19 julho 2014

A volta do pequeno recesso.

O Grupo Preto no Branco retornou suas atividades na última quinta-feira após uma semana de recesso. Na nossa volta tivemos o encontro para os encaminhamentos e o início de trabalho de Workshops propostos por cada integrante nos nossos encontros. Este trabalho se estenderá até o final do mês. Leia abaixo como foi cada dia:


Quarta das Negociações






Na quarta-feira nos reunimos para discutirmos e apontarmos as coisas necessárias em torno dos projetos do grupo, projetos extra grupo e demais atividades que poderão custear os próximos gastos da nossa criação. O papo que tomou toda a tarde foi também um marco de volta com uma grande explanação dos possíveis trabalhos e ideias. 




Quinta: Primeiro Workshop do mês





Na quinta-feira o elenco se reuniu e iniciou o trabalho de Workshop que será conduzido cada dia por um integrante. Quem abriu a série de trabalhos foi a Marcela Pane que trouxe uma leveza do início do encontro até o final. O trabalho de aquecimento e treinamento corporal e vocal foi conduzido até a montagem de um "templo" da nossa criação feito com uma arara com muitas roupas e objetos pendurados. Esse "templo" passou a ser chamado de KAPARAÓ. O trabalho de cena e improviso se deu logo na sequência quando terminamos de montar nosso templo. Enquanto alguns passaram a executar cenas improvisadas atrás dele, de frente outros assistiam. Só era possível ver os pés e vez ou outra as cabeças por cima.  E o foco do trabalho foi justamente essas cenas com os pés mostrando alguma coisa. Deste trabalho de improviso, novas cenas foram surgindo, com relações e proposições de todos que iam revisando e testando as possibilidades dos objetos e roupas que estavam ali pendurados. O trabalho foi finalizado com nosso famoso CCC ( Crises, Críticas e Criações) onde chegamos a várias ideias e apontamentos para nossa criação.




Sexta: Segundo Workshop do mês





Na sexta-feita o Workshop foi conduzido por Ana Garbuio que deu início ao trabalho com um treinamento corporal e vocal que explorava diversas partes do corpo com todas suas possibilidades. A exploração ganhou a dimensão de uma grande dança que ocupou todo o nosso espaço de ensaio. Após a dança, os corpos foram se tornando animais com formas e ações vocais que iam aos poucos se aproximando possibilitando o surgimento de diversos tipos de relações. No final deste trabalho fomos conduzidos para remontar nosso templo Kaparaó. Mais uma vez colocamos objetos e roupas que foram utilizadas na sequência em uma série de improvisos individuais. A ideia era que usássemos tudo o que quiséssemos para propor improvisos com personagens da peça a Sapateira Prodigiosa, ou mesmo possíveis personagens que não aparecem na cena mas que podem ter algum tipo de ligação com os da peça. Deste exercícios diversas figuras apareceram: Uma mulher que veio da cidades das Luzes, Uma Americana que veio estudar o povo brasileiro, A Vizinha grávida do Rutra Junior, O Superego da Sapateira transviado de Sapateiro, O Bicho que a Sapateira alimenta, a Lembrança, A mulher que não dizia o nome mas que falava que ia casar com o Sapateiro, A Henriqueta Gomes, O Sapateiro na sua juventude, dentre outras loucuras cênicas. Todos esses improvisos que permitiram o surgimento de várias figuras nos fez crer que uma das possibilidades é materializá-los em forma de escrita, ou desenhos, para guardarmos e utilizarmos em outras ocasiões da criação... Então, em casa cada um escreverá seus improvisos para termos como mais um material possível. 





Na próxima semana os Workshops continuarão. Nos acompanhem...

KAPARAÓ!




Nenhum comentário: