10 setembro 2012

Por Ana Garbuio

O Grupo Preto no Branco participou em 2009 pela primeira vez do Projeto Ademar Guerra, projeto anual do Governo do Estado de São Paulo que busca levar formação artística a grupos do interior do Estado. Nesse ano, o Grupo recebeu a professora Marcília Rosário, que lhe auxiliou em embarcar na montagem de uma farsa medieval, “Isabela, a astróloga de Araque”.
Essa orientação levou o grupo a seguir um trabalho continuo de ensaios e de montagem do espetáculo e estreou nesse mesmo ano. Em paralelo, o Grupo recebeu o fomento do Fundo Municipal de Cultura do ano de 2008, com um atraso de alguns meses, mas que o auxiliou na montagem do espetáculo.
No ano de 2010, o Grupo novamente se inscreveu no Projeto Ademar Guerra e recebeu dessa vez a orientação artística de João Júnior, que levou o grupo a vários questionamentos com relação ao último trabalho e auxiliou-o na busca de uma pesquisa teatral que levasse o grupo a montagem de um novo espetáculo.
Em 2011, recebeu Fabiano Lodi como orientador artístico. Este levou o grupo a pesquisar sobre o teatro físico em paralelo a pesquisa que fazia em torno da trajetória heróica. Desse modo, o Grupo artísticamente se “fortaleceu” e com a percepção dessa descoberta, foi em busca de uma montagem que conseguisse ser compatível com aquilo que havia pesquisado.
No ano de 2012 o Grupo completou quatro anos de participação no Projeto Ademar Guerra , e trouxe Paula Ibañez que o ajudou na montagem do espetáculo “ Ao revés do Papel” e teve importância fundamental para nos auxiliar na organização do trabalho de treinamento artístico do Grupo. Ainda nesse ano o grupo  está recebendo o fomento do Fundo Municipal de Cultura do ano de 2011 para a montagem desse novo espetáculo.

Nenhum comentário: