No mês de outubro no Departamento de Artes da UFSCar ( DAC) aconteceu a Rede de Debates do GEMInIS com o tema Aspectos da Midiatização do Consumo e do sentido de Classe Social na Telenovela: a representação da ''nova classe C", trabalho de mestrado de Rosana Mauro da ECA -USP. Bruno Garbuio e Nádia Stevanato marcaram presença na palestra que trouxe um leque de leituras e bagagens para nossa criação. As novelas Avenida Brasil e Cheias de Charme foram apresentadas e comentadas a partir de leituras de diversos pensadores brasileiros tais como Jessé Souza e Veneza Ronsini, além de um olhar a partir do conceito de Capital Cultural do pensador francês Pierre Bourdieu . A apresentação, que contou com exibições de trechos das novelas citadas, repercutiu em uma discussão acerca do reflexo social, midiatização, meritocracia na telenovela entre outros desdobramentos. Para Bruno, que fez diversas anotações do compartilhamento,"um estudo como esse nos abre uma possibilidade gigantesca na nossa criação".
Para fermentar as ideias e consequentemente as discussões segue abaixo um vídeo do professor Jessé Souza comentando sobre a nova classe média brasileira do ponto de vista social e econômico seguido do vídeo da filosofa Marilena Chauí comentando a classe média do ponto de vista ideológico, como um coletivo que não tem ideia de classe, mas que possui micro-poderes pautados na possibilidade de consumo.
Para ver o vídeo do professor Jessé CLIQUE AQUI
Para ver o vídeo da professora Marilena Chauí CLIQUE AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário