20 dezembro 2010

ISABELA-NOTA DE RODAPÉ

Trabalho maravilhoso do Ducatti.


Como surgiu a Isabela?!
Em 2008 Fernando Cruz(Ator e fundador do grupo) participou de um curso de Commedia dell'arte ministrado pelo ator e diretor Eduardo de Paula.Este curso foi o estimulo inicial para a montagem do espetáculo.
Sendo o autor desconhecido e reescrito na década de 70 pelo Miroel Silveira a Isabela foi montado em 2005 na escola de teatro Macunaima com direção do próprio Eduardo de Paula.
http://www.youtube.com/watch?v=bjPoyvDXAck


Eduardo de Paula,sabendo do interesse do Fernando por uma farsa medieval,indicou este texto que viria a ser a nova montagem do Preto no Branco.O grupo nesta época era composto por Fernando Cruz e David Narciso.
Houve então uma série de convites a novos integrantes para que pudesse ser possível a futura montagem.Nesta época ingressaram como novos membros Rodrigo Garavini,Ana Garbuio,Tales Buonarotti,Bruna Paulino e Bruno Garbuio.

Em 2009 Fernando Cruz envia para o Projeto Ademar Guerra um projeto que visava a montagem de um monólogo ''A rainha do rádio''do dramaturo José Saffioti Filho,uma linda peça que tem como pano de fundo os tempos sombrios da Ditadura Militar no Brasil.
O interesse primordial era que fossem montadas as duas peças,Isabela e A rainha do rádio,uma paralela a outra.
Por fim houve o não interesse do projeto pelo monólogo e o interesse pela Farsa Medieval.O grupo passou a receber orientação artistica da Prof.Marcilia Rosário e houve o ingresso de um novo membro,Renato Capella.

No decorrer de 2009 foram surgindo centenas de provocações da então orientadora e consequentemente centenas de pesquisas que iriam influenciar na montagem da peça.
No decorrer deste processo houve a entrada de Filippe Consenza e Ricardo Piazza(Pai) e os músicos Eduardo Jazedje(Dudu),Mabel Zattera e Renan Bertho.

Houve também o contato com o dramaturgo e Prof.Reinaldo Santiago que veio a adaptar a peça.
Enfim...No ano de 2009 aconteceram dezenas de apresentações como o ensaio aberto no asilo Maria Jacinta da cidade de São Carlos e o contato com o projeto Tenda Móvel de teatro.

No ano de 2010 houveram no grupo algumas saidas de integrantes e novas entradas como a da Nádia Stevanato e Anna Kühl.

E a mais recente entrada da Yasmin Benatti.




JACARANDÁ!

Nenhum comentário: