10 junho 2012

Dossiê Nozeróis - Dramaturgia

É chegada a hora... Ou já passou da hora, é o que muitos dizem!
Independente do posicionamento, após uma longa trajetória, com muitas mudanças, estamos próximos a um ponto final que na verdade não passa de uma reticências. Estamos trabalhando bastante para finalizar o espetáculo fruto do projeto Nozeróis que começou em 2010... PASMEM!
Dois anos se passaram e por incrível que pareça a estrutura dramatúrgica ganhou força somente neste ano, após centenas de experimentos, propostas, pesquisas, referências e discussões. O que começou lá atrás modificou no decorrer dos tempos. Campbell, Mitologia greco-romanas, mitologia africanas, Jung, tarô, causos de São Carlos (mais especificamente ''A mulher que dançou com o Diabo'') peças de dramaturgos brasileiros como Miroel Silveira e Olair Coan e obras de grandes dramaturgos como Eurípides, Sófocles, Brecht, Lorca assim como quadros, músicas, movimentos culturais e até visitas na instituição Alcoólicos Anônimos. Tudo apareceu. Muitas coisas neste balaio de gato que finalmente ganha forma. Teatro é Ação, é isso? 
Depois de muita discussão está mais do que na hora de concretizar. 
Mas afinal, como se deu a nossa história?
Depois de muito trabalho as coisas apareceram dos próprios integrantes, que embora não sejam dramaturgos, se arriscaram na arte de escrever. A partir de centenas de improvisações as coisas começaram a ganhar corpo após cada um escrever as ideias advindas de muito suor. Juntando ali, colando cá, o nosso esqueleto foi sendo formado em cima de todo Conteúdo que levantamos. Um acompanhamento dramatúrgico, de um dito cujo cuja profissão é justamente escrever textos teatrais, virá mais para frente, através do Projeto Ademar Guerra, assim esperamos. Esperamos que o dramaturgo possa contribuir para esclarecer tudo que escrevemos. Isso, sem tirar da reta todo o nosso trabalho de sala de ensaio, com jogos entre os personagens e trabalho de cena em cima do que foi criado. O dramaturgo poderá dar aquele laço final, sabe? Quem sabe?!
Mas antes deste chegar estamos nós aqui na cidade do Clima colocando nossos pontos de exclamações. Nossos cegos andarilhos contam histórias. O Herói está aí! Assim esperamos!
O Louco do tarô, o mundo que o circunda, tudo isto faz parte do universo que exploramos e pretendemos apresentar. Em breve faremos o nosso primeiro compartilhamento de processo, apresentaremos para a cidade o trabalho fruto de horas dentro de uma sala fechada. Assim esperamos...

Nenhum comentário: