11 maio 2015

... Enquanto isso

O PB treina e vive um processo de montagem como nunca viveu antes. Tudo por causa do PROAC - prêmio ($) conquistado neste início de ano, o qual nos possibilitou trabalhar com novas pessoas (diretor convidado, cenógrafo, cenotécnico, figurinista, músico, iluminador, etc). Novas pessoas e um PRAZO. Montar um espetáculo depois de ficar um ano "treinando" (vide significado de treinamento na postagem anterior) - como seria? Vivendo o 5º mês do processo, exatamente a metade, ainda compreendendo coisas do início...de 2014, 2013, 2012, 2011, 2010, 2009, 2008...
Enquanto isso, o elenco e direção do grupo continuam suas vidas de espectadores, e foram assistir grandiosos espetáculos. Abaixo segue dois relatos simples de duas peças que assisti: "Por Elise", do Grupo mineiro Espanca! e "O Terno", direção de Peter Brook.
O primeiro assisti no SESC Ipiranga, parte da programação de comemoração de 10 anos do grupo, que apresenta também outros espetáculos do repertório. Em cena, cinco atores e abacates que caem de uma árvore invisível. As cinco histórias se entrelaçam enquanto os abacates vão caindo. Destaco a atuação da Grace Passô, que também dirigiu e escreveu a peça. Depois da primeira cena, em que sozinha conta histórias curtas e inusitadas, de maneira brilhante, deu medo de como seria o restante. E foi lindo! "Por Elise" vale muito a pena.

por elise


Já "O Terno" (SESC Pinheiros), espetáculo do afamado diretor inglês Peter Brook, conta a história de uma mulher que trai o marido. Ele flagra a situação e na fuga, o amante deixa seu terno. A partir daí, ele obriga a mulher a dar vida ao terno e a trata-lo como uma ilustre visita.
Em cena, três atores e três músicos abusam da simplicidade para contar a história, e para isso, se sustentam numa base técnica  que impressiona. O trabalho vocal e a intensidade e precisão dos movimentos chamam a atenção.

o terno

E serão muitos outros espetáculos, filmes, notícias, comentários do leitor, ensaios, intensivos, leituras, eventos abertos, oficinas, pular corda, jogar bolinha, exercícios do método Suzuki, viewpoints, ufa! Estamos em montagem! De qualquer maneira, estrearemos em outubro. É o prazo, pois o tempo, ah, o tempo... O tempo é relativo.

Fernando Cruz
11/05/2015






Nenhum comentário: