09 agosto 2011

A Arte do Encontro

Na última sexta-feira, dia 05/08, na Oficina Cultural, ocorreu um encontro de artistas de teatro. Representantes dos grupos Teatro Descalço, Acaso, Preto no Branco, Construindo Teatro e também das instiruições Janela Aberta, Ong Ramudá e Rádio Ufscar, assim como do Festival Contato e a própria Oficina Cultural, compuseram a lista de presença eclética e muito animada.
A iniciativa partiu dos discursos que vivo ouvindo de artistas da cidade: Ah, os grupos não se reunem! É sempre assim! Uma reclamação que me faz lembrar as cabras do livro "A Revolução dos Bichos", de Orwell. Elas vivem ruminando textos, disseminando aquelas palavras a todos os moradores da fazenda. Dei um xô nas cabras e resolvi partir para a ação. E como já esperava, recebi uma grande adesão. Gente pulsando teatro, vibrando, atentos, falando, saindo do conforto de suas respectivas sedes e montagens.
Porém, faltaram muitos! Muita gente bacana, que eu sei que batalha pelo teatro e acredita que a união dos grupos pode fazer a diferença pro nosso próprio bem. Continuarei convidando, assim como todos vão convidar todos!
Já temos outra data, outro encontro. Dia 19/08, sexta-feira, as 19:30h, na Oficina. Este mais prático. Vamos arriscar um oficinão, pra gente se divertir juntos, em um mesmo espaço de cena. Vamos dialogar com outros artistas, aprender, doar, sorrir!
E o Festival Esculacho? O que é isso?
É uma ação concreta de grupos da cidade, que está se estabelecendo, ganhando corpo, objetivos claros para culminar em uma Mostra de Cenas produzidas por artistas de teatro que se misturarão entre os grupos e levarão a alegria desse encontro para a plateia.
O grupo de emails foi criado. Vamos inserir mais pessoas! E começar a discutir. Deixemos o cabeção pro grupo de email. Deixemos a prática para os encontros.
Grupo de estudos: esse é um objetivo claro de todos! Vamos estudar teatro juntos! Vamos nos organizar para isso! Unidos, vamos longe... seguir os passos do grupo da dança que se formou na cidade!

Bora, artistas de teatro, bora conosco instituições culturais! Sigam seus estatutos! Respeitem seus ideais e se possível, mandem um ok de recebimento dos emails, a gente merece.

Um comentário:

Bruno Garbuio disse...

Claro! É de fundamental importância mandar um OK caso tenha recebido o e-mail. É de fundamental importância seguirmos...