20 outubro 2012


Projeto Ademar Guerra realiza Mostra
de Compartilhamento Teatral em 45 cidades
Projeto Ademar Guerra, programa da Secretaria de Estado da Cultura, realiza em outubro e novembro, a Mostra de Compartilhamento Teatral. O evento terá apresentações de espetáculos, cenas e palestras pelos grupos teatrais orientados pelo Projeto. A Mostra acontecerá simultaneamente em 45 cidades do Estado de São Paulo nos dias 18, 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de outubro, e dias 2 e 3 de novembro.

O projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 pela Secretaria de Estado de Cultura com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior e litoral do Estado de São Paulo. Os artistas-orientadores atuam junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos. Atualmente o Projeto orienta 82 grupos, em 80 cidades atendendo aproximadamente 1.200 jovens artistas.

Desde março de 2012 os grupos selecionados pelo projeto participam de atividades de formação e qualificação em teatro por meio de orientações, palestras, oficinas, apoios para intercâmbios e apresentações em outros festivais. Entre outras ações voltadas para o aprimoramento dos artistas dos grupos, a Mostra de Compartilhamento Teatral é o momento em que os grupos têm a oportunidade de se apresentar para o público de sua cidade. É, também, uma forma de autoavaliação e aprimoramento.

Para Aldo Valentim, coordenador do Projeto Ademar Guerra: “O interior é rico em possibilidades. Nossa ação é estratégica e tem como objetivo formar jovens talentos, sobretudo nas pequenas e medias cidades, onde, certamente, temos talentos que precisam de impulso para o seu crescimento artístico, que se dará, sobretudo no contato com o público e na troca de experiência entre os jovens artistas”. 

Projeto Ademar Guerra tem a Curadoria Artística do diretor teatral Sérgio Ferrara, que trabalhou com grandes atores como Paulo Autran, Raul Cortez, Eliane Giardini e Rosi Campos, além de grandes dramaturgos como Maria Adelaide Amaral, Mário Bortolotto. Com Plínio Marcos, trabalhou no Teatro de Arena. Por sua direção do espetáculo Pobre Super-Homem, de Brad Fraser, ganhou o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor diretor.

A Coordenação Geral é de Aldo Valentim, consultor e pesquisador em gestão e políticas públicas. É Coordenador geral dos Projetos Especiais e do Projeto Ademar Guerra das Oficinas Culturais do Estado. Atualmente também ministra aulas de Políticas Públicas na Pós-Graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário SENAC. Tem 15 anos de experiência na área de gestão cultural. Coordenou o Projeto Ademar Guerra de 2003 a 2006.

Cidades Participantes: Adamantina, Araçatuba, Assis, Atibaia, Batatais, Bertioga, Bilac, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Diadema, Gália, Garça, Guararema, Guaratinguetá, Guarulhos, Ilha Solteira, Indaiatuba, Itapevi, Jaguariúna, Jaú, Juquiá, Macatuba, Marília, Mirante do Paranapanema, Mococa, Mogi Mirim, Osvaldo Cruz, Pindamonhangaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Rancharia, Limeira, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Taquaritinga, Teodoro Sampaio, Tupã, Valinhos, Valparaíso, Votuporanga.

Nenhum comentário: