10 junho 2010

Nova sede!

Nova sede, nova sede! Sede espacial e sede de sede de fazer de teatro.

Ontem, quarta-feira, entramos pela primeira vez no espaço que será a nossa nova sede, o logar que poderemos personalizar a nosso gosto. Trata-se do mesmo ambiente onde outrora funcionou o bar Mujahed, cujo pianista era o Sr. Félix, o melhor pianista que eu já vi. O espaço se situa no mesmo prédio onde funciona a Escola de Dança e Artes Studium, onde temos ensaiado nos últimos meses: rua Comendador Alfredo Maffei, 1605.

Para não deixar passar em branco esse acontecimento, fizemos uma espécie de ritual de entrada. Eis o ritual: cada integrante ganha uma vela. O novo espaço está com a luz cortada (na verdade, não está, mas se a gente dissesse que está, isso ia acabar com a brincadeira). O ato primeiro é explorar o espaço minuciosa e silenciosamente. Onze copos dispostos aleatoriamente no espaço. Dentro de cada copo há um pedaço de papel com uma sitação escrita. Assim que encontrasse o copo e o papel, o ator deveria pegar o copo e se aproximar de cada um dos outros atores e dizer-lhes o texto ao ouvido. Todos os textos, como se pode ver abaixo, tinham como palavras-chave "lugar" e "espaço". Depois de acesas as velas, não era permitido falar nada além dos textos encontrados nos copos. E depois de encontrados todos os copos e lidos todos os textos, os atores saíam, apagavam as velas e podiam voltar a falar.

Os copos serviram para receber alguns goles de Chuva de Prata que arrumamos celebrar a nova sede.

Estamos aí!
Vejam os textos que
fizeram parte do ritual
de inauguração da nova
sede do grupo:




Sou o que sou
porque vivo da minha maneira...
Você procurando respostas olhando pro espaço,
e eu tão ocupado vivendo...
Eu não me pergunto,
Eu faço!
(Raul Seixas)


Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar.
(Chico Science)


Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória.
(José Saramago)


Os ritos são no tempo o mesmo que o domicílio é no espaço.
(Antoine de Saint-Exupéry)


Quero todo o teu espaço
e todo o teu tempo.
Quero todas as tuas horas
e todos os teus beijos.
Quero toda a tua noite
e todo o teu silêncio.
(Mario Quintana)


O ponto de encontro entre a criação artística e a vida vivida talvez esteja naquele espaço privilegiado que é o sonho.
(Antonio Tabucchi)


Os nossos desejos ocupam maior espaço do que as nossas necessidades.
(Emanuel Wertheimer)


Melhor do que a criatura,
fez o criador a criação.
A criatura é limitada.
O tempo, o espaço,
normas e costumes.
Erros e acertos.
A criação é ilimitada.
Excede o tempo e o meio.
Projeta-se no Cosmos
(Cora Coralina)


Existe um lugar onde ninguém pode tirar você de mim. Este lugar chama-se Pensamento...e nele, você me pertence!!
(Charles Chaplin)


Não deixe aquilo que é urgente tomar o lugar daquilo que é importante em sua vida.
(Charles H. Spurgeon)


me oprimem essas paredes nuas
sou pudico na questão decorativa
preciso vestir as paredes comigo mesmo
impregnar-me no espaço que é meu
para sensualmente adentrá-lo.
meu lugar sou eu
e o espaço desse lugar
tem de me ser também.
(Renato Capella)

Nenhum comentário: