29 agosto 2012

Hoje!


O TUSP e o TEATRO MUNICIPAL 
tem a honra de convidá-lo para

TUSP LEITURAS PÚBLICAS NAS QUARTAS ALTERNATIVAS
(toda última quarta-feira do mês)
programa especial de formação de grupos e espectadores 

Data: 29/8/2012, quarta-feira
Horário: 19 horas
Local: Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão 
(Rua 7 de setembro, 1735)

Ciclo VIII – Nelson Rodrigues 100 anos
A Mulher sem Pecado, de Nelson Rodrigues,
O Ciclo de Leituras Públicas homenageia  Nelson Rodrigues, 
dramaturgo fundamental no teatro brasileiro que completa 100 anos de nascimento.
Grupo leitor convidado: Preto no Branco


O programa Tusp de Leituras Públicas propõe, a cada ciclo, o dizer de peças de autores eminentes do teatro ocidental. As peças serão lidas  pelos espectadores presentes, artistas em formação, estudantes de escolas públicas e privadas, além de convidados. Espera-se criar um público que acompanhe os ciclos,indo além da presença eventual e abrindo espaço para uma experiência diferenciada do espectador que favoreça sentidos de pertencimento à coisa pública.
  

Sobre o texto:

O texto A Mulher sem Pecado após passar pelo crivo censor teve o seu final refeito, menos explícito.
O texto  narra as aflições de Olegário, casado com Lídia, é um paralítico que convive com os fantasmas e medos de sua imaginação doentia. Morre de ciúmes de sua mulher e desconfia de que está sendo traído.

Com a ajuda de Umberto, o chofer, e de Inézia, a criada, tenta controlar a esposa. Suspeita de todos, inclusive de Maurício, irmão de criação de Lídia.

Tomando por um ciúme compulsivo e perseguido pela idéia de traição, um homem maltrata a mulher. Por sua vez, a mulher, inocente, arquiteta um plano de fuga para escapar da insana perseguição. Esta fica atordoada com as perguntas e cobranças diárias do marido e resolve tomar uma decisão drástica. Quando o marido reconhece seu erro, a esposa já havia partido.
(http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/a/a_mulher_sem_pecado)

Tusp nas Quartas Alternativas - Projeto da Coordenadoria de Artes e Cultura (prefeitura de São Carlos) que busca gerar diálogo entre grupos da cidade e as linguagens cênicas. Desde 2009 tem parceria com oTusp, sempre na última quarta-feira do mês, com ações conjuntas que refletem sobre a formação artística e de espectadores. Acontece as quartas-feiras.

Sobre o grupo Preto no Branco:
O Grupo de Teatro Preto no Branco surgiu no ano de 2001 no Colégio Cecília Meireles, estreando o espetáculo "Várias Vidas, Várias Dúvidas", cartaz do SESC São Carlos no mês de dezembro deste ano. A partir de 2002, seguiu com suas montagens com os alunos deste colégio até o ano de 2006. O Grupo, neste período, atuava também em comunidades carentes da cidade, iniciando um trabalho que perdura até os dias de hoje. Nesta época surge uma figura que encaminhou e muito contribuiu para o grupo andar, de quem falamos é do grande dramaturgo brasileiro José Saffioti Filho, que além de abrir as portas do SESC São Carlos para o grupo se apresentar, forneceu uma bagagem interessantíssima que começou a modelar a formação de Fernando Cruz,diretor do grupo.
No início de 2007, o Grupo desligou-se do Colégio, ganhando amplitude na cidade.
Em 2008, o Grupo Preto no Branco foi selecionado pelo primeiro Edital do Fundo Municipal de Cultura da Cidade de São Carlos, para a realização da montagem da farsa medieval "Isabela, a Astróloga de Araque", texto de autor desconhecido adaptado na década de 70 pelo prof. Miroel Silveira (EAD) e readaptado no ano de 2009 pelo dramaturgo Reinaldo Santiago especialmente para o Grupo Preto no Branco. Em 2012 o grupo ganha novos contornos em sua  sede, na Major José Inácio, onde tem promovido diversas ações culturais.

Atividade gratuita
Para maiores informações acesse o nosso blog:


Recomendação etária: Livre
Realização: Tusp e Teatro Municipal de São Carlos

Nenhum comentário: