05 novembro 2012




O TUSP, a Pró-Reitoria de Cultura e extensão e o Grupo Preto no Branco
tem a honra de convidá-lo para

Programa Tusp de Leituras Públicas
programa especial de formação de grupos e espectadores

Data: 07/11/2012, quarta-feira
Horário: 19 horas
Local: Sede do Grupo Preto no Branco
Rua Major Jose Inácio n° 1565 - Centro


Ciclo VIII - Nelson Rodrigues 100 anos

Boca de Ouro
(Nelson Rodrigues)



O programa Tusp de Leituras Públicas propõe, a cada ciclo, o dizer de peças de autores eminentes do teatro ocidental. As peças serão lidas pelos espectadores presentes, artistas em formação, estudantes de escolas públicas e privadas, além de convidados. Espera-se criar um público que acompanhe os ciclos,indo além da presença eventual e abrindo espaço para uma experiência diferenciada do espectador que favoreça sentidos de pertencimento à coisa pública.


Sinopse do texto:Boca de Ouro foi parido num reservado de gafieira e seu primeiro berço foi uma pia de banheiro onde a mãe o deixou, sob a torneira aberta, num batismo cruel e pagão. O menino cresce e se torna bicheiro temido e respeitado – uma figura quase mitológica na comunidade onde vive. Boca mandara arrancar todos os dentes da boca e implantou dentes de ouro. Ele acreditava que seria enterrado em um caixão todo de ouro. Diziam que ficava com as mulheres de homens casados e derretia suas alianças para fazer o caixão. Poderoso e carismático, mantinha o autocontrole desde que não falassem de sua mãe e de como nasceu numa pia de gafieira. O personagem é descrito através de três relatos diferentes, depois de sua morte. Fascinado com a história do contraventor, o jornalista Caveirinha procura uma ex-amante do criminoso, D. Guigui para colher material para uma matéria. Os relatos dela refletem seu estado emocional. No primeiro momento, sem saber que Boca de Ouro está morto, ela o pinta como um homem cruel e insensível, capaz de matar um pobre diabo, inofensivo e covarde, Leleco, para ter a sua mulher Celeste fiel. Ao saber da morte do ex-amante, ela chora e passa a elogiá-lo. Representa-o como um homem rigoroso que mata, mas não sem motivo, ao mesmo tempo em que denigre seu atual marido. Conta a mesma história, mas, desta vez, revela uma Celeste nada fiel e um Leleco não tão inofensivo. A forma elogiosa como passa a tratar o Boca de Ouro irrita o marido, que faz as malas e decide deixar a casa. Com a interferência do repórter Caveirinha, que se sente responsável pela separação, os dois se reconciliam. D. Guigui conta, então, uma terceira versão da mesma história sobre Boca de Ouro, na qual se destaca não só o seu poder e crueldade, mas também suas inseguranças.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Boca_de_Ouro_(pe%C3%A7a)

Sobre o grupo Preto no Branco:
O Grupo de Teatro Preto no Branco surgiu no ano de 2001 no Colégio Cecília Meireles, estreando o espetáculo "Várias Vidas, Várias Dúvidas", cartaz do SESC São Carlos no mês de dezembro deste ano. A partir de 2002, seguiu com suas montagens com os alunos deste colégio até o ano de 2006. O Grupo, neste período, atuava também em comunidades carentes da cidade, iniciando um trabalho que perdura até os dias de hoje. Nesta época surge uma figura que encaminhou e muito contribuiu para o grupo andar, de quem falamos é do grande dramaturgo brasileiro José Saffioti Filho, que além de abrir as portas do SESC São Carlos para o grupo se apresentar, forneceu uma bagagem interessantíssima que começou a modelar a formação de Fernando Cruz,diretor do grupo.
No início de 2007, o Grupo desligou-se do Colégio, ganhando amplitude na cidade.
Em 2008, o Grupo Preto no Branco foi selecionado pelo primeiro Edital do Fundo Municipal de Cultura da Cidade de São Carlos, para a realização da montagem da farsa medieval "Isabela, a Astróloga de Araque", texto de autor desconhecido adaptado na década de 70 pelo prof. Miroel Silveira (EAD) e readaptado no ano de 2009 pelo dramaturgo Reinaldo Santiago especialmente para o Grupo Preto no Branco. Em 2012 o grupo ganha novos contornos em sua sede, na Major José Inácio, onde tem promovido diversas ações culturais.
(http://grupopb.blogspot.com.br/)




Atividade gratuita

Para maiores informações acesse o nosso blog:
http://tuspdesaocarlos.blogspot.com/
Estamos no face: Tusp de Sanca

Recomendação etária: Livre

Realização: Tusp e Pró-Reitoria de Cultura e extensão Universitária
Parceria: Grupo de Teatro Preto no Branco

Nenhum comentário: