20 dezembro 2010

PROJETO ADEMAR GUERRA-2010


Em 2010 participamos mais uma vez do Projeto Ademar Guerra,projeto que visa o incentivo do teatro no interior de São Paulo.

Neste ano fomos orientados pelo artista João Júnior.
Muitas foram as provocações que ele nos aguçou.Passamos durante as orientações por muitas crises,baboseiras,exercícios dramaturgicos e cênicos que nos fizeram crescer bastante enquanto artistas.
No início das orientações passamos pelos seminários artísticos onde tinhamos que refletir e pesquisarmos sobre Ética,Forma,Conteúdo e Estética do grupo.
Leituras de livros como os de Ariano Suassuna,da coleção primeiros passos e coleção ética foram algumas das bases que tivemos que ter para realizar este trabalho.
Do contato com estes seminários surgiram muitas provocações que viriam a influenciar e aparecer depois em nossos processos,como a dramaturgia do balde e a dramaturgia via internet.
Muitas idéias borbulharam em nossas cacholas no decorrer deste ano.Um exemplo que funcionou e gerou muito material cênico foram as CARTAS trocadas entre personagens e pessoas conhecidas da cidade e as conferências ''Isabelitanas'' via menssengers,onde cada personagem se portava de acordo com a sua personalidade nestas conversas onlines.
Neste ano tivemos ainda a Mostra de Compartilhamento de Processo,no mês de agosto,onde abrimos para a cidade as portas da nossa casa para podermos dividir com todos o que estávamos vivenciando...Nossas crises,baboseiras e processos.
Neste encontro houve a apresentação do Programa da ''La Loca de la pelota de carne'' uma criação da Anna Kühl,uma apresentadora de programa televisivo muito louca.Junto a La Loca estavam todos os personagens da Isabela que apresentaram cada um uma cena.
Arlequim,com seu momento de piadas de pontinhos junto a Germinina uma meia galinha.
Florindo,com as suas propaganda da KARINA e outros produtos de maquiagem que nunca nos deixam na mão.
Isabela Rawn,com toda sua sensualidade agradando e respondendo perguntas sobre qualquer tema dos nossos telespectadores.
Briguela,com o seu novo blog o BLOGUELA e com todas suas canções de protesto contra seu patrão miserável.
Esmeraldina e Doutor,com o momento culinária apresentando e ensinando uma delicioda receita de torta de sei lá o que.
Sem contar com a entrega das casas dos empregados,um curta gravado acidentalmente na cidade de São Carlos de uma forma não convencional.
E para finalizar com chave de ouro,nada melhor do que uma canção gospel acompanhada da partida da La Loca num tapete voador.
Passando todos os momentos das brincadeiras,nos entragamos as emoções e fizemos um ritual onde nos despíamos dos figurinos e depositávamos num centro onde estavam caindo flores e canções de roda...Um momento único e belo,onde com todo o respeito nos desfaziamos da Isabela para partirmos para um novo processo.Uma passagem,um novo caminho a ser traçado.
Estava caindo fulô e lágrimas de um momento importante para todos do grupo.
A Isabela foi um berço e uma escola...Mas um dia precisavamos deixa-la um pouco de lado e partirmos para algo novo.
Foi o que aconteceu,embora continuamos apresentando a farsa em outros lugares,como as cidades de Bauru e Torrinha.
E finalizando o ano e o Projeto Ademar Guerra,tivemos a felicidade de participarmos da Mostra do Projeto Ademar Guerra nos dias 13 14 e 15 de novembro de 2010 na cidade de São Paulo.
O encontro contou com a participação de 29 grupos do estado inteiro que também participaram do projeto.
Além de termos tido a oportunidade de conhecer grupos e trabalhos maravilhosos,tivemos contato com grandes nomes do teatro brasileiro como Lauro Cesar Muniz que encantou a todos que estavam por lá.
Jacarandá!

Nenhum comentário: