14 abril 2013

Projeto Ademar Guerra realiza Encontro Estadual de Teatro em Tupã


 

Projeto Ademar Guerra – Programa da Secretaria de Estado da Cultura, administrado pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – realiza nos dias 13 e 14 de abril, na cidade de Tupã, o Encontro Estadual de Teatro. O evento acontece no CEI – Centro de Educação Integrada, na Av. dos Universitários, 145 –Vila Abarca, em Tupã-SP

Este encontro, também denominado Encontro Preparatório, é o marco do início das orientações artísticas que os grupos selecionados receberão até o mês de novembro. A programação contempla oficinas e espetáculos abertos ao público, que podem ser conferidas na programação abaixo.

O objetivo do encontro é qualificar os artistas por meio de oficinas, palestras e espetáculos que serão oferecidos durante os dois dias de evento e, ao mesmo tempo, proporcionar a troca de experiências entre os grupos, que contam com repertórios bastante diferenciados.

O Encontro Preparatório é uma realização do Projeto Ademar Guerra em parceria com a Secretaria de Cultura de Tupã. Com esta ação, o município reafirma sua vocação para o desenvolvimento dos grupos e companhias sediadas no interior do Estado de São Paulo. "Agradecemos as autoridades de Tupã pela oportunidade de compor conosco essa programação", afirma Aldo Valentim, Coordenador Geral do Projeto Ademar Guerra.

Sobre o Projeto Ademar Guerra

O Projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 pela Secretaria de Estado de Cultura com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior e litoral do Estado de São Paulo. Os artistas-orientadores atuam junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos.

No ano passado, 82 grupos foram orientados por 63 profissionais, totalizando 48 municípios e 793 pessoas atendidas pelo projeto. Foram realizadas 98 ações culturais, 4 Mostras Regionais, parceria com 6 festivais, 2 Encontros Regionais, uma mostra de compartilhamento e a Mostra Final do Projeto Ademar Guerra, que alcançou um público de 7.572 pessoas.

O Projeto tem a Curadoria Artística do diretor teatral Sérgio Ferrara, que trabalhou com grandes atores como Paulo Autran, Raul Cortez, Eliane Giardini e Rosi Campos, além de grandes dramaturgos como Maria Adelaide Amaral e Mário Bortolotto. Com Plínio Marcos, trabalhou no Teatro de Arena. Por sua direção do espetáculo Pobre Super-Homem, de Brad Fraser, ganhou o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor diretor.

A Coordenação Geral é de Aldo Valentim, consultor e pesquisador em gestão e políticas públicas. Mestre em Artes/Unicamp e Mestrando em Gestão e Políticas Públicas/FGV. É Coordenador geral dos Projetos Especiais e do Projeto Ademar Guerra das Oficinas Culturais do Estado. Atualmente também ministra aulas de Políticas Públicas na Pós-Graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário SENAC. Tem 15 anos de experiência na área de gestão cultural. Coordenou o Projeto Ademar Guerra de 2003 a 2006.

Programação do Encontro Preparatório do Projeto Ademar Guerra

13/04 – Sábado
09h: Abertura
09h30: Palestra: Direito Autoral e Criação Artística
14h – Oficinas
Oficina I – Gosto e Quero Fazer Teatro
Oficina II – Princípios Básicos da Improvisação
Oficina III – Presença, Jogo, atravessamentos e Trânsito. Uma experiência artística do ator em Diálogo com o seu tempo
Oficina IV – Ator Inconformado
Oficina V – Gêneros, Estilos, Formas- a Literatura dramática na Linha do Tempo
18h – Reunião Grupos de Circulação.
21h – Espetáculo Convidado: Carta de um Pirata – com Vinicius Piedade

14/04 - Domingo
09h
 – Oficinas
Oficina I – Gosto e Quero Fazer Teatro
Oficina II – Princípios Básicos da Improvisação
Oficina III – Presença, Jogo, atravessamentos e Trânsito. Uma experiência artística do ator em Diálogo com o seu tempo
Oficina IV – Ator Inconformado
Oficina V – Gêneros, Estilos, Formas- a Literatura dramática na Linha do Tempo
14h – Espetáculo: Histórias lá da Serra, Grupo Anônimos, de Botucatu
16h – Encerramento.

Realização: Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Tupã

Serviço

Evento: Encontro Preparatório de Grupos do Projeto Ademar Guerra – Edição 2013
Data: 13 e 14 de abril
Local: CEI – Centro de Educação Integrada
Av. dos Universitários, 145 –Vila Abarca – Tupã

Informações: 
Secretaria de Cultura de Tupã (14) 3491-5013
Projeto Ademar Guerra (11) 4096-9839
projetoademarguerra@oficinasculturais.org.br

Assessoria de Imprensa – POIESIS / Projeto Ademar Guerra
Dirceu Rodrigues: (11) 4096-9827 e dirceurodrigues@poiesis.org.br
Fernanda Galib: (11) 4096-9852 fernandagalib@poiesis.org.br
Karina Monteiro: (11) 4096-9857 karinamonteiro@poiesis.org.br

Assessoria de Imprensa – Secretaria de Estado da Cultura
Renata Beltrão: (11) 2627-8164 e rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia: (11) 2627-8243 gcorreia@sp.gov.br


na íntegra AQUI.

Nenhum comentário: