre eles, está o Massa Coletiva.

Integrantes de alguns grupos de São Carlos, como Preto no Branco, Acaso, Cia. da Insônia, Teatro Descalço, Atuando em Psi e artistas independentes ouviram a fala da Cláudia e se interessaram por dar força ao PFE. Ficam algumas dúvidas quanto ao como fazê-lo por conta das distâncias. Hoje, o Palco conta com quatro coletivos fixos: Colméia (Araraquara), Enxame (Bauru), Fuligem (Ribeirão Preto) e o Macondo (Santa Maria-RS). Existe o objetivo de fortificar o diálogo entre esses coletivos e possibilitar a troca de experiências entre os mesmos, através de espetáculos circulando, oficinas, festivais e por aí vai. Estamos nos dedicando a isso.

Quanto ao Dito, como eu falava no começo, ele foi parido no dia 29. Trata-se de um refletor feito com materiais reciclados, como latas de tinta, alça de balde, tacos de madeira e outros.

Olha o Dito aí:
















Parte da galera que esteve no Alderico no dia anterior foi à sede do Preto no Branco para aprender com a Cláudia a fazer esse tipo de refletor. Foi um aprendizado incrível. Todos ficaram muito satisfeitos com o resultado e com vontade de ampliar o círculo de amizades do Dito.

A Anna também escreveu sobre o esquema todo:
http://ciadainsonia.blogspot.com/2010/08/1-tour-palco-fora-do-eixo-em-sao-carlos.html

Cláudia idem:
http://palcoforadoeixo.blogspot.com/2010/08/trocando-tecnologias-de-palco.html

E dê uma bizoiada no Fora do Eixo:
http://foradoeixo.org.br/

Um comentário:

Branca disse...

Galera do PRETO no BRANCO e demais grupos que conheci ai em São Carlos:

De fato foi um prazer ter passado por ai e poder trocar boas conversas, idéias e tecnologias (ai esta o DITO que não de deixa mentir)... agora vamos ver se potencializamos o PALCO FORA DO EIXO por ai!

Abraço forte

Cláudia