10 setembro 2012

Por Fernando Cruz


O Grupo de Teatro Preto no Branco celebra a estreia de "Ao revés do Papel", após uma longa jornada de estudos dentro do Projeto Nozeróis.
Desde 2010, o Grupo coleciona diversas atividades deste projeto, dentre elas instalações artísticas, intervenções urbanas e muito suor em sala de ensaio com improvisos, leituras e muito tempo dedicado.
E a estreia chegou. É tempo de aproveitar esse novo momento do grupo, amadurecer o espetáculo, conquistar seu público, promover sua turnê, viver esse momento. O movimento artístico se dá, novas ideias se incorporam, novos planos serão traçados e o Nozerois continua seu ciclo feito o "louco", o "herói", o "coringa"...
Fundado em 2001 no Colégio Cecília Meireles, o Grupo segue com suas atividades junto aos alunos até 2006. A partir de 2007, com a saída do Colégio, ganha a cidade e inicia sua fase de Teatro de Grupo. A farsa medieval "Isabela, a Astróloga de Araque, primeiro espetáculo desta fase, abre muitas portas ao grupo na cidade e todo o Estado de São Paulo, firmando o grupo no Projeto de formação artística Ademar Guerra, do Governo do Estado. Junto a Prefeitura, foi selecionado no primeiro edital do Fundo Municipal de Cultura, que financiou a montagem da farsa. Grandes professores trabalharam no grupo anualmente, desde 2009: Marcília Rosário e Reinaldo Santiago, João Junior, Fabiano Lodi e Ana Paula Ibanês. A jornada "Isabela" acabou, dando entrada ao Projeto Nozeróis, mais um projeto aprovado pelo conseguinte Fundo Municipal de Cultura (2011), que nesta quarta feira, dia 12 de Setembro, no Sesc São Carlos, mostra mais um de seus frutos: "Ao revés do Papel".

Nenhum comentário: