15 janeiro 2011

Matéria de outubro de 2009


Grupo teatral Preto no Branco estreia espetáculo


No último domingo,11 de outubro,o grupo Preto no Branco, de São Carlos, fez um ensaio aberto de seu novo trabalho,''Isabela, a astróloga de araque''. O evento ocorreu no Cantinho Fraterno Maria Jacinta. Mais do que uma atitude voltada para a verificação da funcionalidade das escolhas cênicas do grupo, a apresentação foi uma amostra do quanto a arte influi beneficamente na vida das pessoas. Durante as cenas, saltava aos olhos a integração entre elenco e público. A alegria dos idosos internos em ver o espetáculo foi de uma intensidade comovente.
O novo espetáculo do Preto no Branco, grupo formado em 2001 pelo ator e diretor Fernando Cruz, conta neste ano com a orientação do projeto Ademar Guerra, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo. O projeto propõe o aprimoramento do teatro amador do interior do Estado e, para isso, propicia aos grupos contemplados por processo seletivo a orientação quinzenal de um profissional do teatro. A orientadora do Preto no Branco é Marcília Rosário, uma das fundadoras do curso de Artes Cênicas da Unicamp.
A farsa ''Isabela, a astróloga de araque'', de Miroel Silveira, mas cuja adaptação para o Preto no Branco foi feita por Reinaldo Santiago, resgata a atmosfera da Commedia dell'arte, gênero estabelecido a partir do século XVI. Pantaleão, apaixonado por Isabela, teme o Capitão Matamouros, que vem àquele cobrar uma dívida. Florindo, filho de Pantaleão, é o amante de Isabela. Esta é filha de Doutor Baloardo, homem que busca satisfação financeira através do casamento de sua filha. E os criados, Arlequim, Esmeraldina e Briguela, astutos e muito carismáticos, sempre estão a armar e desarmar confusões, ora dificultando ora facilitando a vida dos patrões.
O grupo ainda aguarda a liberação da verba para custeio da produção, verba essa prevista pelo edital do Fundo Municipal de Cultura de São Carlos, no qual foi contemplado em fins de 2008. Enquanto isso,através de apoios e parcerias diversas, o Preto no Branco tem trabalhado intensamente na montagem atual, de modo a levar dignamente seu espetáculo ao público.
Neste domingo, 18, às 20h, o Preto no Branco apresenta "Isabela, a astróloga de araque'' na Tenda Móvel de Teatro, que neste mês de outubro foi instalada na Estação Comunitária do Jardim Gonzaga (ECO). A apresentação será gratuita e livre para todos os públicos.







Nenhum comentário: