02 novembro 2011

Grupo de teatro Preto no Branco desenvolve novo projeto

[matéria do Jornal Primeira Página do dia 28 de outubro de 2011]


Nozeróis é o nome da pesquisa que o grupo faz para a elaboração de novo espetáculo




Grupo de teatro Preto no Branco trabalha pesquisa sobre a trajetória do herói

Mariana Braga

Selecionado pelo Fundo Municipal de Cultura, o grupo de teatro são-carlense Preto no Branco iniciou uma pesquisa para a construção de uma novo espetáculo.
A pesquisa, denominada Nozeróis, é baseada na trajetória do herói e tem influências de diversos autores teatrais, filósofos, mitólogos,intervenções teatrais,universo caipira, tragédias gregas,heróis do senso comum, contos populares da cidade e muitos outros.
''Hoje o grupo sofre influência direta da amplitude da pesquisa na feitura das cenas e escritura do roteiro do espetáculo'', diz o diretos do grupo de teatro Preto no Branco, Fernando Cruz.
O grupo desenvolve a pesquisa e leva para o palco através de improvisações teatrais norteadas por escolhas feitas pelos próprios integrantes.
''Atualmente o grupo se concentra na criação de um roteiro que sirva de esqueleto, de estruturação para então compor as chamadas''lupas''(termo utilizado no decorrer do trabalho incansavelmente pelos atores, diretor e orientador artístico do grupo), isto é, trabalhar os elementos do teatro nas cenas improvisadas'', explica Cruz.
Ele conta que os ensaios são realizados na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda. ''Um espaço fantástico, com uma gerência iluminada desde quando era a Maria Inez. Hoje,na nova administração, Ney Vilela continua nos apoiando, o que faz a diferença para o grupo poder criar procedimento e rotina de trabalho com segurança''.
Para ele, um fator contribui muito para o andamento do trabalho: a orientação artística de Fabiano Lodi, artista jovem e de vasto conhecimento na área do teatro e do ser humano.
''Ele é um apaixonado pela missão de ser artista. Fabiano vem a São Carlos quinzenalmente através do Projeto Ademar Guerra, iniciativa cultural do governo do Estado de São Paulo que apoia o teatro no interior e litoral do Estado. Fabiano trabalha com o grupo 6 horas a cada vinda,além das sessões extras nas lanchonetes e calçadas da cidade'', comenta.
O grupo possui um blog, onde existem diversas informações sobre o Preto no Branco, inclusive detalhes da pesquisa, materiais de studo, entre outros arquivos. O endereço é: www.grupopb.blogspot.com .

Um comentário:

Bruno Garbuio disse...

Errata: não iniciamos o projeto. Já tínhamos iniciado há tempos.

Patrão puxando saco do Supervisor... Rachei o Bico! uahuahsuahsuahuah mas rachei mais ainda quando li sobre os encontros: Fabiano trabalha com o grupo 6 horas a cada vinda, ALÉM DAS SESSÕES EXTRAS NAS LANCHONETES E CALÇADAS DA CIDADE'' uahsuahsauhsaushaushaushausha com direito a piquenique no front do hotel! uahsuahs